TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA
Quizz relacionado ao romance triste fim de Policarpo quaresma
0
0
0
1
Policarpo é um nacionalista exaltado que deseja integrar a cultura dos povos originários ainda mais no Brasil, acima das influencias europeias que o país sofreu. Qual idioma ele gostaria que fosse definido como língua oficial do Brasil?
Taba
Tapera
Maloca
Tupi-guarani
2
A história de Policarpo se passa em 1893, ano em que a marinha se rebela contra o presidente da época, querendo derrubar o governo. Tal evento foi chamado de:
Revolta da Vacina
Revolta da chibata
Revolta da Armada
Revolta Paulista de 1924
3
Quem era o presidente contra o qual a marinha se rebelou?
Fernando Peixoto, cujo governo foi marcado pelo autoritarismo, manifestado na repressão contra seus opositores e críticos.
Floriano Peixoto, um militar nacionalista de alto escalão que apoiava os ideais de Quaresma, e que por isso acabou sendo alvo dos marinheiros revoltosos.
ZÉ DA MANDA
Floriano Peixoto, um militar cujo governo foi marcado pela repressão dos opositores e pelo autoritarismo.
4
Na mesma época ocorreu outro evento histórico, no Rio Grande do Sul, que durou até 1895, na qual o grupo de federalistas enfrenta os republicanos, que contavam com o apoio federal e que acabaram vencendo. Esse evento foi chamada de:
Revolução Federalista
Revolta Federal
Revolução Republicana
Revolução Francesa
5
A obra faz diversas referencias à Guerra do Paraguai (1864-1870), na qual a Tríplice Aliança, apoiada pela Inglaterra, combate o Paraguai, cujo desenvolvimento econômico ameaçava os países vizinhos. Quais países pertenciam a Tríplice Aliança?
Brasil, Argentina e Uruguai
Paraguai, Inglaterra e Brasil
Brasil, Inglaterra e Argentina
Brasil, Argentina e Perú
6
Durante a leitura, fica claro como o protagonista valoriza a cultura Brasileira, chegando a ficar irritado com um conhecido que diz que seu maior desejo é conhecer a Europa, chegando a dizer que o Brasil não tem nada de bom quando Quaresma o contradiz. Esse colega é o que chamamos hoje de "colonizado", ou seja, uma pessoa que valoriza mais as culturas externas ao nosso país. Por outro lado, o nacionalismo de Quaresma é fanático, pois:
ele acha que tudo no Brasil é melhor do que em qualquer outro lugar do mundo.
ele acredita que existe uma dívida intrínseca ao povo brasileiro, que é responsável por compensar todo o sofrimento causado aos povos originários.
Ele acredita que tudo vai ficar normal e será do jeito que ele sempre pensou
ele tinha problemas mentais, e por isso internado em um hospício.
7
Vamos olhar para as mulheres que aparecem nesta história. Adelaide vai de um lado para o outro com se Irmão por que já se acostumou com isso e porque nunca se casou. Ismênia enlouquece e morre porque o noivo vai embora e ela se acha incapaz de arranjar outro. O que tinham em comum e em que eram diferentes as mulheres que trabalhavam e as que não trabalhavam?
Elas tinham que ficar esperando as ordens do esposo
Elas trabalhavam dentro e fora de suas casas.
as mulheres ficavam como elas queriam.
as mulheres tinham a função de cuidar dos serviços domésticos e da criação dos filhos.
8
A história narrada em Triste fim de Policarpo Quaresma se passa no momento de implantação do regime republicano no Brasil. Seu personagem principal, o Major Quaresma, defende alguns projetos de reforma, um deles relatado no trecho citado. A justificativa do personagem para a adoção do tupi-guarani como língua oficial brasileira baseia-se na associação entre nacionalidade e a ideia de:
Defesa da diversidade racial
Valorização da cultura local
Independência da população autóctone
Preservação da identidade territorial