VESTIBULINHO DA ETEC - 2
Culminância da eletiva - VETEC - Vestibulandos da ETEC
0
0
0
1
Questão 11 – 1º Semestre – 2014 1) O Vale dos Vinhedos, localizado na Serra Gaúcha, representa o legado histórico, cultural e gastronômico deixado pelos imigrantes italianos que chegaram à região em 1875 e, hoje, está em perfeita harmonia com as modernas tecnologias para produção de uva e vinhos finos, possuindo infraestrutura turística de alta qualidade. Na obtenção do vinho, o açúcar da uva é transformado em etanol (o álcool presente no vinho) e em gás carbônico, conforme a reação representada pela equação: C6H12O6 → 2 C2H5OH + 2 CO2
um processo físico.
dois reagentes.
três substâncias compostas.
cinco substâncias simples
cinco substâncias
2
Questão 48 - 2° Semestre - 2013 2) Uma organização internacional de ajuda humanitária é formada apenas por mulheres, sendo 20 brasileiras e 16 não brasileiras. Após a formação de uma comissão para organizar uma festa beneficente, percebeu-se que a comissão era composta por dois quintos do total das brasileiras e por um quarto do total das não brasileiras. Assim sendo, o número de integrantes da comissão era:
12.
6.
8.
10.
16.
3
Questão 07 - 2º Semestre - 2022 Cada dia é uma chance pra ser melhor que ontem O sol prova isso quando cruza o horizonte Vira fonte que aquece, ilumina Faz igualzinho o olhar da minha menina Outra vez, a esperança na mochila eu ponho Quanto tempo a gente ainda tem pra realizar o nosso sonho? Não posso me perder não Vários trocou sorriso por dim*, hoje tão vagando nas multidão [...] Eles não pode me enxergar, quem dirá me entender Eu sei que cada orixá vai me proteger Porque minhas rima são oração de coração Homenagem a quem volta cansado dentro dos busão Então, sucesso na missão, parceiro, É ter paz quando pôr a cabeça no travesseiro Conseguir manter quem te faz bem perto Parabéns, mamãe, seu projeto de homem feliz deu certo [...] Deixar o sofrimento lá atrás é quente Cê quer saber o sentido da vida? Pra frente Tô com a paciência de quem junta latinha Focado no que tenho, não no que vou ter ou tinha Começa outro dia, o trem se desprende, vai Cheio de gente que deixou a alegria em stand by** Com a essência da rua, no espírito amordaçado Quando eles perceber o poder que têm, cuidado! 3) Sobre a passagem “Tô com a paciência de quem junta latinha / Focado no que tenho, não no que vou ter ou tinha”, é correto afirmar que o eu lírico
está, apesar das condições sociais, paciente e procura se manter centrado no presente vivenciando cada dia
isoladamente.
sente-se dividido entre o passado, marcado pela culpa, e o futuro, marcado pelo medo e pelas incertezas.
encontra-se inquieto diante de suas condições sociais, revendo o passado para não errar no futuro, mas ignorando
o presente.
recorre à coleta de materiais recicláveis como metáfora para a imprudência de vivenciar apenas o presente,
sem se preocupar com o futuro.
permanece, durante o seu trabalho, concentrado na realização de suas tarefas para evitar relembrar suas
experiências passadas.
4
Questão 36 -1º Semestre - 2019 No munícipio de São Paulo, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 12 milhões de habitantes e, segundo o Repositório de Dados Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no mesmo município, existem 9 milhões de eleitores registrados. Nessas condições, pode-se afirmar que, no munícipio de São Paulo, para cada 3 eleitores registrados, existem:
75 habitantes.
40 habitantes.
30 habitantes.
4 habitantes.
3 habitantes.
5
Questão 18 - 1º Semestre - 2019 Observe a frase: Povos indígenas e comunidades tradicionais mantêm por conta própria, por gosto e tradição, as variedades em cultivo e observam as novidades. 5) Assinale a alternativa em que a frase apresentada foi reescrita preservando o sentido original.
Como mantiveram as variedades em cultivo e observaram aleatoriamente as novidades, povos indígenas e
comunidades tradicionais preservaram gostos e tradições por conta própria.
As variedades em cultivo mantêm povos indígenas isolados das comunidades tradicionais, pois observam as
novidades e mantêm os gostos e as tradições próprios.
Por conta própria, uma vez que queriam e era tradicional, as variedades em cultivo eram observadas como
novidades pelos povos indígenas e pelas comunidades tradicionais.
As novidades objetivas, por conta própria e a gosto dos povos indígenas e das comunidades tradicionais, superam o
cultivo das variedades apreciadas.
Devido ao gosto e à tradição, não só as variedades em cultivo são preservadas pelos povos indígenas e
pelas comunidades tradicionais por conta própria, como também novidades são observadas.