1
A Teoria Cientifica...
Tinha o objetivo principal de aumentar a produtividade por meio da divisão do trabalho, da especialização do operário e da padronização das atividades que faziam, levando a sua principal crítica que é o operário sendo utilizado apenas como uma ferramenta para o aumento da produção, e não como um ser humano.
Tinha o objetivo principal de aumentar a produtividade por meio da divisão do trabalho, da especialização do operário e da padronização das atividades que faziam, assim, os funcionários obtinham mais valorização e a carga horária de trabalho era menor comparado a quando utilizavam métodos de improvisação.
2
A teoria Clássica...
Sucede a Teoria Contingencial, e visa a eficiência da organização através de uma estrutura adequada e variáveis ambientais que devem estar em equilíbrio, pela ênfase que davam a estrutura e funcionamento, os seguidores da teoria eram denominados respectivamente diferenciadores e integradores.
Sucede a Teoria Cientifica, e visa a eficiência da organização através de uma estrutura adequada e um funcionamento compatível com essa estrutura, pela ênfase que davam a estrutura e funcionamento, os seguidores da teoria eram denominados respectivamente anatomistas e fisiologistas.
3
A Teoria das Relações Humanas...
Chama a atenção para os aspectos psicológicos e sociológicos no ambiente de trabalho, enfatizando a variável pessoas no lugar da variável estrutura.
Chama a atenção para os aspectos psicológicos e sociológicos no ambiente de trabalho, enfatizando a sua pouca influência no processo de produção dos funcionários.
4
A Teoria Burocrática...
Visava organizar a empresa e suas atividades para o aumento da produção através da objetificação do funcionário, tendo como objetivo básico a eficiência organizacional.
Visava organizar detalhadamente a empresa e controlar rigidamente suas atividades, tendo como objetivo básico a eficiência organizacional.
5
A Teoria Comportamentalista...
Tinha preocupação com a dinâmica organizacional, também conhecida como teoria behaviorista, deu ênfase ao homem administrativo visando a maneira satisfatória na realização do trabalho.
Tinha preocupação com a estrutura, também conhecida como teoria taylorista, deu ênfase ao homem econômico visando a melhor maneira na realização do trabalho.
6
A Teoria de Sistemas...
Fundamentou-se em 3 premissas básicas: os sistemas existem dentro de sistemas; os sistemas são abertos; e as funções de um sistema são independentes de sua estrutura. Baseia-se no conceito de homem econômico e individual.
Fundamentou-se em 3 premissas básicas: os sistemas existem dentro de sistemas; os sistemas são abertos; e as funções de um sistema dependem de sua estrutura. Baseia-se no conceito de homem funcional, caracterizado pelo relacionamento interpessoal como um sistema aberto.
7
A Teoria Contingencial...
Surgiu por volta dos anos 70 e fala basicamente que a estrutura organizacional de uma empresa vai depender diretamente do ambiente externo, sendo este capaz de modificá-la. Seus pontos positivos são que ela integra todas as outras teorias e não admite conceitos absolutos, mas sim relativos
surgiu por volta dos anos 70 e fala basicamente que a estrutura organizacional de uma empresa vai depender diretamente do ambiente externo, mas sem influência o suficiente para alterar a sua estrutura. Seus pontos positivos são que ela integra todas as outras teorias e não admite conceitos relativos, mas sim absolutos.