SIMULADO DE PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Esse simulado será com questões de provas passadas em processos seletivos e concursos para professor de Educação Física. O teor das questões versará sobre a Legislação Educacional Brasileira.
0
0
0
1
Questão da prova IFMS - 2019 - O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul faz parte da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que possui uma relevância histórica para a educação brasileira. A respeito da criação da Rede Federal, analise os fatos históricos dispostos nas proposições abaixo e assinale a alternativa correta: I. Ano de 1909 – Surgiram as Escolas de Aprendizes e Artífices, por meio do Decreto nº 5.154, de 23 de setembro de 1909, destinadas ao ensino profissional, primário e gratuito. II. Ano de 1941 – Surgiram várias leis que remodelaram o ensino no país, conhecidas como a Reforma Capanema. O ensino profissional passou a ser considerado de nível médio, o ingresso nas escolas industriais passou a depender de exames de admissão e os cursos foram divididos em quatro níveis, correspondentes aos dois ciclos do novo ensino médio. III. Ano de 1942 – As Escolas de Aprendizes e Artífices foram transformadas em Escolas Industriais e Técnicas, por meio do Decreto nº 4.127, de 25 de fevereiro de 1942, e passaram a oferecer a formação profissional em nível equivalente ao do secundário. IV. Ano de 1959 – As Escolas Industriais e Técnicas foram transformadas em autarquias, passando à denominação de Escolas Técnicas Federais, com autonomia didática e de gestão. V. Ano de 1978 – As Escolas Técnicas Federais do Paraná, Minas Gerais e São Paulo foram transformadas em Centros Federais de Educação Tecnológica e receberam mais uma atribuição: formar engenheiros de operação e tecnólogos.
As proposições III e IV são verdadeiras.
As proposições I, II e III são verdadeiras.
Somente a proposição I é verdadeira.
As proposições II, IV e V são verdadeiras.
As proposições III, IV e V são verdadeiras.
2
Questão da prova IFMS - 2019: A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 −conhecida como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) −, já sofreu alterações durante os seus mais de vinte anos de vigência. Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa que NÃO condiz com o texto da LDB e suas alterações.
Art. 39. A educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia. § 1º Os cursos de educação
profissional e tecnológica poderão ser organizados por eixos tecnológicos, possibilitando a construção de diferentes itinerários formativos, observadas as normas do respectivo sistema e nível de ensino. § 2º A educação profissional e
tecnológica abrangerá os seguintes cursos: I – de formação inicial e continuada ou qualificação profissional; II – de educação profissional técnica de nível médio; III – de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação. § 3º Os cursos de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação organizar-se-ão, no que concerne a objetivos, características e duração, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação.
Art. 37. A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria e constituirá instrumento para a educação e a aprendizagem ao longo da
vida. § 1º Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.§ 2º O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si.§ 3o A educação de jovens e adultos deverá articular-se, preferencialmente, com a educação profissional, na forma do regulamento.
Art. 44. A educação superior abrangerá os seguintes cursos e programas: I - cursos
seqüenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, desde que tenham concluído o ensino médio ou equivalente; II - de graduação, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo; III - de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das
instituições de ensino; IV - de extensão, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituições de ensino.
Art. 7º-A Ao aluno regularmente matriculado em instituição de ensino pública ou privada, de qualquer nível, é assegurado, no exercício da liberdade de consciência e de crença, o direito de, mediante prévio e motivado requerimento, ausentar-se de prova ou de aula marcada para dia em que, segundo os preceitos de sua religião,
seja vedado o exercício de tais atividades, devendo-se-lhe atribuir, a critério da instituição e sem custos para o aluno, uma das seguintes prestações alternativas, nos termos do inciso VIII do caput do art. 5º da Constituição Federal: I -
prova ou aula de reposição, conforme o caso, a ser realizada em data alternativa, no turno de estudo do aluno ou em outro horário agendado com sua anuência expressa; II - trabalho escrito ou outra modalidade de atividade de pesquisa,
com tema, objetivo e data de entrega definidos pela instituição de ensino.
