Relevo e Hidrografia
É hora de testar seus conhecimentos sobre o assunto!
0
0
0
1
MARQUE a alternativa correta:
Os planaltos são formas de relevo irregulares e com altitudes variadas, mas geralmente, são mais altas que as formas de relevo ao seu redor.
Montanhas são superfícies irregulares nas quais a erosão é maior que a depressão.
Depressões são formas de relevo geralmente planas e que geralmente estão no nível do mar.
Planícies são superfícies planas nas quais a erosão é maior que a deposição de materiais
e localizam-se em regiões de altas altitudes.
2
Observe a imagem retratada na foto e responda: Essa imagem é naturalmente tipica de:
regiões de planície, por terem altas altitudes e apresentarem rios,
depressões absolutas, porque nessas regiões a pressão atmosférica é maior e resulta em uma ausência de coesão na organização das paisagens.
regiões de planalto, pois se manifesta em superfícies onduladas.
regiões de planície, por ser plana e estar relativamente no mesmo nível do mar.
3
As formas de relevo apresentam grande variação de altitude. Para determinar a altitude, usamos como referência:
o nível do mar.
o nível da Terra.
O nível do relevo mais baixo.
4
São áreas mais baixas que as unidades de relevo que estão ao seu redor ou estão abaixo do nível do mar:
Planaltos
Planícies
Depressões
Montanhas
5
São as maiores elevações da superfície terrestre.O conjunto dessas elevações pode ser denominado serra ou cordilheira:
Planaltos
Planícies
Depressões
Montanhas
6
São superfícies mais ou menos planas. Diferente-mente dos planaltos, nelas predomina o processo de acumulação de sedimentos (sedimentação). Há tipos diferentes, como as fluviais (cortadas por grandes rios) e as litorâneas (próximas ao litoral):
Planícies
Depressões
Montanhas
Planaltos
7
Os rios podem se formar através das chuvas, neves ou de uma fonte subterrânea. A nascente, a foz, leito e margens compõem um rio. ASSOCIE corretamente as partes de um rio. ( 1 ) Nascente ( 2 ) Foz ( 3 ) Afluente ( ) Cursos de água menores que o rio principal. ( ) Lugar onde o rio nasce. ( ) Quando o rio finalmente deságua em um lago, outro rio ou o oceano
3 - 1 -2
1 - 2 - 3
3 - 2 - 1
1 - 3 - 2
8
Qual tipo de rio é mais utilizado na construção de usinas hidrelétricas para a geração de energia elétrica?
Rio de planície, pois ele geralmente percorre formas de relevo mais íngremes e irregulares, o que gera fortes correntezas que podem ser utilizadas na movimentação das turbinas e, consequentemente, na geração de energia elétrica nas usinas hidrelétricas.
Rio de planície, pois ele geralmente percorre formas de relevo mais plano e liso, o que gera fortes correntezas que podem ser utilizadas na movimentação das turbinas e, consequentemente, na geração de energia elétrica nas usinas hidrelétricas.
Rio de planalto, pois ele geralmente percorre formas de relevo mais planos e lisos, o que gera fortes correntezas que podem ser utilizadas na movimentação das turbinas e, consequentemente, na geração de energia elétrica nas usinas hidrelétricas.
Rio de planalto, pois ele geralmente percorre formas de relevo mais íngremes e irregulares, o que gera fortes correntezas que podem ser utilizadas na movimentação das turbinas e, consequentemente, na geração de energia elétrica nas usinas hidrelétricas.
9
Assinale a afirmativa correta.
Os rios nascem nas regiões mais baixas dos terrenos, como montanhas ou planaltos. Podem originar-se da água da chuva, de águas subterrâneas, do transbordamento de lagos ou do derretimento de neves e geleiras.
Os rios nascem nas regiões mais elevadas dos terrenos, como montanhas ou planaltos. Podem originar-se da água da chuva, de águas subterrâneas, do transbordamento de lagos ou do derretimento de neves e geleiras.
Os rios nascem nas regiões mais baixas dos terrenos, como planícies ou depressões. Podem originar-se da água da chuva, de águas subterrâneas, do transbordamento de lagos ou do derretimento de neves e geleiras.
Os rios nascem nas regiões mais elevadas dos terrenos, como planícies ou depressões. Podem originar-se da água da chuva, de águas subterrâneas, do transbordamento de lagos ou do derretimento de neves e geleiras.