1
O mito era considerado uma história sagrada, narrada pelo ________- que supostamente era a pessoa escolhida pelos deuses para transmitir oralmente as narrativas.
Bobo da corte
Poetas
Rapsodo
2
O fato de o rapsodo advir de uma escolha divina, atribuía ao mito o caráter de incontestabilidade, pois os deuses eram inquestionáveis.Importa referir que, além de explicar as origens, a mitologia - o conjunto dessas histórias fantásticas - desempenhavam um papel moral. Esse tipo de narrativa era pertinente para responder aos questionamentos até que, a partir do século VII a.C. as explicações oriundas dessas histórias iam deixando de satisfazer os primeiros filósofos gregos - os pré-socráticos.
Certo
Errado
3
Começando a fazer uso da razão, os filósofos não acreditavam nos mitos e exigiam comprovações.
Errado
Certo
4
O surgimento da Filosofia se deu na Grécia, mais precisamente com a formação da pólis - cidade-estado grega. Lá, os cidadãos discutiam política em público, tentando chegar à melhor forma de organização da sociedade.
Errado
Certo
5
A transição entre o pensamento mítico e o pensamento racional aconteceu de forma progressiva.
Correto
Errado
6
Até a Idade Média não havia diferença entre Filosofia e Ciência. Com o desenvolvimento da análise e investigação, todavia, surgiram a Matemática, a Química, a Geografia, a Sociologia, enfim, as diversas áreas científicas. A Filosofia é, assim, a origem para todas as ciências.
Errado
Certo
7
A filosofia nasceu na __________, no início do século VI a.C. _______ é reconhecido como o primeiro filósofo, apesar disso, foi outro filósofo, _______, que cunhou o termo "filosofia", uma junção das palavras "philos" (amor) e "sophia" (conhecimento), que significa "amor ao conhecimento".
Grécia contemporânea/ Pitágoras/ Tales de Mileto
Grécia antiga/Tales de Mileto/Pitágoras
8
A filosofia é a atividade que se dedica a compreender, identificar e comunicar a realidade através de conceitos lógico-racionais. Ela surgiu do abandono gradativo das explicações dadas pela mitologia (desmitificação) e a busca por um conhecimento seguro.
Errado
Certo
9
A mitologia grega, por se tratar de uma crença politeísta, é composta por uma série de entidades, entre deuses, titãs e outros seres que se relacionavam, faziam surgir e davam sentido ao universo.
Correto
Errado
10
O lógos é identificado como a fala objetiva, clara e ordenada. Assim, o pensamento grego foi abandonando à crença (consciência mítica) para assumir o que "faz sentido" o que possui uma lógica, o que é capaz de ser explicado pelo ser humano (consciência filosófica).
Errado
Correto
11
Muitas vezes conhecido como "milagre grego", o surgimento da filosofia não dependeu de um milagre. Foram uma série de fatores que conduziram à relativização do pensamento, à descrença (desmitificação) e à busca de melhores explicações sobre a realidade. Dentre esses fatores encontram-se:
- O comércio, as navegações e a diversidade cultural
- O surgimento da escrita alfabética
- O surgimento da moeda
- A invenção do calendário
- O surgimento da vida pública (a política)
- O surgimento da razão
- O comércio, as navegações e a diversidade cultural
- O surgimento da escrita alfabética
- O surgimento da moeda
- A invenção do horário
- O surgimento da social
- O surgimento da razão
12
Por conta de sua construção e localização geográfica, a sociedade grega tornou-se um importante centro de comércio e uma potência marítima. Isso fez com que os gregos tivessem contatos com outras culturas. O contato com essa diversidade fez com que eles, a partir da descrença e relativização das culturas alheias, acabasse por relativizar a sua própria.
Certo
Errado
13
O surgimento da vida pública (a política): Com o desenvolvimento da pólis, há uma intensificação a vida pública. Mais habitantes dividem um mesmo espaço (público) e, com isso, suas atenções se voltam para a organização desse espaço (atividade própria da pólis, política). As interações entre as pessoas fazem com que a relação com os deuses e divindades seja relegada a um segundo plano.
Errado
Certo
14
O surgimento da razão A população grega passou a necessitar de explicações melhores que estivessem em conformidade com seu grau de abstração e desmitificação. Com isso, o cidadão grego que, segundo a tradição, não deveria trabalhar (o trabalho era entendido como uma atividade menor, responsabilidade de escravos e estrangeiros), dedicou-se ao ócio contemplativo. Contemplou a natureza e buscou estabelecer relações de causalidade (causa e efeito, "o que causa o que?") e ordenação.
Correto
Errado
15
A investigação sobre a natureza fez com que os filósofos produzissem conhecimento. Inicialmente, a filosofia era uma cosmologia, um estudo sobre o ____ (universo) tendo como base ____ (lógos).
Cosmo/razão
Cromologia/ razão
16
______(estudo sobre os deuses) e a _____(histórias sobre o nascimento dos deuses).
Teogonia/ Teologia
Teologia/ Teogonia