Art. 36-B. A educação profissional técnica de nível médio será desenvolvida nas seguintes formas: I - articulada com o ensino médio; II - subseqüente, em cursos destinados a quem já tenha concluído o ensino médio; III - integrada, oferecida a quem já tenha concluído o ensino fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, efetuando-se matrícula única para cada aluno; IV - concomitante, oferecida a quem ingresse no ensino médio ou já o esteja cursando, efetuandose obrigatoriamente a matrícula única para o curso, e podendo ocorrer: a) na mesma instituição de ensino, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis; b) em instituições de ensino distintas, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis; c)
em instituições de ensino distintas, mediante convênios de intercomplementaridade, visando ao planejamento e ao desenvolvimento de projeto pedagógico unificado.
3
Questão da prova IFMS - 2019: Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), publicada pelo IBGE em 2017, apontam que “em 2016, cerca de 66,3 milhões de pessoas de 25 anos ou mais de idade (ou 51% da população adulta) tinham concluído apenas o ensino fundamental. ” No Nordeste, 52,6% sequer haviam concluído o ensino fundamental. E no Sudeste, 51,1% tinham pelo menos o ensino médio completo”. Segundo a legislação brasileira o ensino fundamental e médio são etapas que compõem a educação básica obrigatória e gratuita, de responsabilidade do Estado e da família, assegurados, inclusive, para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria. No contexto das desigualdades educacionais é que se instituiu o Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006, que dispõe sobre o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Com relação ao que dispõe o Decreto nº 5.840/2006, analise as alternativas abaixo e assinale a INCORRETA:
Os cursos e programas do PROEJA deverão ser oferecidos, em qualquer caso, a partir da construção prévia de projeto pedagógico integrado único, inclusive quando envolver articulações interinstitucionais ou intergovernamentais.
O PROEJA abrange os seguintes cursos e programas de educação profissional: formação inicial e continuada de trabalhadores; e educação profissional técnica de nível médio.
Os cursos e programas do PROEJA deverão considerar as características dos jovens e adultos atendidos, e poderão ser articulados: ao ensino fundamental ou ao ensino médio, objetivando a elevação do nível de escolaridade do trabalhador,
no caso da formação inicial e continuada de trabalhadores
As instituições federais de educação profissional deveriam disponibilizar ao PROEJA, no ano de 2006, no mínimo 15% (quinze por cento) do total das vagas de ingresso da instituição, ampliando essa oferta a partir do ano de 2007.
As instituições federais de educação profissional deveriam implantar cursos e programas regulares do PROEJA até o ano de 2007.
4
Questão da prova IFMS - 2019: Segundo o artigo 1º da Lei nº 9.394/1996, “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”. Considerando que nos Institutos Federais a educação física é componente curricular obrigatório nos cursos técnicos, tal disciplina, para estar em consonância com o parágrafo 2º do referido artigo, deverá vincular-se ao:
mundo do trabalho e à prática social.
mercado de trabalho e à prática corporal.
mercado de trabalho e à prática laboral.
mercado de trabalho e à prática social.
mundo atual e à prática cotidiana.
5
Questão da prova IFMS - 2019: Segundo o parágrafo 3º do artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, “a educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno”:
que seja portador de afecções congênitas ou adquiridas.
que tenha prestado serviço militar inicial.
que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a quatro horas.
maior de dezoito anos de idade.
que seja gestante.
6
Questão da prova IFMS - 2019: Segundo dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), em 2017 aproximadamente 18% dos brasileiros eram obesos e 54% da população apresentavam sobrepeso. De encontro a essa situação incorporou-se o parágrafo 9º-A ao Artigo 26 da Lei n. 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB). Com essa determinação, a LDB estabelece a:
inclusão da medida de Índice de Massa Corporal (IMC) entre os temas transversais da Base Nacional Comum Curricular.
obrigatoriedade da disciplina educação física em todos os anos do ensino médio.
obrigatoriedade de, no mínimo, duas aulas semanais da disciplina educação física.
inclusão da educação alimentar e nutricional entre os temas transversais da Base Nacional Comum Curricular.
obrigatoriedade da disciplina educação física em todos os níveis da educação.
