1
A --- se caracteriza pela capacidade em perceber um símbolo visual e recuperar seu nome de maneira rápida e acurada. Este tipo de tarefa fornece uma das melhores medidas para diferenciar bons e maus leitores, tendo em vista que tanto a nomeação automática, quanto a leitura, envolvem o reconhecimento visual de estímulos e o acesso à sua representação fonológica.
RECONHECIMENTO DE PALAVRAS
MORFOLOGIA
NOMEAÇÃO AUTOMÁTICA
SINTAXE
FLUÊNCIA
2
Testa a habilidade da criança de registrar palavras por ditado de letras, de palavras e pseudopalavras, escrita de palavras e frases e elaboração de texto.
CONFIAS
PROTOCOLO DE ESCRITA DA FCMSCSP
PROTOCOLO DE LEITURA DA FCMSCSP
ABFW
NOMEAÇÃO RÁPIDA
3
É de grande importância na identificação precoce de riscos de dificuldades de leitura e aprendizado em crianças, bem como para avaliar processos subjacentes a fluência de nomeação e de leitura que compõe o sistema básico de recuperação de palavras e seus componentes, podendo ser utilizado como instrumento diagnóstico.
ABFW
NOMEAÇÃO RÁPIDA
PRAGMÁTICA
FLUÊNCIA DE LEITURA
CONFIAS
4
As --- são compostas de diferentes tarefas que tratam de explorar todos os processos que interferem na leitura, dos mais periféricos aos mais centrais, bem como dos mais simples aos mais complexos. Com estas provas, não se obtém somente uma pontuação da capacidade de leitura das crianças, como ocorre com as baterias clássicas, são obtidas informações sobre as estratégias que cada criança utiliza na leitura de um texto, bem como os mecanismos que não estão funcionando adequadamente para que se realize uma boa leitura, o que é de extrema importância na hora de buscar seu aperfeiçoamento ou recuperação.
NOMEAÇÃO RÁPIDA
COMPREENSÃO LEITORA
CONFIAS
TDE
PROLEC
5
O --- de Textos Expositivos é um instrumento que avalia diferentes processos subjacentes à capacidade de compreender textos informativos. É um instrumento muito útil para profissionais da psicopedagogia, da neuropsicologia, da fonoaudiologia e da educação, que necessitam caracterizar o padrão de leitura em diferentes faixas etárias (compreensão, fluência e aspectos subsidiários).
CONFIAS
NOMEAÇÃO RÁPIDA
AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO LEITORA
PROLEC
TDE
6
Principais vantagens: • Permite identificar precocemente riscos de transtornos de aprendizagem; • Fornece subsídios para identificar dificuldades no acesso à representação fonológica de símbolos.
PROLEC
NOMEAÇÃO RÁPIDA
TDE
COMPREENSÃO DE LEITURA
ABFW
7
O --- foi desenvolvido utilizando critérios modernos de desenvolvimento de instrumentos de avaliação, ampliando sua abrangência para todos os nove anos do ensino fundamental. Pode ser aplicado, tanto em demandas de mapeamento da aprendizagem escolar no desenvolvimento típico quanto no atípico.
TDE II
COMPREENSÃO LEITORA
CONFIAS
PROLEC
NOMEAÇÃO RÁPIDA
8
Testa a a capacidade de refletir sobre os sons da fala e manipulá-los, englobando a consciência de sílabas, rimas, aliterações, unidades intrasilábicas (ataque e rima) e fonemas.
CONFIAS
COMPREENSÃO LEITORA
PROLEC
NOMEAÇÃO RÁPIDA
ABFW
9
Tem por objetivo avaliar habilidades básicas de leitura, escrita e aritmética podendo ser utilizado não apenas como uma triagem universal do processo de aprendizagem desses três domínios do desempenho escolar, mas também como instrumento de avaliação ou como parte de uma bateria de instrumentos com fins diagnósticos e clínicos de planejamento e intervenções clínico-educacionais. Seu público-alvo são crianças do 1º ao 9º anos do ensino fundamental.
CONFIAS
NOMEAÇÃO RÁPIDA
COMPREENSÃO LEITORA
ABFW
TDE III
10
Composto por tarefas de síntese, segmentação, identificação, produção, exclusão e transposição silábica e fonêmica, pretende garantir o acesso aos diferentes níveis de consciência fonológica. Está dividido em duas partes: a primeira corresponde à consciência da sílaba e a segunda parte refere-se ao fonema.
COMPREENSÃO LEITORA
PROLEC
NOMEAÇÃO RÁPIDA
ABFW
CONFIAS
11
Tem por objetivo avaliar a consciência fonológica de forma abrangente e sequencial. Seu público-alvo são crianças a partir dos 4 anos de idade.
TDE III
PROTOCOLO DE LEITURA DA FCMSCSP
PROLEC
CONFIAS
ABFW
12
Testa o reconhecimento de letras, emparelhamento de palavras e frases, leitura da palavras, pseudopalavras e textos.
PROTOCOLO DE LEITURA DA FCMSCSP
PROLEC
CONFIAS
ABFW
NOMEAÇÃO RÁPIDA
13
Pode ser utilizado no trabalho com crianças não alfabetizadas e em processo de alfabetização, assim como no tratamento de dificuldades e/ ou transtornos de aprendizagem. Sua utilização possibilita a investigação das capacidades fonológicas, considerando a relação com as hipóteses de escrita elaboradas por Ferreiro e Teberosky.
CONFIAS
COMPREENSÃO LEITORA
PROLEC
FONOLOGIA
TDE III
14
Avaliam processamento fonológico
CONFIAS e Nomeação Rápida
PROLEC e TDE III
PROLEC e Nomeação Rápida
PROLEC e CONFIAS
Protocolos da FCMSCSP
15
São testes que avaliam leitura:
PROTOCOLO DA FCMSCSP E CONFIAS
CONFIAS E PROLEC
CONFIAS E TDE
COMPREENSÃO LEITORA e CONFIAS
PROLEC e TDE