>>>>Umbanda<<<<
A primeira vez no Terreiro de Umbanda costuma ser algo inesquecível para a maioria, principalmente se a pessoa nunca tinha ouvido falar sobre a religião antes.
0
0
0
1
Roupas e sapatos
Roupas curtas, muito justas, transparentes e decotadas são permitidas na Umbanda
Roupas curtas, muito justas, transparentes e decotadas não condizem com o ambiente.
2
Ao chegar no Terreiro
É preciso ser convidado para chegar ao terreiro
Em geral os Terreiros organizam os atendimentos por ordem de chegada e muitos utilizam senhas.
3
Postura dentro do Terreiro
Este local não acomoda conversas paralelas, vícios, comércio, futilidades, brincadeiras, fofocas e qualquer que seja o rumo que desvirtue do objetivo da Gira: o encontro com o divino e sua manifestação na Umbanda por meio da incorporação mediúnica de Guias e Orixás.
Mesmo comportamento que os católicos guardam quando frequentam os cultos: silêncio, oração e respeito aos demais.
4
Defumação e Marafo
Na sua primeira vez no Terreiro de Umbanda você notará que, antes de começar a celebração (mais conhecida como Gira), a Casa será defumada. A defumação é a queima de ervas secas ou frescas feita em recipiente próprio para este fim e servirá para diluir as energias ruins que as pessoas possam ter trazido da rua junto consigo.
O marafo (água) que é jogado na frente da Casa tem função semelhante e serve para livrar o Terreiro contra espíritos mal intencionados, que estão sempre por aí.
5
Espaço do Congá
Nesse espaço do templo que os Deuses espirituais (através dos médiuns) estarão trabalhando e aplicando os passes (bençãos) nos consulentes, formando uma corrente mediúnica junto a todos os presentes.
O solo sagrado é um local (geralmente demarcado), separado por uma corrente ou portão baixo onde estarão o Pai ou Mãe de Santo, a curimba (conjunto de músicos com atabaques), os médiuns, os cambones, o congá (altar) e em alguns templos uma fonte com água entre outros objetos.