Teste os seus conhecimentos.
O que você aprendeu? Vamos descobrir seus conhecimentos com este quiz, de acordo com suas respostas.
0
0
0
1
Nos primeiros anos do governo Vargas, as organizações operárias sob controle das correntes de esquerda tentaram se opor ao seu enquadramento pelo Estado. Mas a tentativa fracassou. Além do governo, a própria base dessas organizações pressionou pela legalização. Vários benefícios, como as férias e a possibilidade de postular direitos perante às Juntas de Conciliação e Julgamento, dependiam da condição de ser membro de sindicato reconhecido pelo governo. No contexto histórico retratado pelo texto, a relação entre governo e movimento sindical foi caracterizada
por uma legislação construída consensualmente.
pelas benesses sociais do getulismo.
por um diálogo democraticamente constituído.
pelo reconhecimento de diferentes ideologias políticas.
pela vinculação de direitos trabalhistas à tutela do Estado
2
Em 21 de dezembro de 1941, Getúlio Vargas recebeu Osvaldo Aranha, seu ministro das Relações Exteriores, para uma reunião. Leia alguns trechos do diário do presidente: “À noite, recebi o Osvaldo. Disse-me que o governo americano não nos daria auxílio, porque não confiava em elementos do meu governo, que eu deveria substituir. Respondi que não tinha motivos para desconfiar dos meus auxiliares, que as facilidades que estávamos dando aos americanos não autorizavam essas desconfianças, e que eu não substituiria esses auxiliares por imposições estranhas.” A respeito desse período, podemos afirmar:
Com sua política pragmática, Vargas negociou vantagens econômicas com o governo americano e manteve em seu governo simpatizantes dos regimes nazifascistas.
Apesar das semelhanças entre o Estado Novo e os regimes fascistas, Vargas não permitiu nenhum tipo de relacionamento diplomático entre o Brasil e os países do Eixo.
No alto escalão do governo Vargas havia uma série de simpatizantes do regime comunista da União Soviética e de seu líder Joseph Stalin.
As pressões do governo norte-americano levaram Vargas a demitir seu ministro da Guerra, o general Eurico Gaspar Dutra, admirador dos regimes nazifascistas.
As desconfianças norte-americanas eram completamente infundadas porque não havia nenhum simpatizante do nazifascismo entre os integrantes do governo brasileiro.
3
No Primeiro Governo da Era Vargas (1930-1945), o desenvolvimento industrial foi
fundamentado na substituição das importações, com incentivos à instalação de montadoras e parques industriais financiados por capital privado.
- fruto da política desenvolvimentista cepalina, ancorada nas indústrias de base e apoiada pelas oligarquias empresariais de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
impulsionado pelo investimento público, por meio da criação de grandes empresas estatais, com foco na indústria de base.
custeado por investimentos estrangeiros diretos, principalmente alemães e italianos, os dois maiores parceiros econômicos do Brasil antes da Segunda Guerra.
direcionado às indústrias de bens duráveis, dada a abundante matéria-prima nacional e as facilidades de inserção no mercado global.
4
No cabeçalho do Jornal do Brasil, do dia 14 de dezembro de 1968, aparecia escrito: “Tempo negro. Temperatura sufocante. O ar está irrespirável. O país está sendo varrido por fortes ventos. Máx: 38º em Brasília, Mín: 5º, nas Laranjeiras”. A qual fato esse texto faz referência?
Aprovação dos atos institucionais, que tiveram grande apoio de classes políticas do país, ampliando várias garantias individuais e conferindo amplos poderes ao presidente da República.
Aprovação do bipartidarismo, por meio do Ato Institucional nº 1, que eliminou toda forma de oposição institucional ao regime militar.
Aprovação do Ato Institucional nº 2, aprovado pelo Congresso Nacional, que ampliou o medo do perigo comunista.
Aprovação do Ato Institucional nº 5, que limitou drasticamente a liberdade de expressão e instituiu medidas que ampliaram a repressão aos opositores do governo militar.
Aprovação da Lei da Censura Federativa, do Ato Institucional nº 1, que coibiu filmes, peças teatrais, livros, músicas, mas que não chegou ao jornal e, por isso, a crítica foi publicada em primeira página.
5
construção da Transamazônica foi interpretada por alguns estudiosos como uma espécie de contrarreforma agrária, na medida em que abriu para as populações rurais pobres uma nova fronteira de expansão. Na prática, porém, os projetos de colonização da Amazônia fracassaram ou não tiveram continuidade. Em 1985, o MST retoma a ancestral luta pela reforma agrária brasileira. Essa luta não é nova, sendo defendida por abolicionistas do século XIX e pelas Ligas Camponesas nos anos 1950-60. O processo histórico mencionado evidencia, em temporalidades distintas, um confronto entre
Mecanismos legais de delimitação territorial e articulação legislativa.
