Vigiar e Punir - Quiz
Vigiar e punir: nascimento da prisão (em francês: Surveiller et Punir: Naissance de la prison) é um livro do filósofo francês Michel Foucault, publicado originalmente em 1975 e tido como uma obra que alterou o modo de pensar e fazer política social no mundo ocidental. Só foi publicado no Brasil traduzido em 1987. Quiz feito pelo 3 ano B do Hamilton Lopes. Turma: Álvaro, Ana Clara, Ana Maria, Arlindo Miguel, Iury, João Pedro, Marcus Vínicius, Diego e Wallace.
0
0
0
1
Quantos capítulos tem o livro Vigiar e Punir de Michel Foucault?
2 capítulos, sendo esses: Vigiar e Punir.
4 capítulos, sendo esses: Suplício,Punição, Disciplina e Prisão.
3 capítulos, sendo esses: Suplício, Punição e Prisão.
2
(PUC-PR 2008) A partir do livro Vigiar e Punir, de Michel Foucault, considere as seguintes afirmações a respeito da disciplina: I. Ela é exercida de diferentes formas e tem como finalidade única a habilidade do corpo. II. Ela pode ser entendida como a estratégia empregada para o controle minucioso das operações do corpo, sendo seu efeito maior a constituição de um indivíduo dócil e útil. III. Ela se constitui também pelo controle do horário de execução de atividades, em que o tempo medido e pago deve ser sem defeito e, em seu transcurso, o corpo deve ficar aplicado a seu exercício. De acordo com as afirmações acima, podemos dizer que:
Apenas a afirmação III está correta.
As alternativas II e III estão corretas.
Apenas a afirmação II está correta.
Todas as afirmações estão corretas.
3
A expressão microfísica do poder, cunhada pelo filósofo Michel Foucault, designa:
o aparato de pompa envolvido no espetáculo das punições durante o Antigo Regime.
as mudanças de regime político nos períodos revolucionários.
uma rede de dispositivos ou mecanismos de poder que se disseminam por toda a estrutura social.
a forma repressiva da dominação capitalista.
4
A respeito das concepções de Foucault sobre as práticas de poder, analise as afirmativas a seguir. I. A sociedade civil tornou-se alvo de intervenção governamental permanente, que tem como objetivo restringir as liberdades e massificar as individualidades. II. O movimento de higienização da cidade, da população e dos corpos tem, como pretexto, a noção de defesa da sociedade. III. O racismo biológico surgiu por meio de uma nova arte de governo que marcou a modernidade, distinta das práticas das sociedades tradicionais, que demonstravam sua força na exibição dos suplícios. Está correto o que se afirma em
III, somente.
II e III, somente.
I, II e III.
5
No campo da assistência social, podemos nos deparar com o emprego de categorias rígidas de classificação de sujeitos tipificados como criminosos, drogados, vagabundos, etc. Em face de tais classificações, cabe lançar mão do pensamento crítico de Foucault, segundo o qual a subjetividade:
possui uma substância idêntica a si mesma, independente do mundo sensível.
está situada de forma absoluta no centro do sistema de conhecimento.
se articula no intervalo da cadeia dos significantes, portanto, ligada ao campo da linguagem.
é efeito de práticas de poder que se agenciam de forma periférica e capilar.
6
Segundo Michel Foucault, a prisão não objetiva apenas corrigir indivíduos, mas, principalmente, fabricar a delinquência, ou seja, forjar o “sujeito delinquente”. Para Foucault, a prisão como aparato punitivo é um dos símbolos do poder:
soberano.
biopolítico.
disciplinar.
7
Quais eram as táticas penais de exercer poder sobre o indivíduo criminoso?
Difamar, Retaliar, Escravizar, Excluir, Compensar(o criminoso deve ressarcir o dano que causou) , Marcar, Encarcerar e Torturar.
Escravizar, Excluir e Marcar.
Difamar, Retaliar, Escravizar, Excluir, Compensar(o criminoso deve ressarcir o dano que causou) , Marcar e Encarcerar.
8
O que é a cela da prisão no Livro Vigiar e Punir?
Ferramenta de aprisionamento cruel.
Lugar de tortura.
Máquina de modificar espíritos.