Situação de desastres e a atuação do psicólogo.
UniFg - Psicológia Discentes: Ester, Fabia e Edimilla
0
0
0
1
Acerca dos deveres fundamentais do psicólogo, de acordo com seu código de ética, julgue os itens a seguir. É dever do psicólogo prestar serviços em quaisquer situações de calamidade pública ou de emergência, sem visar benefício pessoal, oferecendo-se em auxílio assistencial e não profissional, abstendo-se de aplicar técnicas psicológicas.
Errado
Certo
2
Situações de emergência e desastres trazem efeitos impactantes sobre indivíduos, comunidades e nações, pois causam medo, insegurança e desequilíbrio. Lidar com o sofrimento em situações de emergência requer uma forma particular de atuação. Seria de seis meses e com uso de intervenção relativa, por meio de instrumentos de que a psicologia dispõe, para que os atingidos possam eliminar lembranças traumáticas.
Errado
Certo
3
A ação do psicólogo em situações de desastres, deve estar articuladas de maneira integral a uma estratégia que envolva diferentes atores na resposta do desastres, não agindo sozinho ou desconhecendo as demandas geradas pelos desastres.
Errado
Certo
4
Não existe uma única forma de aplicar a Psicologia em situações de desastres e o perfil do psicólogo costuma relacionar-se à etapa da emergência na qual ele intervém.
Errado
Certo
5
A Psicologia possui referenciais teóricos incipientes e pouco embasamento científico para avançar no processo de intervenção sociocultural nas situações de emergências e desastres, uma vez que esta é uma área emergente da psicologia.
Certo
Errado