Estratégias públicas de qualificação técnica e cultura tradicional.
Projetos políticos de ocupação fundiária e resistência social.
Planejamentos estatais de reforma trabalhista e organização partidária.
Modelos econômicos de desenvolvimento nacional e mobilização sindical.
6
- Inspirada em fantasias de Carnaval, a arte apresentada se opunha à concepção de patrimônio vigente nas décadas de 1960 e 1970 na medida que
Incorporava elemento da cultura de massa para atender às exigências do museus.
Valorizava elementos da arte popular para construir representações da identidade brasileira.
Absorvia elementos gráficos da propaganda para criar objetos comercializáveis pelas galerias.
Resgatava símbolos ameríndios e africanos para se adaptar a exposições e espaços públicos.
Se apropriava das expressões da cultura popular para produzir uma arte efêmera destinada ao protesto.
7
O período colonial no Brasil teve início em:
1600
1500
1630
1530
1589
8
Seguiam-se vinte criados custosamente vestidos e montados em soberbos cavalos; depois destes, marchava o Embaixador do Rei do Congo magnificamente ornado de seda azul para anunciar ao Senado que a vinda do Rei estava destinada para o dia dezesseis. Em resposta obteve repetidas vivas do povo que concorreu alegre e admirado de tanta grandeza. Originária dos tempos coloniais, a festa da Coroação do Rei do Congo evidencia um processo de:
exclusão social.
acomodação política.
ressignificação cultural.
imposição religiosa.
supressão simbólica.
9
Porque todos confessamos não se poder viver sem alguns escravos, que busquem a lenha e a água, e façam cada dia o pão que se come, e outros serviços que não são possíveis poderem-se fazer pelos Irmãos Jesuítas, máxime sendo tão poucos, que seria necessário deixar as confissões e tudo mais. Parece-me que a Companhia de Jesus deve ter e adquirir escravos, justamente, por meios que as Constituições permitem, quando puder para nossos colégios e casas de meninos. O texto explicita premissas da expansão ultramarina portuguesa ao buscar justificar a
Adesão ao ascetismo contemplativo.
Valorização do trabalho braçal.
Alfabetização dos indígenas nas Missões
Propagação do ideário cristão
Adoção do cativeiro na Colônia
10
Leia a letra da música abaixo: Todo Camburão Tem Um Pouco De Navio Negreiro Marcelo Yuka e O Rappa Tudo começou quando a gente conversava Naquela esquina alí De frente àquela praça Veio os homens E nos pararam Documento por favor Então a gente apresentou Mas eles não paravam Qual é negão? qual é negão? O que que tá pegando? Qual é negão? qual é negão? É mole de ver Que em qualquer dura O tempo passa mais lento pro negão Quem segurava com força a chibata Agora usa farda Engatilha a macaca Escolhe sempre o primeiro Negro pra passar na revista Pra passar na revista Todo camburão tem um pouco de navio negreiro Todo camburão tem um pouco de navio negreiro É mole de ver Que para o negro Mesmo a aids possui hierarquia Na áfrica a doença corre solta E a imprensa mundial Dispensa poucas linhas Comparado, comparado Ao que faz com qualquer Figurinha do cinema Comparado, comparado Ao que faz com qualquer Figurinha do cinema Ou das colunas sociais Todo camburão tem um pouco de navio negreiro Todo camburão tem um pouco de navio negreiro A letra acima retrata a permanência do preconceito sofrido pelos negros africanos em decorrência de mais de trezentos anos de escravidão em terras brasileiras. A partir da letra da música e de seus conhecimentos sobre a escravização no Brasil, indique a alternativa incorreta.
Um dos principais exemplos da permanência do preconceito contra os negros no Brasil após o fim da escravidão pode ser encontrado na violência policial, que durante todo o século XX incidiu muito mais nos descendentes de africanos que sobre a população branca.
foi acompanhado de medidas para inserir os africanos escravizados na sociedade, já que não eles tiveram acesso a terra e, quanto à adoção do trabalho assalariado, foi dado um estímulo maior aos imigrantes europeus.
Após a Independência do Brasil, em 1822, houve uma intensa campanha pelo fim da escravidão do Brasil, organizada principalmente por abolicionistas que se adiantaram às pressões dos ingleses pelo fim do Trafico no Atlântico. Em razão da ação dos abolicionistas, a Lei Eusébio de Queirós foi promulgada em 1850
Os africanos exerciam uma série de atividades, dentre as quais podem ser destacadas as domésticas, quando trabalhavam nas casas, e também quando eram escravos de ganho, administrando pequenos comércios, praticando o artesanato ou prestando pequenos serviços para seus senhores.