7
Questão da prova IFMS - 2019: No que concerne à abordagem do esporte na escola, de acordo com o artigo 27 da LDB (Lei nº 9.394/1996), os conteúdos curriculares da educação básica observarão, ainda, a seguinte diretriz:
Promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não formais.
Promoção do desporto de participação e apoio às práticas desportivas formais.
Promoção do desporto de rendimento e apoio às práticas desportivas não formais.
Promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas formais.
Promoção do desporto de formação e apoio às práticas desportivas não formais.
8
Questão da prova PMF - 2023: Segundo a BNCC (2017), na unidade temática práticas corporais de aventura, exploram-se expressões e formas de experimentação corporal centradas nas perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador. Nesse contexto, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona as classificações às atividades: Primeira coluna: Classificação 1.Práticas de aventura na natureza. 2.Práticas de aventura urbanas. Segunda coluna: Atividades (__) Parkour (__) Rapel (__) Tirolesa (__) Skate Assinale a alternativa que apresenta correta associação entre as colunas:
2 - 2 - 1 - 1.
1 - 2 - 2 - 1.
2 - 1 - 2 - 1.
2 - 1 - 1 - 2.
1 - 2 - 1 - 2.
9
Questão da prova da PMF - 2023: Com base na BNCC (2017), são competências específicas, entre outras, da Educação Física para o ensino fundamental: I.Interpretar e recriar os valores, os sentidos e os significados atribuídos às diferentes práticas corporais, bem como aos sujeitos que delas participam. II.Usufruir das práticas corporais de forma autônoma para potencializar o envolvimento em contextos de lazer, ampliar as redes de sociabilidade e a promoção da saúde. III.Reconhecer o acesso às práticas corporais como direito do cidadão, propondo e produzindo alternativas para sua realização no contexto comunitário. É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
I, II e III.
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
10
Questão da prova da PMF - 2023: Os princípios de gestão escolar democrática e participativa, defendidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, envolvem uma série de questões. Uma delas é apresentada a seguir: É um documento no qual são expressos objetivos, metas e diretrizes e no qual se expressa a autonomia da gestão administrativa e pedagógica da escola, por meio do planejamento de ações que estejam alicerçadas nas demandas e particularidades pedagógicas e identitárias de toda a comunidade escolar. Deve ser um documento vivo e elaborado de forma participativa. O texto apresentado se refere ao seguinte elemento da gestão escolar democrática e participativa:
Plano de ensino.
Conselho escolar.
Contrato didático.
Currículo.
Projeto Político Pedagógico - PPP.
11
Questão da prova PMF - 2023: Acerca da Lei n.º 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, em seu art. 75, há a afirmação de que a ação ___________________________ da União e dos Estados será exercida de modo a corrigir, progressivamente, as disparidades de acesso e garantir o padrão mínimo de qualidade de ensino. Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna no excerto:
consuetudinária e integradora
supletiva e redistributiva
processual e complementar
declaratória e subsidiária
constitucional e governamental
12
Questão da prova da PMF - 2023: O documento BNCC e os Documentos Curriculares Municipais da Educação Infantil de Florianópolis: Recontextualização Curricular (2021) é a materialização de um processo formativo concretizado por meio de estudos, análises, reflexões e sistematizações. Ao encontro disso, um dos seus propósitos é fundamentado e explicitado na seguinte citação:
Por se constituir em uma política nacional, a implementação da BNCC requer o monitoramento pelo MEC em colaboração com os organismos nacionais da área − CNE, Consed e Undime (BNCC, 2017).
Em um país com a dimensão e a desigualdade do Brasil, a permanência e a sustentabilidade de um projeto como a BNCC dependem da criação e do fortalecimento de instâncias técnico-pedagógicas nas redes de ensino, priorizando aqueles com menores recursos, tanto técnicos quanto financeiros (BNCC, 2017).
O Brasil, ao longo de sua história, naturalizou desigualdades educacionais em relação ao acesso à escola, à permanência dos estudantes e ao seu aprendizado. São amplamente conhecidas as enormes desigualdades entre os grupos de estudantes definidos por raça, sex0 e condição socioeconômica de suas famílias (BNCC, 2017).
