teste de conhecimentos sobre a saúde coletiva.
A saúde coletiva busca tratar questões sanitárias de diferentes tipos de população respeitando sua identidade cultural e social. A área é responsável por atuar em uma série de demandas relacionadas ao meio ambiente, epidemiologia e saúde em geral.
0
0
0
1
O direito à saúde. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 22, n.1, p. 57-63, Fev, 2008. A vigente Constituição Federal da Republica apresenta uma seção exclusiva para tratar sobre a normatização dos princípios de saúde no país. Considerando as informações disponibilizadas e o conteúdo prévio estudado sobre as diretrizes constitucionais de saúde no Brasil, é correto afirmar que a saúde é um direito universal e um dever do estado?
errada.
correta.
2
A Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1946 elaborou um documento que amplia os conceitos sobre a saúde do indivíduo. Esses conceitos são amplamente utilizados atualmente para verificar os índices de saúde da população que vai muito além do projeto, saúde-doença. Sobre esse documento e os conceitos que definem saúde de acordo com a OMS, Fatores sociais, políticos, psicológicos e comportamentais?
Correta.
Errada.
3
A epidemiologia clínica é uma das ciências em que os profissionais de saúde coletiva se apoiam para o cuidado com os pacientes. A incidência e a prevalência são medidas de frequência que fazem parte desta ciência. É fundamental que o fisioterapeuta saiba distinguir estas, pois ambas respondem a duas questões diferentes, relacionadas à: proporção de pessoas que têm uma doença de interesse e a taxa de surgimento de novos casos com o passar do tempo.” Fonte: FLETCHER, R. H.; ET AL. Epidemiologia clínica. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito das medidas de frequência, prevalência e incidência, em saúde pode-se afirmar que a incidência se refere a novos desfechos, casos ou complicações de uma doença, que ocorrem em uma população a princípio livre da mesma.
Errada.
Correta.
4
“Os princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS), fixados na Constituição Federal de 1988 e detalhados na Lei Orgânica da Saúde, foram o resultado de um longo processo histórico-social que buscava interferir nas condições de saúde e na assistência prestada à população brasileira. Esses princípios são alocados em dois grandes grupos: doutrinários, que se referem aos objetivos finalísticos do sistema, e organizacionais, alusivos aos processos que permitirão o cumprimento das principais diretrizes do SUS.” Fonte: BARATA, L. R. B.; TANAKA, O. Y.; MENDES, J. D. V. Por um processo de descentralização que consolide os princípios do Sistema Único de Saúde. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 13, n. 1, mar. 2004. p. 15-24. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as políticas públicas de saúde, pode-se afirmar que são considerados respectivamente um princípio doutrinário e organizacional do SUS a equidade e a participação social?
Errada.
Correta.
5
O Pacto pela Saúde foi implantado em 2006. Este é entendido como a produção de acordos entre as três esferas do governo sobre a definição de responsabilidades, objetivos e metas associadas a indicadores e prioridades nacionais na atenção a saúde da população.” Fonte: MENICUCCI, T. M. G. Pacto pela saúde: aproximações e colisões na arena federativa. Ciência & Saúde Coletiva, N. 23. V. 1, 2018. p. 29-40. A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito das diretrizes do SUS, é correto afirmar que a criação do pacto pela saúde foi proveniente da união entre:
Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde.
Organização Mundial de Saúde, Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e Organização Pan Americana da Saúde.
Agência Nacional de Saúde Suplementar, Conselho Federal de Medicina e Fundo Nacional de Saúde.
6
Os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) partem do conceito de que o homem é um ser biopsicossocial. Entende-se que as práticas de atenção à saúde realizadas para atender as necessidades do ser humano não alcançarão resultados impactantes se forem realizadas de forma fragmentada, sendo necessário, portanto, perceber o indivíduo como um todo e atentar-se as suas especificidades.” Fonte: SILVA, F. C. S. O princípio da integralidade e os desafios de sua aplicação em saúde coletiva. Revista Saúde e Desenvolvimento. vol. 7, n.4. jan./dez. 2015. A partir dessas informações e do conteúdo estudado sobre as diretrizes e princípios do SUS, pode-se afirmar que o atendimento priorizado de uma paciente idosa em relação a um paciente mais jovem é justificado pelo princípio da:
Igualdade. Errada!
Solidariedade. Errada!
Universalidade. Errada!
Equidade. Correta!
7
A pandemia da Covid-19 instaurou uma série de medidas sanitárias envolvendo todos os âmbitos sociais e, principalmente, os ambientes relacionados à saúde. Uma quarentena, que restringiu a abertura de clínicas de saúde, permitiu que fossem descritas normas de biossegurança para o funcionamento dessas instituições, de forma a preservar da contaminação tanto os profissionais quanto os pacientes que necessitassem de atendimentos eletivos após a reabertura das clínicas, ainda durante a pandemia. O Conselho Federal de Fonoaudiologia atualizou a publicação preexistente e lançou recentemente um novo manual de biossegurança. Com relação a essa temática, julgue os itens a seguir. As máscaras de tecido em três camadas são as ideais para serem utilizadas em ambientes críticos e semicríticos, pois oferecem barreira útil e necessária para a proteção das vias aéreas.
certo.
errado.