Sociologia - capítulo 2
Viver em sociedade: desafios e perspectivas das Ciências Sociais.
0
0
0
1
A respeito das transformações da sociedade vivenciadas pela humanidade descritas no texto página 44 e 45, indique a alternativa falsa:
A principal função dos meios de comunicação é alertar para os critérios utilizados na hora de escolher em qual escola matricular-se para não ficar desinformado.
O século XX e as duas primeira décadas do século XXI apresentaram profundas e intensas transformações no modo de viver em sociedade: fronteiras e alianças entre países se alteram; as grandes potências tentam manter sua posição dominante; muitos povos e nações clamam por paz e justiça; avanços tecnológicos surpreendem; as estruturas familiares se diversificam; regimes políticos entram em colapso, etc.
Estamos imersos em mudanças que afetam nossos hábitos, costumes, modo de pensar, estilo de vida, visão do mundo, forma de organizar a vida coletiva.
As mudanças sociais resultam de fatores culturais, políticos, econômicos, religiosos que intervêm nas diversas dimensões da sociedade, dando-lhe outro sentido.
2
No jornal, uma notícia chama a atenção ao informar que uma professora do Ensino Médio a postar na internet os conteúdos das aulas e as atividades a serem realizadas pelos alunos. Segundo a matéria jornalística, além de fortalecer a participação dos alunos nas atividades escolares, a iniciativa estimulou adesão de alguns pais e ex-alunos. Formou-se o que podemos chamar de:
um "grupo social novo" que querem abrir uma escola.
um "grupo de interesse". Revela algo da sociedade em que vivemos: estamos em interação constante, cada vez mais por meio de novas formas de redes sociais de comunicação.
um "grupo social da juventude", que demonstram interesses particulares.
um "grupo de jovens da igreja", que resolveram ser solidários com a escola do bairro.
3
É em princípio uma teia de relações sociais, voluntárias e contratuais, que envolve comunicação, consenso e diferenças entre os indivíduos e os grupos sociais. Estes mantêm laços linguísticos, culturais e no modo como se relacionam e trabalham. São portanto, componentes fundamentais da vida social, EXCETO:
Comunicação.
Relações sociais.
Interação.
Acesso a internet.
4
Livro página 47. Ainda sobre a vida em sociedade, indique a alternativa FALSA.
Na sociedade e nos processos de sociabilidade, a interação social destaca-se como meio de manter unidos os grupos e a trama das relações sociais, sejam elas harmoniosas, sejam conflituosas.
Na aproximação, as pessoas podem se valer do contato face a face ou e outros meios - dos sinais de fumaça no passado à atualíssima comunicação virtual. Os seres humanos formam unidades sociais, como famílias e associações diversa que atendem de forma organizada às suas necessidades básicas. Essa capacidade de constituir grupos mostra que somo seres gregários.
Quando o agrupamento de pessoas faz circular as informações estabelecendo redes sociais em que os indivíduos compartilham interesse, gostos, opiniões temos o fenômeno da sociabilidade.
O que vale em uma sociedade são os interesses individuais, o fato de existir já é condição de vida social.
5
Como as relações entre indivíduos e entre os grupos não acontecem em um plano de igualdade, mas a partir de posições sociais hierarquizadas, elas implicam relações de poder, que são exemplos, EXCETO:
a reprodução de comportamentos variados, como a moda e outras formas de consumo
a concorrência entre as empresas.
a sobreposição e subordinação na relação patrão e empregado.
a relação mãe e filho
6
Constituem relações de poder, exceto:
O trabalho de um mecânico em sua oficina
uma escola onde interagem professores e alunos.
A divisão do trabalho em diferentes tarefas e cargos; a formação de partidos políticos; a organização de uma comunidade religiosa.