1
Por qual motivo foi criado o Tratado de Tordesilhas?
Pela busca de novas terras gerou uma briga entre os espanhóis e os portugueses sendo tratado uma maneira de resolver o conflito
Uma maneira de dividir as especiarias entre os países
Um jeito de comercializar os escravos
2
Quais foram os termos do tratado?
Todo nível de fortuna deveria ser dividido igualmente entre os 2 reis.
Todos os escravos eram divididos na matade para cada.
As terras descobertas a oeste da linha pertenceriam à Espanha e as que estivessem a leste. Aos portugueses Índia e o caso do Brasil, ela ficava sobre a região de Belém do Pará e ia até Laguna, em Santa Catarina.
3
Sobre o Tratado de Tordesilhas é correto afirmar que:
Foi assinado sob protestos generalizados dos reinos europeus, particularmente do Império Germânico, que propôs a intervenção da Igreja Luterana.
Assegurou o monopólio português sobre as duas margens do Atlântico sul, na medida em que incorporou ao “Império português” as terras a oeste – o “Brasil”, de que os lusitanos tomariam posse seis anos depois.
Teve o propósito de pacificar as relações entre Espanha e Portugal, já que a primeira insistia em participar da rota africana – o “périplo africano” – para as Índias.
4
O tratado visava:
Impor a reserva de mercado metropolitano espanhol, por meio da criação de um sistema de monopólio que atingia todas as riquezas coloniais.
Estimular a consolidação do reino português, por meio da exploração das especiarias africanas e da formação do exército nacional.
Demarcar os direitos de exploração dos países ibéricos, tendo como elemento propulsor o desenvolvimento da expansão comercial marítima.
5
Escolha a afirmativa certa:
Foi elaborado segundo os mais modernos conhecimentos cartográficos, baseados nas teorias do geógrafo e astrônomo grego Ptolomeu.
Foi respeitado pelos portugueses até o século XVIII, quando novas negociações resultaram no Tratado de Madri.
Nasceu de uma atitude inovadora na época: a de resolver problemas políticos entre nações concorrentes pela via diplomática.