Violência na Contemporaneidade

Violência na Contemporaneidade

Revisão Violência na Contemporaneidade

Imagem de perfil user: Bruna Lucas
Bruna Lucas
1

Qual das alternativas abaixo melhor define o conceito de violência?

Ação ética e consciente, fundamentada no respeito à subjetividade do outro.
Qualquer ação que restrinja a liberdade individual e desrespeite a dignidade humana. A negação da subjetividade do outro, quando se reduz o outro a um objeto
Ato de força que coage, constrói e respeita a liberdade individual.
2

Não se manifesta fisicamente, mas através de símbolos, ideias e representações sociais. É uma forma de dominação sutil, que naturaliza e legitima as desigualdades sociais. Usa o sentido e o convencimento, incide sobre o valor e a subjetividade, e muitas vezes faz sentido para a vítima. Qual tipo de violência é descrito no texto?

Violência Física
Violência Simbólica
Como não se manifesta fisicamente, não há violência.
3

Qual das alternativas abaixo melhor define o conceito de "hierarquia"?

Uma estrutura social verticalizada, com relações de poder desiguais e marcadas por privilégios, onde alguns indivíduos exercem autoridade sobre outros.
Um sistema de organização social baseado na igualdade e na cooperação.
Uma estrutura social onde as relações de poder são horizontais e democráticas.
4

Qual das seguintes práticas é um exemplo de como as diferenças são transformadas em desigualdades na sociedade brasileira?

A criação de leis que garantem a igualdade de oportunidades para todos.
A crença de que as mulheres são mais emocionais e devem se dedicar aos afazeres domésticos.
A promoção da igualdade de gênero e a valorização da diversidade.
5

Qual das alternativas abaixo melhor explica a relação de escravismo e trabalho doméstico no Brasil?

A relação de escravismo e trabalho doméstico no Brasil, não se limita a questões salariais ou de qualificação profissional. Ela é resultado de uma estrutura social complexa, construída ao longo da história, que perpetua desigualdades raciais e de gênero, utiliza símbolos como marcadores de um lugar social e a reproduz relações de poder.
A falta de qualificação profissional das empregadas domésticas.
A baixa remuneração oferecida para o trabalho doméstico.
6

Qual o impacto dos Micropoderes Despóticos na violência brasileira?

O despotismo diminui a violência brasileira, pois o autoritarismo arbitrário produz ordem
O despotismo que alicerça a violência brasileira mostra uma sociedade que opera com o encolhimento do espaço público (da lei e dos direitos) e o alargamento do espaço privado (da vontade arbitrária). Estruturada a partir das relações familiares da classe dominante.O micropoder despótico, presente em pequenos atos de autoritarismo do cotidiano, são os “pequenos tiranos”, que transforma os outros como inferiores, comprime a esfera pública e amplia a esfera privada, submetendo o interesse coletivo aos interesses individuais.
O despotismo que alicerça a violência brasileira mostra uma sociedade que opera com o encolhimento do espaço público (da lei e dos direitos) e o alargamento do espaço privado (da vontade arbitrária). Estruturada a partir das relações familiares da classe dominante.O micropoder despótico, presente em pequenos atos de autoritarismo do cotidiano, são os “pequenos tiranos”, que transforma os outros como inferiores, comprime a esfera privada e amplia a esfera publica, submetendo o interesse coletivo aos interesses individuais.
7

Prática que consiste na utilização de privilégios, status social ou relações de poder para obter vantagens ou benefícios, na plena convicção de que estão acima das leis, refletindo uma hierarquização social marcada pela desigualdade e pelo autoritarismo, se refere a qual fenômeno ?

