Soldagem dos Aços Inoxidáveis
Soldagem dos Aços Inoxidáveis: – Introdução; – Diagrama de Schaeffler; – Aços Inoxidáveis Ferríticos; – Aços Inoxidáveis Austeníticos; – Aços Inoxidáveis Martensíticos; – Aços Inoxidáveis Duplex; – Aços Inoxidáveis Endurecíveis por Precipitação.
0
0
0
1
Cite uma das principais limitações na soldagem de aços inoxidáveis em relação aos aços carbono?
Maior condutividade térmica e maior resistência elétrica.
Menor condutividade térmica e maior resistência elétrica.
Maior condutividade térmica e menor resistência elétrica.
Menor condutividade térmica e menor resistência elétrica.
2
Cite, pelo menos três, recomendações na soldagem de aços inoxidáveis.
SMAW (eletrodo revestido) para serviços gerais, soldas de campo e fora de posição, GTAW (TIG) para peça de baixa espessura e passe de raiz e GMAW e FCAW (MIG/MAG) para juntas mais espessas.
SMAW (eletrodo revestido) para serviços específicos, soldas de campo e fora de posição, GTAW (TIG) para peça de baixa espessura e passe de raiz e GMAW e FCAW (MIG/MAG) para juntas mais espessas.
SMAW (eletrodo revestido) para serviços gerais, soldas de campo e fora de posição, GTAW (TIG) para peça de grande espessura e passe de raiz e GMAW e FCAW (MIG/MAG) para juntas mais espessas.
SMAW (eletrodo revestido) para serviços gerais, soldas de campo e fora de posição, GTAW (TIG) para peça de baixa espessura e passe de raiz e GMAW e FCAW (MIG/MAG) para juntas mais profundas.
3
Para que serve o Diagrama de Schaeffler na soldagem de aços inoxidáveis?
O diagrama de Shaeffler permite prever o teor de ferrita no metal de solda de aço inoxidável.
O diagrama de Shaeffler permite prever o teor de perlita no metal de solda de aço inoxidável.
O diagrama de Shaeffler permite prever o teor de bainita no metal de solda de aço inoxidável.
O diagrama de Shaeffler permite prever o teor de martensita no metal de solda de aço inoxidável.
4
Quais as limitações do Diagrama de Schaeffler?
Não considera a energia de soldagem, não considera o oxigênio na promoção da austenita à custa da ferrita, e é incorreta nas considerações sobre o manganês e previsões em termos de porcentagem de ferrita.
Não considera a energia de soldagem, não considera o nitrogênio na promoção da austenita à custa da ferrita, e é incorreta nas considerações sobre o manganês e previsões em termos de porcentagem de perlita.
Não considera a velocidade de resfriamento, não considera o nitrogênio na promoção da austenita à custa da ferrita, e é incorreta nas considerações sobre o manganês e previsões em termos de porcentagem de ferrita.
Não considera a velocidade de resfriamento, não considera o oxigênio na promoção da austenita à custa da ferrita, e é incorreta nas considerações sobre o manganês e previsões em termos de porcentagem de perlita.
5
O que é o número de ferrita (FN)?
É o teor de perlita de um metal de solda determinado.
É o teor de bainita de um metal de solda determinado.
É o teor de ferrita de um metal de solda determinado.
É o teor de martensita de um metal de solda determinado.
6
Quais as dificuldades na soldagem de aços inoxidáveis ferríticos, e quais as aplicações mais apropriadas para esses tipos de aços?
Apresentam grande perda de ductilidade, tenacidade e resistência a corrosão da região da solda, devido a formação de uma estrutura de granulação grosseira. São mais apropriadas em aplicações de pequena responsabilidade.
Apresentam grande perda de elasticidade, tenacidade e resistência a corrosão da região da solda, devido a formação de uma estrutura de granulação grosseira. São mais apropriadas em aplicações de pequena responsabilidade.
Apresentam grande perda de elasticidade, tenacidade e resistência a corrosão da região da solda, devido a formação de uma estrutura de granulação fina. São mais apropriadas em aplicações de pequena responsabilidade.
Apresentam grande perda de ductilidade, tenacidade e resistência a corrosão da região da solda, devido a formação de uma estrutura de granulação fina. São mais apropriadas em aplicações de maior responsabilidade.
7
O que pode causar o pré-aquecimento na soldagem dos aços inoxidáveis austeníticos?
Pode causar perda daductilidade intergranular.
Pode causar perda da resistência plástica intergranular.
Pode causar perda da resistência mecânica intergranular.
Pode causar perda da resistência à corrosão intergranular.
8
Qual limitação de aplicação (desvantagem) apresentam os aços inoxidáveis austeníticos?
São mais caros que os ferriticos e martensíticos, e são inadequados para ambientes com cloretos e ambientes cáusticos,
São mais caros que os perliticos e martensíticos, e são inadequados para ambientes com cloretos e ambientes náusticos,
São mais caros que os ferriticos e bainiticos, e são inadequados para ambientes com cloretos e ambientes cáusticos,
São mais caros que os ferriticos e bainiticos, e são inadequados para ambientes com cloretos e ambientes náusticos,
9
Que tipos de consumíveis devem ser usar para soldar aços inoxidáveis martensíticos?
Deve-se soldar com metal adição similar, que permite resistência mecânica e resposta ao tratamento térmico similares ao do metal base.
Deve-se soldar com metal adição similar, que permite resistência à corrosão e resposta ao tratamento térmico similares ao do metal base.
Deve-se soldar com metal adição similar, que permite resistência à corrosão e resposta ao tratamento térmico similares ao do metal adição.
Deve-se soldar com metal adição similar, que permite resistência mecânica e resposta ao tratamento térmico similares ao do metal adição.
10
Que cuidado deve ser tomado ao selecionar consumíveis para a soldagem de aços inoxidáveis duplex?
Selecionar consumível que obtenha um balanço de fase adequado no metal depositado e que forneça uma resistência mecânica pelo menos igual ao metal base.
Selecionar consumível que obtenha um balanço de fase adequado no metal depositado e que forneça uma resistência à corrosão pelo menos igual ao metal base.
Selecionar consumível que obtenha um balanço de fase adequado no metal depositado e que forneça uma resistência à precipitação pelo menos igual ao metal base.
Selecionar consumível que obtenha um balanço de fase adequado no metal depositado e que forneça uma resistência a corrosão pelo menos maior ao metal base.