1
Qual foi o objetivo da criação na nota fiscal eletrônica? O projeto se justificou pela urgência em investimento público direcionado à integração do processo de controle fiscal, o que permite, segundo a Receita Federal do Brasil (2021): Aprimoramento do intercâmbio e compartilhamento da informação entre os Fiscos Diminuição dos custos e impedimentos burocráticos, possibilitando que as obrigações sejam atendidas, assim como o pagamento de impostos e contribuições Consolidação do monitoramento e da fiscalização
Certo
Errado
2
O que representa na nota fiscal? Representa um documento legal que comprova a operação de uma mercadoria entre clientes e fornecedores.
Certo
Errado
3
Quando falamos em cadastro de clientes e fornecedores: Um bom cadastro de clientes e fornecedores possibilita maior controle da parte fiscal da empresa, assim como pode ajudar no gerenciamento da parte financeira também (entradas e saídas de valores) e dos demais fatos contábeis que impactam a situação patrimonial de qualquer negócio.
Errado
Certo
4
Quando falamos em coleta de dados de clientes e fornecedores: Quando se trata de coletar dados de clientes e fornecedores, é essencial atentar para algumas orientações, as quais ajudarão na análise cadastral futura e para manter a boa organização do banco de dados como um todo.
Certo
Errado
5
Quando falamos em coleta de dados de clientes e fornecedores: Quando se trata de coletar dados de clientes e fornecedores, não é essencial atentar para algumas orientações, as quais ajudarão na análise cadastral futura e para manter a boa organização do banco de dados como um todo.
Certo
Errado
6
Sobre os principais pontos de atenção no processo de coleta, podemos dizer que na padronização: Procure sempre manter algum tipo de padrão no processo de inserção de dados no sistema ou para a busca de informações também. Com relação ao software, o que poderá prejudicar esse padrão é qualidade do produto (software) adquirido. No caso de um software mais simples, é bem provável que você não encontre falta de padrão como do tipo RS, Rio Grande do Sul, Rs, por exemplo. Isso criará dificuldades para encontrar informações no próprio sistema e para traduzir relatórios, sem contar que pode gerar os registros financeiro e fiscal incorretamente.
Errado
Certo
7
Tratando-se de operações com notas fiscais (compra, venda, revenda, remessas, devolução, transferência), podemos afirmar: Entender como funciona o sistema tributário brasileiro é bem fácil, ainda mais quando existem tantos tipos de notas fiscais que podem ser geradas. Nesse contexto, o profissional de contabilidade é o responsável por estudar a fundo esse cenário a fim de expor claramente para seus clientes como as operações com notas fiscais são importantes para otimizar tempo, reduzir custos e evitar multas por sonegação de impostos. Qualquer erro (intencional ou não) ocasionará retrabalho no processo operacional de rotinas fiscais e, por consequência, desperdício de recursos, podendo gerar multas também.
Certo
Errado
8
Ao falarmos sobre o lucro presumido: O lucro presumido é mais uma das maneiras de designar a forma de apurar o lucro para fins de aplicação das normas tributárias para cálculo do IRPJ e da CSLL. Para fins de cálculo desses tributos, a pessoa jurídica poderá, independentemente de sua contabilidade comercial, presumir o lucro obtido no período, mediante a aplicação de um percentual sobre o seu faturamento. A opção de apurar o lucro pelo método de lucro presumido não é permitida para todas as pessoas jurídicas. Algumas empresas, por força de lei, estão obrigadas a apurar seu lucro com base no lucro real. Para todas as demais, o lucro presumido é opcional, desde que obedecida a Lei n.º 9.718/1998, principalmente o seu artigo 13
Certo
Errado
9
Quanto ao tributos federais: A esfera tributária é a que contempla uma abrangência maior com relação à cobrança de tributos. Para todo o cálculo de tributo existe uma alíquota específica que é aplicada, e essas alíquotas são variáveis, pois são diferentes de acordo, por exemplo, com tipo de produto, tipo de contribuinte, entre outros. O cálculo da carga tributária muitas vezes pode parecer elevado demais, no entanto, o valor é calculado atendendo ao que define a legislação.
Errado
Certo
10
Explicando o SPED Fiscal: O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) foi proposto pela Lei n.º 9.989/2000, mas foi instituído pelo Decreto n.º 6.022, de 22 de janeiro de 2007, após avanços do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Esse sistema trouxe facilidade para o cumprimento de algumas exigências, agilizando a coleta dos dados fiscais das empresas. É uma solução tecnológica que o governo criou para fiscalizar e monitorar mais rápida e eficazmente as empresas. O sistema é composto por vários módulos que deverão ser utilizados de acordo com o setor da empresa. Relembre agora quais são os módulos que fazem parte do SPED.
Certo
Errado