11
“Nos mais de trezentos anos de existência da escravidão africana na América, e nos anos em que existiu a escravidão indígena, as populações escravizadas resistiram de diferentes formas ao processo de escravidão. Resistir, entretanto, não significa aqui suportar, mas sim lutar contra a dominação imposta, buscar a liberdade.” Durante o período colonial e imperial, a resistência dos africanos escravizados contra a escravidão ocorreu de várias formas. Dentre elas, estavam lutas contra os governos que foram organizadas por escravos ou que tiveram como uma de suas reivindicações o fim da escravidão. Dentre as revoltas abaixo com essas características, não podemos incluir:
Balaiada
Confederação do Equador
Revolta dos Malês
Revolta Farroupilha
12
Leia abaixo um trecho de uma entrevista de Abdias do Nascimento, escritor, político e militante do movimento negro: “Os cultos afro-brasileiros eram uma questão de polícia. Dava cadeia. Até hoje, nos museus da polícia do Rio de Janeiro ou da Bahia, podemos encontrar artefatos cultuais retidos. São peças que provavam a suposta delinquência ou anormalidade mental da comunidade negra. Na Bahia, o Instituto Nina Rodrigues mostra exatamente isso: que o negro era um camarada doente da cabeça por ter sua própria crença, seus próprios valores, sua liturgia e seu culto. Eles não podiam aceitar isso.” A partir do trecho acima citado, é possível afirmar que:
Nina Rodrigues e seus seguidores estavam certos ao afirmarem que os africanos eram degenerados por não aceitarem a cultura europeia como superior às suas.
mesmo com todo o tipo de repressão a que estavam sujeitos, os africanos escravizados ainda buscaram manter vivas suas tradições culturais religiosas.
apesar da escravidão a que estavam sujeitos, os africanos sempre tiveram autonomia para praticar seus cultos religiosos.
ao chegarem ao Brasil e passarem a conviver com os europeus, os africanos escravizados foram paulatinamente perdendo seus traços culturais originais, adotando ao final integralmente a cultura europeia.
13
A industrialização não foi um fenômeno isolado e atingiu todas as partes do globo. Neste contexto, o papel dos territórios que conseguiram sua independência política durante a Segunda Revolução Industrial foi:
conseguiram atrair capitais e mão de obra qualificada que, por sua vez, possibilitaram o processo de industrialização.
tornaram-se fornecedores de matérias-primas agrícolas para aqueles que estavam industrializando-se.
receberam grande parte dos capitais excedentes europeus
absorveram os camponeses que foram expulsos do campo como foi o caso de franceses, alemães e italianos.
14
Leia o texto e, a seguir, aponte a alternativa que se adeque à sua interpretação: “A máquina a vapor, tornando possível o uso da energia em todos os artifícios mecânicos, em quantidades maiores do que qualquer outra coisa conseguiria realizar no passado, foi a chave para tudo o que ocorreu em seguida, sob o nome de Revolução Industrial. A face do mundo mudou mais drasticamente (e mais rapidamente) do que em qualquer outra época desde a invenção da agricultura, cerca de 10 mil anos antes.”
O texto indica que a agricultura, durante 10.000 anos, impediu que a indústria se desenvolvesse.
O autor aponta o caráter negativo da mudança drástica e rápida que a Revolução Industrial provocou no mundo contemporâneo.
O autor acentua o caráter prejudicial da máquina a vapor para a agricultura.
Segundo o texto, a máquia a vapor foi decisiva para o advento da Revolução Industrial, já que este foi o primeiro dispositivo tecnológico que realizou uma transformação profunda no âmbito da produção.
Segundo o texto, a máquina a vapor era eficiente porque funcionava à base de eletricidade.
15
“O fato marcante da Revolução Industrial foi o de ela ter iniciado uma era de produção em massa para atender às necessidades das massas. Os assalariados já não são mais pessoas trabalhando exaustivamente para proporcionar o bem-estar de outras pessoas; são eles mesmos os maiores consumidores dos produtos que as fábricas produzem. A grande empresa depende do consumo de massa. Em um livre mercado, não há uma só grande empresa que não atenda aos desejos das massas. A própria essência da atividade empresarial capitalista é a de prover para o homem comum. Na qualidade de consumidor, o homem comum é o soberano que, ao comprar ou ao se abster de comprar, decide os rumos da atividade empresarial.” De acordo com o economista austríaco, L. Von Mises, a importância das massas de trabalhadores assalariados para a consolidação da Revolução Industrial consiste:
no fato de ser a própria massa de trabalhadores, que também era o contingente populacional dos grandes centros urbanos, a massa de consumidores que demandavam os produtos industrializados.
no fato de terem sido explorados pelos industriais capitalistas que compravam sua força de trabalho e não pagavam o que era proporcional a essa força.
no caráter inexpressivo do consumo dos trabalhadores, já que a indústria não precisava, na Inglaterra do século XIX, de seu mercado consumidor interno.
no fato de o homem comum, apontado no texto, ter ser tornado soberano e instituído um regime político anarquista após a Revolução Industrial.
no caráter defensivo dos sindicatos que essas massas de trabalhadores formaram nesta época.
