1
O estrogênio é um hormônio produzido nos ovários que influencia as características sexuais secundárias femininas( desenvolvimento das mamas, alargamento dos quadris, pelos pubianos e o espessamento do endométrio) e a progesterona mantém o espessamento do endométrio
Falso
Verdadeiro
2
A testosterona é o hormônio responsável pelo crescimento da barba, de pelos pubianos,pela voz grave e pelo aumento de massa muscular nos meninos
Falso
Verdadeiro
3
O epidídimo é um pequeno tubo que se conecta aos testículos e é responsável pelo armazenamento e maturação dos espermatozoides.
Verdadeiro
Falso
4
A próstata é uma glândula que produz um líquido que ajuda na agilidade e protege os espermatozoides durante a ejaculação.
Falso
Verdadeiro
5
O saco escrotal é uma estrutura que abriga os testículos e ajuda a manter uma temperatura ligeiramente mais baixa do que o corpo para preservar a qualidade dos espermatozoides.
Falso
Verdadeiro
6
A vesícula seminal é uma glândula que produz um fluido seminal rico em nutrientes que ajuda a nutrir,a ativar e a proteger os espermatozoides durante a ejaculação.
Falso
Verdadeiro
7
A glândula bulbouretral, produz um líquido que lubrifica a uretra antes da ejaculação e neutraliza a acidez residual na uretra, preparando o caminho para os espermatozoides.
Verdadeiro
Falso
8
O que é o sistema reprodutor feminino?
É o ciclo mentrual
O sistema reprodutor feminino é um conjunto de órgãos e estruturas responsáveis pela reprodução nas mulheres.
9
Quais são os principais órgãos do sistema reprodutor feminino?
Os principais órgãos do sistema reprodutor feminino incluem os ovários, tubas uterinas, útero, vagina e vulva (grandes lábios, os pequenos lábios e o clitóris)
Os principais órgãos do sistema reprodutor feminino incluem os epidídimo, tubas uterinas, útero, vagina e vulva (grandes lábios, os pequenos lábios e o clitóris)
10
Qual é a função dos ovários no sistema reprodutor feminino?
Os ovários são responsáveis pela produção de óvulos e espermatozoides e pela secreção de hormônios, como o estrogênio e a progesterona.
Os ovários são responsáveis pela produção de óvulos e pela secreção de hormônios, como o estrogênio e a progesterona.
11
Explique o ciclo menstrual
O ciclo menstrual se inicia quando o LH age no ovário promovendo a maturaçãos do folículo ovariano, esse folículo em desenvolvimento produz estrógeno, queestimula o espessamento do endométrio no útero, que quando atinge sua quantidade máxima, faz com que a hipófise libere FSHpara que ocorra a ovulação (liberação do óvulo pelo folículo ovariano durante o ciclo menstrual). Quando o nível de estrógeno diminui e o folículo passa a ser chamado de corpo amarelo ele começará a produzir estrogênio e progesterona para manter o endómétrio espesso. Se não ocorrer a ovulção, o corpo lúteo regride, provocando a queda da quantidade de progesterona no sangue, que irá determinar o início da menstruação, fase em que ocorre a descamação do endomédrio, marcando o último dia do ciclo mentrual ( Lembrando que ele dura 30 dias normalmente)
O ciclo menstrual se inicia quando o FSH age no ovário promovendo a maturaçãos do folículo ovariano, esse folículo em desenvolvimento produz estrógeno, queestimula o espessamento do endométrio no útero, que quando atinge sua quantidade máxima, faz com que a hipófise libere LH para que ocorra a ovulação (liberação do óvulo pelo folículo ovariano durante o ciclo menstrual). Quando o nível de estrógeno diminui e o folículo passa a ser chamado de corpo amarelo ele começará a produzir estrogênio e progesterona para manter o endómétrio espesso. Se não ocorrer a ovulção, o corpo lúteo regride, provocando a queda da quantidade de progesterona no sangue, que irá determinar o início da menstruação, fase em que ocorre a descamação do endomédrio, marcando o primeiro dia do ciclo mentrual ( Lembrando que ele dura 28 dias normalmente)
12
Explique o processo desde a ovulação até a nidação.