O MEC deve fomentar as inovações e a disseminação de casos de sucesso; o apoio a
experiências curriculares inovadoras; a criação de oportunidades de acesso a conhecimentos e experiências de outros países; e, ainda, o fomento de estudos e pesquisas sobre currículos e temas afins (BNCC, 2017).
No Brasil, um país caracterizado pela autonomia dos entes federados, acentuada diversidade cultural e profundas desigualdades sociais, os sistemas e redes de ensino devem construir currículos e as escolas precisam elaborar propostas pedagógicas
que considerem as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes, assim como suas identidades linguísticas, étnicas e culturais (BNCC, 2017).
13
Questão prova PMF - 2024: Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o que é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho?
Competência
Meritocracia
Coformação
Segregação
Conformação
14
Questão da prova do CNU - 2024: A partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, houve o reconhecimento da propriedade definitiva das terras aos grupos étnico-raciais que, mediante autoatribuição, possuem uma trajetória histórica própria, relações territoriais específicas e ancestralidade negra de resistência à opressão histórica sofrida no país desde a escravidão. A questão da consciência da identidade coletiva está presente na caracterização dos remanescentes das comunidades dos quilombos, que, em termos legais, é atestada por:
autodefinição da própria comunidade
pesquisa genealógica das famílias
dados biográficos de cada indivíduo
análise prosopográfica do grupo social
estudo antropológico da cultura do povo
15
Questão da prova do CNU - 2024: A partir do final dos anos 1970 aos anos 1980, houve grande mobilização indígena e indigenista no Brasil em favor da garantia de direitos dos povos indígenas, entre os quais se encontra o direito à educação diferenciada. As lutas por respeito às diferenças resultaram, em 1988, no dispositivo constitucional que assegurou às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem no ensino fundamental. Esse dispositivo expressou uma nova orientação na abordagem das questões indígenas no país nos processos de escolarização. A legislação educacional brasileira passou a incorporar as discussões dos campos indigenista e acadêmico sobre uma educação pautada na(o):
reforço ao pressuposto integracionista, em favor do reconhecimento do direito à assimilação cultural e educacional dos povos indígenas.
tutela do Estado, a quem cabe garantir condições educacionais para a evolução dos povos indígenas a um estágio cultural e econômico superior.
criação de escolas indígenas comunitárias, específicas, interculturais e bilíngues e/ou multilíngues com currículos e materiais didáticos diferenciados.
reconhecimento da relativa autonomia societária dos povos indígenas, garantindo as suas especificidades históricas, linguísticas e culturais nos processos educacionais.
adoção de práticas educativas etnocêntricas e civilizatórias, orientadas pela lógica da colonialidade e sua geopolítica operantes no sistema capitalista moderno.
16
Questão da prova do CNU - 2024: No Brasil, os conflitos pela demarcação das terras indígenas se intensificaram a partir da segunda metade do século XX, com o avanço de atividades econômicas, como a agropecuária, o extrativismo vegetal, a mineração e o garimpo, ocasionando invasões nas terras indígenas para a exploração dos seus recursos naturais. Disso decorre a importância da demarcação e proteção das terras tradicionalmente ocupadas pelos povos indígenas, visando a preservar seus direitos originários. Com relação às terras tradicionalmente ocupadas e aos direitos dos povos indígenas sobre elas, a Constituição Federal de 1988 dispõe que essas terras são:
alienáveis e disponíveis, e os direitos sobre elas, imprescritíveis
alienáveis e indisponíveis, e os direitos sobre elas, prescritíveis
inalienáveis e disponíveis, e os direitos sobre elas, imprescritíveis
alienáveis e disponíveis, e os direitos sobre elas, prescritíveis
inalienáveis e indisponíveis, e os direitos sobre elas, imprescritíveis
17
Questão da prova SEDUC-GO - 2022: A Lei n. 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, define que a educação tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho e dispõe, no Art.23, que a educação básica poderá organizar-se em:
séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.
turmas, de no máximo trinta alunos, da mesma área de conhecimento ou equivalente, respeitando-se a capacidade cognoscitiva para desenvolver os estudos com aproveitamento satisfatório.
cursos sequenciais por campo de saber, levando em consideração as características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
cursos técnicos especiais, abertos à comunidade, condicionando a matrícula à capacidade de aproveitamento e não necessariamente ao nível de escolaridade.
