TESTANDO CONHECIMENTOS INFÂNCIA OFFLINE
Esse quiz objetiva compreender como andam os conhecimentos relativos ao uso de telas das crianças e dos adolescentes.
0
0
0
1
REDES SOCIAIS e PLATAFORMAS ON-LINE
Não existe idade mínima
A idade mínima geralmente é de 10 anos de idade
A maioria das plataformas exige uma idade mínima de 13 anos
2
A Internet pode ser uma fonte de estímulo à criatividade de crianças e adolescentes ?
Sim, através da internet o acesso ao conhecimento foi sendo transformado, e hoje temos uma diversidade de acesso à informação.
Não, com o excesso de informação nas redes, a internet se tornou algo apenas nocivo à humanidade.
3
Fake news: É possível combater ?
SIM! Existem diversos sites de checagem de fatos, dessa forma não precisamos ficar em dúvida sobre as informações circuladas.
NÃO! Nunca conseguimos saber se uma informação é ou não verdadeira.
4
Crianças e adolescentes que ficam expostos muito tempo às telas tendem a desenvolver diversos problemas, principalmente psicológicos ?
Sim! Como transtornos do sono, ansiedade, depressão.
Não! Uso da internet pode ser apenas nocivo a saúde física, como dor no pescoço e olhos.
5
A responsabilidade sobre a segurança e bem-estar das crianças e adolescentes no meio digital e a prevenção ao cyberbullying é de quem ?
Das próprias crianças e adolescentes.
É primeiramente de seus pais, mães e responsáveis legais.
6
Sobre "Sharenting"
É correto afirmar que os pais/mães/responsáveis legais tem o direito pleno de postar imagens de suas crianças e adolescentes nas redes sociais.
As crianças e os adolescentes também tem direito a privacidade e é necessário extrema atenção e alerta sobre as fotos das crianças e adolescentes, postadas nas redes sociais por sua família.
7
A idade de inicio do uso de telas influencia no desenvolvimento humano ?
Quanto mais precoce for o acesso às telas, mais comprometidas ficam as oportunidades de diferentes formas de desenvolvimento. As crianças precisam brincar, explorar, ter contato com a natureza, ver a reação do outro humano quando esboçam as primeiras palavras ou fazem as primeiras travessuras. Celulares e outros dispositivos não cumprem esse papel.
Não. Qualquer idade pode gerar nos mesmos ganhos e prejuízos.
8
Mediação Parental: Devo ter senha e supervisionar os dispositivos digitais dos meus filhos/filhas ?
Com crianças, é fundamental saber as senhas do dispositivo e das redes sociais, e supervisionar o tempo e a qualidade da interação. Já a partir dos 12 anos, segundo prevê até o Estatuto da Criança e Adolescente, é hora de começar a dar mais privacidade, o que não significa que a supervisão deva deixar de ocorrer.
Sim. Devo supervisionar e olhar todas as informações dos meus filhos no uso da internet independente da idade.
Não, não é necessário supervisionar a internet é segura.
9
Educação sexual e redes sociais
Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
O acesso precoce, irrestrito e não mediado à internet influencia em como se aprende e se manifesta a sexualidade, com destaque para o papel das redes sociais e sites pornográficos. Logo, A sexualidade deve ser abordada de maneira saudável e conforme a faixa etária, de modo que a criança ou adolescente tenha familiaridade com seu próprio corpo, saiba identificar os sinais de mudança e tenha condições de estabelecer os limites entre carinho e abuso.
10
Conhecer os fatores de riscos aumenta nossa segurança digital ?
Um dos desafios para garantir a segurança digital é o fato de que muitos adultos ainda estão aprendendo a lidar com a tecnologia. Desconhecemos riscos, golpes e até mesmo todas as oportunidades que esse mundo oferece. Ou seja, o primeiro passo é ler e aprender sobre o assunto.
Não. O mundo digital é para essa nova geração.