1
Os Tigres Asiáticos é um grupo composto por:
Japão, China, Indonésia e Coréia do Sul
Filipinas, Indonésia, Malásia, Tailândia e Vietnã
Taiwan, Hong Kong, Tailândia e Japão
Brasil, Argentina, EUA, Chile e Paraguai
Hong Kong, Cingapura, Coréia do Sul e Taiwan
2
Uma das principais críticas ao modelo de venda dos Tigres Asiáticos é o foco exclusivo na _____________, deixando de lado a _____________. Com isso, essas economias tornaram-se extremamente _____________ da saúde econômica de suas nações compradores
Exportação - Importação - Independentes
Importação - Exportação - Dependentes
Importação - Exportação - Independentes
Exportação - Importação - Dependentes
3
Os "velhos tigres asiáticos", entre os quais se destaca a Coréia do Sul, apresentaram uma situação bastante original: de simples montadores para exportação passaram a desenvolver tecnologia e, hoje, destacam-se como áreas de industrialização avançada. Pode-se apontar como um dos fatores responsáveis por essa transformação:
A presença de sindicatos fortes e combativos.
As abundantes jazidas de minérios e combustíveis fósseis.
Os investimentos maciços em educação e em pesquisas tecnológicas.
O forte crescimento vegetativo que criou um grande mercado consumidor.
A presença de Estados democráticos que exaltam a participação popular.
4
Um dos principais fatores para o grande desenvolvimento dos Tigres Asiáticos foi o alto investimento proveniente principalmente de um país, esse país é:
Reino Unido
Japão
Rússia
China
EUA
5
O principal motivo para os grandes investimentos dos EUA para os Tigres Asiáticos foi:
Expandir o capitalismo e frear o socialismo
Amenizar o clima tenso criado após a Segunda Guerra Mundial, onde 2 bombas atômicas foram lançadas no Japão, assim desestabilizando a economia dos Tigres.
a
Formar novas alianças para prevenir uma Terceira Guerra Mundial
a
6
Sobre o modelo de industrialização implementado em países do Sudeste Asiático, como Coreia do Sul e Taiwan e o adotado em países da América Latina, como a Argentina, o Brasil e o México, pode-se afirmar que:
Nos países do Sudeste Asiático, a produção industrial visou à exportação, ao passo que, nos países latino americanos, a produção objetivou o mercado interno.
Nos países do Sudeste Asiático, a participação de capital estrangeiro impediu o desenvolvimento de tecnologia local, ao passo que, nos países latino-americanos, ela promoveu esse desenvolvimento.
Nos dois casos, não houve participação do Estado na criação de infraestrutura necessária à industrialização.
Nos dois casos, houve importante participação de capital japonês, responsável pelo desenvolvimento tecnológico nessas regiões.
Nos países do Sudeste Asiático, a organização dos trabalhadores, em sindicatos livres, encareceu o produto final, ao passo que, nos países latino-americanos, a ausência dessa organização tornou os produtos mais competitivos.
7
Até meados dos anos 1940, estes países possuíam economias exclusivamente agrícolas. Porém, um forte investimento do Estado na educação e no setor industrial permitiu, na década de 1970, que eles se tornassem grandes exportadores, elevando o seu crescimento econômico rapidamente. Essa afirmação refere-se aos:
Países latino-americanos pertencentes ao Cone Sul.
Países do leste europeu
Nenhuma das Alternativas
Antigos países comunistas que se tornaram independentes.
Países denominados Tigres Asiáticos.
8
Por mais que os Novos Tigres Asiáticos tenham adotado diversas atitudes bastante eficazes no quesito econômico dos Dragões Asiáticos, deixaram de lado outras medidas, resultando em um país com:
Ausência de leis trabalhistas e ambientais; baixo investimento na educação; população majoritariamente pobre; baixo IDH
a
9
O resultado do grande investimento na educação foi:
a
Maior facilidade em incorporação de novas tecnologias, mão de obra boa e barata, industrialização acelerada e a característica altamente competitiva nas questões econômicas
10
Algumas mudanças recentes dos Tigres Asiáticos foram:
A produção de produtos com alto valor agregado, como computadores e eletrônicos; valorização monetária; maior renda per capita; grande mercado consumidor interno; mão de obra valorizada; foco em outros setores.
a
11
O que é foi o Cordão Sanitário na Guerra Fria?
É um termo utilizado para designar medidas para combater a propagação de uma ideologia considerada indesejável ou perigosa, tal como o socialismo nessa época da Guerra Fria para os EUA.
Foi uma barreira criada para impedir a proliferação de um agente infeccioso ou epidemia, principalmente por causa da Gripe Espanhola.
O termo se refere à estratégia adotada pelos EUA para estabelecer um cinturão de isolamento em torno da superpotência rival, a URSS, a partir da criação de alianças militares na Europa Ocidental (OTAN), no Sudeste Asiático (Otase – Organização do Tratado do sudeste da Ásia) e no Oriente Médio (Pacto de Bagdá), além de acordos bilaterais com alguns países como Japão e a Coreia do Sul.
12
Qual destas características da força de trabalho não estavam presentes no crescimento dos Tigres? I. Relativamente barata, que compensava a falta de matérias-primas II. As férias são muito reduzidas III. A previdência social restrita com leis trabalhistas frágeis e pouco atuantes IV. Distribuição mais equilibrada de renda em relação a outros países capitalistas subdesenvolvidos V. Incentivos tributários e os baixos custos para instalação de empresas oriundas de capitais externos, além de forte investimento estatal na economia VI. Estados altamente centralizados e ditatoriais VII. Consideráveis investimentos em educação e na qualificação da mão-de-obra VIII. Principalmente produtos têxteis e eletrônicos
V; III; II, IV
VI; I; VIII
VIII; II; VI; III
III; VI
Nenhuma das Alternativas
13
O Confucionismo é:
a
d