18
Questão da prova SEDUC-GO - 2022: Conforme o que dispõe o Artigo 21, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei nº 9394/96, “ A educação escolar compõe-se de”:
educação básica; ensino médio; educação de jovens e adultos; educação superior
educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental, ensino médio; e educação superior.
educação infantil; ensino fundamental; ensino médio; educação especial; ensino superior.
educação infantil; educação básica; educação profissional; educação superior.
19
Questão prova SEDUC-GO - 2022: De acordo com o art. 208 da Constituição Federal de 1988, o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:
Oferta de ensino noturno regular somente aos educandos das áreas rurais e quilombolas
educação básica obrigatória e gratuita dos 6 anos aos 18 anos de idade, assegurada, inclusive, a oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria
atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, obrigatoriamente na rede regular de ensino.
acesso ao ensino obrigatório e gratuito como direito público objetivo
oferta de educação infantil, nas creches e pré-escolas, destinada às crianças até 5 anos de idade.
20
Questão da prova SECUD-GO - 2022: O Plano Nacional de Educação (PNE), instituído pela Lei no 13.005/2014, tem como diretriz a:
Formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores da produtividade, da eficiência e da eficácia.
Promoção do princípio da gestão democrática da educação pública e privada
Universalização do atendimento escolar no ensino médio e na educação superior.
Erradicação do analfabetismo na educação infantil.
Valorização dos profissionais da educação.
21
Questão da prova SEDUC-GO - 2022: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta 10 competências gerais. Em quais etapas da educação essas competências devem ser aplicadas?
Educação infantil, ensino fundamental e educação a distância.
Educação infantil, ensino médio e ensino superior.
Educação infantil, ensino fundamental e educação especial.
Educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
Educação infantil, educação ambiental e educação integral.
22
Questão da prova SEDUC-GO - 2022: De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é indispensável o reconhecimento das experiências em torno do brincar, desenvolvidas na educação infantil. Quanto às habilidades que devem ser promovidas conforme as unidades temáticas de brincadeiras e de jogos para o primeiro e o segundo ano, assinale a alternativa correta.
Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto unicamente regional, preservando assim a unidade tradicional.
Colaborar na proposição e na produção de alternativas para a prática, em outros momentos e espaços, de brincadeiras e de jogos e demais práticas corporais tematizadas na indústria, produzindo vivência técnica voltada ao trabalho na vida adulta.
Planejar e utilizar estratégias que visam ao desenvolvimento da performance para a formação de uma comunidade atlética.
Experimentar, utilizar e recriar brincadeiras e jogos competitivos, sem o reconhecimento das diferenças individuais de desempenho dos colegas.
Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem.
23
Questão da prova SEDUC-GO - 2022: As lutas são reconhecidas como conteúdo da educação física nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). Assinale a alternativa que indica um objetivo das lutas no ambiente escolar.
Conceituar a disputa com deslealdade e sem ações contra a violência.
Proporcionar consciência corporal, noções de espaço e de tempo.
Promover melhorias somente nos aspectos físico e social, já que as lutas não melhoram os aspectos cognitivos.
Respeitar e preservar somente a própria integridade.
Propiciar a aplicação prática de apenas uma modalidade específica, como a do judô.
24
Questão da prova SEDUC-GO - 2022: Segundo a Base Nacional Comum Curricular de Educação Física, no ensino médio, a educação física compõe a área de “Linguagens e suas Tecnologias”. No que concerne à educação física, assinale a alternativa correta.
Os direitos linguísticos das práticas corporais aos diferentes povos e grupos sociais brasileiros serão restritos.
A consolidação ocorre somente no caso das aprendizagens previstas no ensino fundamental.
Os valores e discursos associados às práticas corporais de diferentes povos não serão analisados.
As práticas corporais são formas de linguagens.
As práticas corporais de diferentes povos e grupos culturais devem fazer parte do currículo da educação física somente no ensino fundamental.