RACISMO ESTRUTURAL
SIGNOS DE PODER
CULTURA DA CARTEIRADA
8

O que caracteriza uma sociedade Racista?

uma sociedade que tende a racializar as pessoas e tende a coloca-las em lugares específicos a depender do seu lugar racial, e atribui valor positivo ou negativo conforme este lugar racial.
uma sociedade que tende a racializar as pessoas e tende a coloca-las em lugares específicos a depender do seu lugar racial, mas não atribui valor conforme seu lugar racial
uma sociedade que tende a racializar as pessoas e tende a coloca-las em lugares específicos a depender do seu lugar racial, e atribui valor positivo ou negativo conforme seu gênero.
9

O juízo baseado em estereótipos acerca de indivíduos que pertençam a um determinado grupo, e que pode ou não resultar em práticas discriminatórias, é denominado como?

Discriminação
Preconceito
Racismo
10

A atribuição de tratamento diferenciado (desvantajoso), é denominado?

Discriminação
Preconceito
Racismo
11

A violência que uma pessoa inflige a si mesma, é denominada ?

Violência coletiva
Violência interpessoal
Violência autodirigida ou auto-infligida
12

A violência infligida de um individuo contra outro é definida como Violência interpessoal, ela se divide em:

Apenas Coletiva, cometida com o fim de realizar um plano específico de ação social. Ex. Crimes de ódio, praticados por grupos organizados, atos terrorista. Ex. Racismo Estrutural.
Comportamento suicida. Conjunto de ações autodestrutivas, conscientes ou inconsciente, que pode resultar ou não em suicídio. Ideação, ameaça, concreção e tentativa. 2) Auto-lesão. Toda auto-punição, se refere a tudo que provoca dor. Reduzir o sofrimento interno, materializando o sofrimento em dor física, não tem necessariamente relação com comportamento suicida, mas quando não cuidada pode se tornar comportamento suicida
1) violência Intrafamiliar, ocorre entre membros da família ou entre parceiros íntimos, que ocorre usualmente nos lares. Possui relação de intimidade 2) Violência Comunitária, ocorre entre indivíduos sem relação pessoal, que podem ou não se conhecerem. Geralmente ocorre fora dos lares.
13

Agressões verbais ou gestuais com o objetivo de aterrorizar, rejeitar, humilhar a vítima, restringir-lhe a liberdade ou, ainda, isolá-la do convívio social. Indica também a rejeição de pessoas, na inter-relação, caracteriza qual Natureza dos atos violentos?

Física
Negligência, privação, abandono
Psicológica / Moral
14

Toda prática não consentida, onde o outro é reduzido a condição de coisa/objeto sexual ou libidinoso, com o objetivo de satisfazer seu desejo sexual, caracteriza qual Natureza dos atos violentos?

Violência Sexual
Estupro
Importunação Sexual
15

Violência familiar é esta violência que ocorre no interior da família, e que se caracteriza pela perda da função protetiva, e passa a basear suas relações na opressão, por este motivo é difícil a prevenção, pois a violência torna-se naturalizada. Quais são as Características de uma família patriarcal?

No modelo de família patriarcal, não ha relação de propriedade, onde todos aqueles que estão abaixo do patriarca, tornam-se sua propriedade. Neste modelo p patriarca não exerce poder sobre os membros da família
No modelo de família patriarcal, há uma relação de propriedade, onde todos aqueles que estão abaixo do patriarca, tornam-se sua propriedade. Neste modelo é concedido ao patriarca poder e vida e morte sobre seus membros. Há hierarquia: No topo esta o patriarca, no que diz respeito a um lugar patriarcal, não necessariamente um homem, mas tem um superior e um inferior Mando e Obediência: Um superior que manda e quem esta abaixo obedece. Redução das diferenças em desigualdade: Sobretudo desigualdade d gênero e etária (idade)
No modelo de família patriarcal, há uma relação de propriedade, onde todos aqueles que estão abaixo do patriarca, tornam-se sua propriedade. Neste modelo é concedido ao patriarca poder e vida e morte sobre seus membros. Há hierarquia: No topo esta o patriarca, no que diz respeito a um lugar patriarcal, de ter necessariamente um homem, mas tem um superior e um inferior Mando e Obediência: Um superior que manda e quem esta abaixo obedece. Redução das diferenças em desigualdade: Sobretudo desigualdade de gênero e etária (idade)
16

A família patriarcal se caracteriza por papéis rígidos: a mulher submissa, o homem provedor e os filhos obedientes. Qual é o principal gatilho para o aumento da violência dentro de uma família patriarcal ?