Quando a quantidade de estrógeno atinge seu máximo, a hipófise libera FSH para que ovócito primário seja liberado do folículo,ocorrendo assim a ovulação. O nível de estrógeno aumenta e o folículo passa a se chamar corpo lúteo ou corpo amarelo. Ele além de produzir o estrógeno, produzirá a progesterona, que mantém o endométrio aderido ao útero. Após a ovulação, as tubas uterinas levam o embrião ao endométrio ocorrendo a nidação( inserção do embrião no endométrio)
Quando a quantidade de estrógeno atinge seu máximo, a hipófise libera LH para que ovócito secundário seja liberado do folículo,ocorrendo assim a ovulação. O nível de estrógeno diminui e o folículo passa a se chamar corpo lúteo ou corpo amarelo. Ele além de produzir o estrógeno, produzirá a progesterona, que mantém o endométrio aderido ao útero. após a ovulação, as tubas uterinas levam o embrião ao endométrio ocorrendo a nidação( inserção do embrião no endométrio)
13
Qual é a função das tubas uterinas?
As tubas uterinas transportam os óvulos para o colo do útero e são o local onde a fertilização geralmente ocorre se um espermatozoide encontrar um óvulo.
As tubas uterinas transportam os óvulos dos ovários para o útero e são o local onde a fertilização geralmente ocorre se um espermatozoide encontrar um óvulo.
14
Qual a função da vagina ou canal vaginal?
Contrair-se durante o parto e pela descamação do revestimento durante a menstruação.
Acomodar o pênis durante a relação sexual, saída da menstruação e saída do bebê no parto normal.
15
Por que há gêmeos absolutamente iguais e outros completamente diferentes?
Há dois tipos de gêmeos, os univitelinos (idênticos) e os bivitelinos ( fraternos), isso acontece, pois enquanto os umivitelinos são formado por um único óvulo fecundado que se divide em duas massas celulares, já os bivitelinos são formados pr dois óvulos diferentes, cada um com seus espermatozoides, formando dois gêmeos fraternos
Há dois tipos de gêmeos, os univitelinos (idênticos) e os bivitelinos ( fraternos), isso acontece, pois enquanto os univitelinos são formados pr dois óvulos diferentes, cada um com seus espermatozoides , já os bivitelinos são formado por um único óvulo fecundado que se divide em duas massas celulares, formando dois gêmeos fraternos
16
O que é o HIV? E qual doença ele pode trazer?
O HIV não pode ser transmitido através do contato casual, como apertos de mão, abraços, compartilhamento de talheres ou tosse/espirros. Ele é transmitido principalmente através de relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de agulhas contaminadas com sangue infectado ou de mãe para filho durante o parto ou amamentação. É importante praticar sexo seguro e tomar precauções para evitar a transmissão do HIV.
HIV é uma das IST's que afeta linfócitos T (células de defesa), fazendo com que a pessoa tenha perda progressiva de imunidade, podendo causar AIDS
17
Marque a alternativa correta
HIV pode ser transmitido através de sexo sem proteção, leite materno, seringas compartilhadas, de mãe HIV positivo para seu bebê durante a gravidez ou parto. HIV não é transmitivo através de sexo sem camisinha, bijo, aperto de mão, pelo ar ou pela água, abraço, compartilhamento de talheres e utensílios e uso coletivo de banheiro, piscina ou assente de ônibus.
HIV pode ser transmitido através desexo sem camisinha, bijo, aperto de mão, pelo ar ou pela água, abraço, compartilhamento de talheres e utensílios e uso coletivo de banheiro, piscina ou assente de ônibus.HIV não é transmitivo através de exo sem proteção, leite materno, seringas compartilhadas, de mãe HIV positivo para seu bebê durante a gravidez ou parto.
18
Relacione as estruturas com suas funções
I- Placenta-> troca de nutrientes, gases e excretas entre mãe e feto.
II- Cordão Umbilical -> ligação entre a placenta e o embrião e permite passagem de substâncias
III- Cavidade Amniótica -> protege contra choques mecânicos e regula a temperatura corpórea do bebê
IV - Âmnio -> Bolsa repleta de líquido que protege o feto
I- Placenta-> troca de nutrientes, gases e excretas entre mãe e feto.
II- Cordão Umbilical -> ligação entre a placenta e o embrião e permite passagem de substâncias
III- Cavidade Amniótica -> Bolsa repleta de líquido que protege o feto
IV - Âmnio -> protege contra choques mecânicos e regula a temperatura corpórea do bebê