Vamos testar seus conhecimentos?
Após a leitura do código de ética dos profissionais da propaganda, responda abaixo, CERTO OU ERRADO.
0
0
0
1
AGÊNCIA DE PROPAGANDA é a firma organizada para exercer as funções definidas pela ABAP e que realiza a propaganda para o cliente e PROMOVE OS NEGÓCIOS para os veículos de propaganda, que a reconhecem como tal e a ela pagam comissão.
ERRADO
CERTO
2
O ANUNCIANTE, também chamado PUBLICITÁRIO, é a entidade, firma, sociedade ou indivíduo que utiliza a propaganda.
CERTO
ERRADO
3
REPRESENTANTES de veículos são organizações especializadas ou indivíduos que tratam dos interesses dos seus representados, em geral sediados em outras praças, dos quais NÃO POSSUEM O DIREITO DE RECEBER remuneração e pois são eles que contratam propaganda
ERRADO
CERTO
4
Corretor é o indivíduo registrado no veículo onde funciona como intermediário da publicidade remunerada, estando sujeito à disciplina e à hierarquia do veículo. HOJE EM DIA ESTE PROFISSIONAL NÃO EXISTE MAIS!
ERRADO
CERTO
5
Comissão é a retribuição, pelos veículos, do trabalho profissional, devida exclusivamente às agências e aos corretores de propaganda. A comissão destina-se à manutenção das agências e dos corretores de propaganda e NÃO PODERÁ SER TRANSFERIDA AOS ANUNCIANTES.
CERTO
ERRADO
6
A tabela de preços dos veículos é PÚBLICA E IGUAL PARA TODOS OS COMPRADORES, dentro de iguais condições, incumbindo ao veículo observá-la e fazê-la observada por todos os seus agentes ou prepostos, cujo reconhecimento como tal poderá ser cancelado por infração deste dispositivo
CERTO
ERRADO
7
Os veículos NÃO DEVEM FAZER O FATURAMENTO em nome dos anunciantes, E SIM EM NOME DA AGÊNCIA POIS as notas SÃO ENVIADAS às agências, por eles responsáveis para cobrança.
ERRADO
CERTO
8
Com o objetivo de incentivar a produção de ideias novas, de que tanto necessita a propaganda, presume-se sempre que a ideia pertence à empresa criadora e NÃO PODE SER EXPLORADA SEM QUE ESTA DELA SE BENEFICIE.
ERRADO
CERTO
9
É CORRETO deturpar ou apresentar de maneira capciosa elementos de PESQUISA OU ESTATÍSTICAS. Recomenda-se também que, sempre que tais dados sejam utilizados como elemento fundamental de persuasão, mencione-se sua fonte de origem.
ERRADO
CERTO
10
É comum na publicidade utilizar uma ideia já exixistente sem que seja considerado um plágio ou a simples imitação de outra propaganda, desta FORMA NÃO É UMA PRÁTICA condenada e vedada ao profissional.
ERRADO
CERTO
11
O profissional de propaganda respeita as campanhas de seus competidores, procurando jamais destruí-las por atos ou impedir a sua divulgação. Nos textos que usa, exalta as vantagens de seus temas, sem que isso envolva críticas ou ataques diretos ao competidor.
ERRADO
CERTO
12
A propaganda é sempre ostensiva. A mistificação e o engodo que, escondendo a propaganda, decepcionam e confundem o público são expressamente habituais e comumente utilizada pelos profissionais de propaganda.
errado
certo
13
É taxativamente considerada imoral a alegação do volume de verbas de propaganda a fim de obter mudança de atitudes dos veículos, influenciar decisões ou conseguir vantagens não obtidas por outrem em igualdade de condições
errado
certo
14
O profissional de propaganda que trabalha para uma determinada entidade pode emprestar sua colaboração a outra empresa que, por vezes, está competindo com aquela que lhe paga o salário e lhe enseja, é a oportunidade de progredir na profissão.
certo
errado
15
É imoral a utilização de ideias, planos ou material de uma agência de propaganda por parte do cliente que porventura dela venha a se desligar, quer tal utilização seja feita diretamente ou por intermédio de terceiros, sem consentimento prévio da agência criadora.
errado
certo