A falta de comunicação e diálogo entre os membros da família.
Quando os papéis se fragilizam. Nesta situação, há um aumento de tensão, quando os papéis são relativizados, o conflito tem um agravamento com o aumento da tensão, e se converte em confronto, que pode ser elaborado através do diálogo, evitado, ou partir para a violência
A ausência de uma figura de autoridade dentro do lar.
17

Segundo o fundamento da violência brasileira, qual a característica marcante da sociedade?

A valorização da democracia e da participação cidadã.
O predomínio do espaço privado sobre o público e a hierarquia familiar.
A prevalência do espaço público sobre o privado.
18

Qual das seguintes alternativas melhor define o conceito de adultocentrismo?

É uma prática que valoriza a experiência e o conhecimento dos adultos, garantindo que decisões importantes sejam tomadas por pessoas mais maduras.
Negação das características, do tempo, e do ritmo da criança
É uma forma de discriminação que coloca adultos e crianças em posições de igualdade, promovendo a participação de todos nas decisões que os afetam.
19

Sobre os impactos da violência de gênero nos homens, qual a alternativa correta:

A violência de gênero também afeta os homens, através de padrões de masculinidade tóxica que os impedem de expressar suas emoções e buscar ajuda.
A violência de gênero afeta apenas mulheres, pois são elas as principais vítimas de agressões físicas e psicológicas.
A violência de gênero não afeta os homens, pois eles ocupam posições de poder na sociedade e são protegidos por essa estrutur
20

Qual das seguintes alternativas melhor define o conceito de "economia psíquica da violência?

Uma estratégia mental utilizada por indivíduos para lidar com situações de estresse e ansiedade de forma saudável.
Um mecanismo psicológico que busca a resolução de conflitos através da comunicação assertiva e do diálogo.
Uma tentativa mal adaptada de encontrar um equilíbrio emocional, utilizando a violência como um recurso para lidar com frustrações e angústias.
21

Qual a principal característica da violência de gênero contra as mulheres?

A violência contra a mulher ocorre devido à fragilidade física das mulheres, tornando-as alvos mais fáceis.
A violência contra a mulher é um fenômeno aleatório, sem relação com questões de gênero ou poder.
A violência contra a mulher está intrinsecamente ligada às desigualdades de gênero e às relações de poder estabelecidas na sociedade. Violência Contra Mulher, é a violência que incide sobre a mulher, pelo fato dela ser mulher.
22

Qual a principal motivação por trás dos atos de violência de gênero?

A violência se da sobre tudo, pela fragilização e descumprimento dos papeis de gênero.
A vítima provocar o agressor de diversas formas.
A violência se da sobre tudo, pela fragilização da pessoa transsexual.
23

Qual a principal limitação de uma abordagem terapêutica que reduz o indivíduo a um único papel, como o de agressor?

Essa abordagem ignora a complexidade da pessoa, e a construção integral do sujeito, não considera sua historicidade, e pode dificultar a construção de uma relação terapêutica de confiança
Essa abordagem é a mais eficaz para promover mudanças comportamentais a longo prazo.
Essa abordagem permite uma rápida identificação das causas da violência e, consequentemente, uma intervenção mais precisa.
24

Essa fase de calma e afeto faz parte do ciclo da violência. Após um episódio de agressão, o agressor busca a reconciliação, prometendo mudanças que raramente se concretizam. Essa dinâmica permite que o ciclo se repita. A qual fase do ciclo de violência o texto se refere?

1ª Fase - Aumento da tensão
2ª Fase - O incidente agudo da violência
3ª Fase: Apaziguamento/Iua-de-mel
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.