1
A alternativa que corresponde à correta definição da regra de Hund, é:
Orbital é a região do espaço de maior probabilidade para localizar um elétron, podendo conter no máximo dois, preenchidos um a um.
Os elétrons de um mesmo orbital devem sempre apresentar spins contrários e ser preenchido simultaneamente como um par eletrônico, para depois serem completados com os elétrons restantes de spin contrário.
Os subníveis s, p, d e f comportam, respectivamente, até 2, 6, 10, 14 elétrons, que devem ser preenchidos obedecendo a máxima multiplicidade Hundiniana, com spins contrários e simultâneos.
O orbital s tem forma esférica e o p a forma de halteres, devendo ser primeiro preenchido os orbitais s e posteriormente os orbitais p.
Todos os orbitais de um subnível são primeiramente semipreenchidos com elétrons de mesmo spin, para depois serem completados com os elétrons restantes de spin contrário.
2
Sobre o elemento químico vanádio, de número atômico 23, são feitas as seguintes afirmações: I. A camada de valência do vanádio possui três (3) elétrons; II. Possui onze (11) elétrons na terceira camada eletrônica; III. Os quatro números quânticos para os elétrons da última camada são : 3 ; 2 ; 0 ; + 1/2; IV. A camada de valência do vanádio possui dois (2) elétrons. Indique a alternativa correta:
somente as afirmações I e IV estão corretas;
somente as afirmações II e IV estão corretas;
somente as afirmações I e II estão corretas;
somente as afirmações III e IV estão corretas;
somente as afirmações I e III estão corretas;
3
O diagrama representa a distribuição eletrônica do átomo de níquel. Assinale a alternativa que corresponde ao conjunto dos números quânticos do elétron de diferenciação desse átomo e o seu numero atômico. Obs.: considerar (-1/2) para baixo
n = 1; l= 1 ; m = +1; s = -1/2 e Z = 27
n = 3; l= 0 ; m = -1; s = +1/2 e Z = 30
n = 1; l= 0 ; m = 0; s = -1/2 e Z = 29
n = 3; l= 2 ; m = +2; s = +1/2 e Z = 31
n = 3; l= 2 ; m = 0; s = -1/2 e Z = 28
4
Assinale o que for correto.
Alotropia é o fenômeno em que o mesmo elemento químico constitui substâncias compostas diferentes.
Substâncias simples são aquelas formadas por diversos elementos químicos, ou seja, por diferentes tipos de átomos.
A passagem da água sólida para a água líquida é uma transformação química.
Um mol de O2(g) equivale a 6,02x10^23 átomos de oxigênio.
Átomos com diferentes números de prótons mas que possuem o mesmo número de massa são chamados de isóbaros.
5
No fim do século XIX, Thomson realizou experimentos em tubos de vidro que continham gases a baixas pressões, em que aplicava uma grande diferença de potencial. Isso provocava a emissão de raios catódicos. Esses raios, produzidos num cátodo metálico, deslocavam-se em direção à extremidade do tubo (E). (Na figura, essa trajetória é representada pela linha tracejada X.) Nesses experimentos, Thomson observou que I) a razão entre a carga e a massa dos raios catódicos era independente da natureza do metal constituinte do cátodo ou do gás existente no tubo; e II) os raios catódicos, ao passarem entre duas placas carregadas, com cargas de sinal contrário, se desviavam na direção da placa positiva. (Na figura, esse desvio é representado pela linha tracejada Y.) Considerando-se essas observações, é CORRETO afirmar que os raios catódicos são constituídos de
prótons.
ânions.
nêutrons
elétrons.
cátions.
6
Em 1905 Albert Einstein publicou um artigo fornecendo uma explicação simples de um problema que intrigava os cientistas desde 1827: a existência dos átomos. Analise as afirmativas a seguir à luz das teorias atômicas: I. Rutherford, com base em seus experimentos, defendeu um modelo atômico no qual os prótons estariam confinados em um diminuto espaço, denominado núcleo, ao redor do qual estariam dispersos os nêutrons. II. A teoria de Rutherford não explicava a estabilidade da estrutura atômica. Para completar o modelo proposto, Bohr elaborou uma teoria sobre a distribuição e o movimento dos elétrons. III. É importante conhecer a distribuição eletrônica, ou seja, as prováveis posições dos elétrons em um átomo, porque, a partir dela, pode-se prever a reatividade de um dado elemento. IV. Hoje, o modelo atômico de Bohr é conhecido como modelo atômico atual, ou modelo do orbital. Somente são CORRETAS as afirmativas:
II e III
I, II e III
I e II
II, III e IV
III e IV
7
Responda com base nas informações: I. a diferença entre a segunda e a primeira energia de ionização (E2 – E1) é maior no magnésio (Z=12) do que no sódio Z=11); II. o flúor é mais eletronegativo que o cloro; III. a segunda energia de ionização de qualquer átomo é sempre maior que a primeira; IV. num período, o raio atômico cresce com o número de elétrons da última camada; V. num mesmo período, a eletroafinidade cresce com o número de elétrons da última camada. As afirmações corretas são:
I, IV e V;
II, III e V;
II e V;
III e V;
I e V
8
Qual a afirmação correta? Quanto maior a energia de ionização de um elemento químico maior é a sua tendência para:
ganhar elétrons e formar cátions;
ganhar elétrons e formar ânions;
em apresentar um raio atômico menor
perder elétrons e formar ânions;
perder elétrons e formar cátions;
9
Um elemento X é isóbaro do cálcio (número de massa = 40) e isótono do elemento potássio (número de massa 41 e número de prótons 19) . Sobre esse elemento, fazem-se as seguintes afirmativas: I. Pertence ao 3º período da tabela periódica. II. É um elemento representativo que apresenta dois elétrons de valência. III. Apresenta o último orbital p completo. São corretas as afirmativas:
I e III;
II apenas;
I e II;
II e III;
todas estão corretas
10
Elementos alcalinos e alcalino-terrosos têm em comum o fato de:
serem pouco reativos.
serem não-metálicos.
ocuparem a região central da Tabela Periódica
existirem livres na natureza.
formarem cátions.
11
A posição dos elementos químicos na tabela periódica permite prever que resulta num composto iônico a combinação entre:
nitrogênio(Z=7) e cloro(Z=17)
fósforo(Z=15) e iodo(Z=53)
hidrogênio(Z=1) e oxigênio(Z=8)
cálcio(Z=20) e flúor(Z=9)
carbono(Z=6) e hidrogênio(Z=1)
12
Um elemento químico A, de número atômico 11, um elemento químico B, de número atômico 8, e um elemento químico C, de número atômico 1, combinam-se formando o composto ABC. As ligações entre A e B e entre B e C, no composto, são, respectivamente:
iônica, covalente polar
iônica, iônica
metálica, iônica.
covalente polar, covalente polar.
covalente polar, covalente apolar
13
As unidades constituintes dos sólidos óxido de magnésio, iodo e platina são, respectivamente:
moléculas, íons e átomos.
íons, moléculas e átomos.
moléculas, átomos e íons.
átomos, íons e moléculas.
íons, átomos e moléculas.