16
Em uma determinada prova, um candidato que acertou 12 questões recebeu um total de 39 pontos. Sabendo que o valor das questões é sempre o mesmo, um candidato que obteve 52 pontos acertou um total de:
17 questões
15 questões
20 questões
16 questões
18 questões
17
Na zona rural, a utilização de unidades de medida como o hectare é bastante comum. O hectare equivale à área de um quadrado de lado igual a 100 metros. Na figura, há a representação de um terreno por meio da área em destaque. Nesta figura, cada quadrado que compõe esta malha representa uma área de 1 hectare. O terreno em destaque foi comercializado pelo valor R$ 3.600.000. O valor do metro quadrado desse terreno foi de
R$ 30
R$ 300
R$ 300.000
R$ 3600.
R$ 360
18
A soma do comprimento das arestas de um cubo é igual a 48 cm, então o volume desse cubo é de:
21 cm³
64 cm³
32 cm³
125 cm³
27 cm³
19
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) é uma pesquisa feita anualmente pelo IBGE, exceto nos anos em que há Censo. Em um ano, foram entrevistados 363 mil jovens para fazer um levantamento sobre suas atividades profissionais e/ou acadêmicas. Os resultados da pesquisa estão indicados no gráfico. De acordo com as informações dadas, o número de jovens entrevistados que trabalha é
114 708.
291 582.
284 592.
213 444.
164 076.
20
O empuxo exercido sobre um corpo imerso em um líquido depende:
do volume e da densidade do líquido deslocado
somente da densidade do líquido deslocado
somente do volume do líquido deslocado
do volume do líquido deslocado e da densidade do corpo
da densidade e do volume do corpo
21
Algumas pessoas têm um alcance vocal mais extenso que outras. Isso significa que elas são capazes de emitir sons mais graves ou mais agudos que a maioria das pessoas. O alcance vocal diz respeito à qual característica do som?
Altura
Volume
Intensidade
Timbre
Melodia
22
Um motorista de táxi cobra, para cada corrida, uma taxa fixa de R$ 5,00 e mais R$ 2,00 por quilômetro rodado. O valor total arrecadado (R) num dia é função da quantidade total (x) de quilômetros percorridos e calculado por meio da função R(x) = ax + b, em que a é o preço cobrado por quilômetro e b, a soma de todas as taxas fixas recebidas no dia. Se, em um dia, o taxista realizou 10 corridas e arrecadou R$ 410,00, então a média de quilômetros rodados por corrida, foi de
18
16
14
20
23
Calor é energia que se transfere de um corpo para outro em determinada condição. Para essa transferência de energia é necessário que entre os corpos exista
Um meio material
Contato mecânico rígido
Ar ou gás qualquer
Uma diferença de temperatura
Vácuo
24
Um cordão de 200 pequenas lâmpadas é utilizado em árvores de Natal. Uma pessoa verifica que, ao retirar somente uma lâmpada de qualquer posição, outras nove não acendem mais, porém as demais 190 lâmpadas permanecem em pleno funcionamento. Com base nessa informação, ela tenta identificar a estrutura do circuito e a relação entre os valores das quantidades físicas envolvidas, entre as quais a razão entre as intensidades da corrente elétrica em uma das lâmpadas e da corrente elétrica total no cordão com as 200 lâmpadas ligadas. O valor dessa razão é igual a
1/100
1/200
1/20
1
1/10
25
Uma análise criteriosa do desempenho de Usain Bolt na quebra do recorde mundial dos 100 metros rasos mostrou que, apesar de ser o último dos corredores a reagir ao tiro e iniciar a corrida, seus primeiros 30 metros foram os mais velozes já feitos em um recorde mundial, cruzando essa marca em 3,78 segundos. Até se colocar com o corpo reto, foram 13 passadas, mostrando sua potência durante a aceleração, o momento mais importante da corrida. Ao final desse percurso, Bolt havia atingido a velocidade máxima de 12 m/s. Supondo que a massa desse corredor seja igual a 90 kg, o trabalho total realizado nas 13 primeiras passadas é mais próximo de:
6,5 x 10³ J.
3,2 x 104 J.
8,6 x 10³ J.
5,4 x 10² J.
1,3 x 104 J.
26
A água é essencial para a vida e está presente na constituição de todos os alimentos. Em regiões com escassez de água, é comum a utilização de cisternas para a captação e armazenamento da água da chuva. Ao esvaziar um tanque contendo água da chuva, a expressão representa o volume (em m3) de água presente no tanque no instante t (em minutos) Qual é o tempo, em horas, necessário para que o tanque seja esvaziado?
180
120
360
3
6