Sigilo profissional
De acordo com o trabalho apresentado, responda as perguntas a seguir. Boa sorte!!!
0
0
0
1
A respeito do sigilo profissional, marque a alternativa correta.
O profissional está isento do dever de sigilo quando o fato for de conhecimento público e em caso de falecimento da pessoa envolvida.
Em atividade multiprofissional, o fato sigiloso poderá ser revelado quando necessário à prestação da assistência.
2
Sobre o Código de Ética odontológico, compreende-se como quebra de sigilo por justa causa as seguintes afirmações, EXCETO.
Colaboração com a justiça nos casos previstos em lei.
Revelação de fato sigiloso ao responsável pelo incapaz.
Notificação compulsória de doença.
Fazer referência a casos clínicos identificáveis, exibir paciente, sua imagem ou qualquer outro
elemento que o identifique, em qualquer meio de comunicação ou sob qualquer pretexto, salvo se o cirurgião-dentista estiver no exercício da docência ou em publicações cient íficas, nos quais, a autorização do paciente ou seu responsável legal,lhe permite a exibição da imagem ou prontuários.
com finalidade didático-acadêmicas.
3
Sobre o sigilo pós morte, marque a alternativa CORRETA.
os profissionais de saúde pode fornecerem, quando solicitados pelo cônjuge/companheiro sobrevivente do paciente morto, e sucessivamente pelos sucessores legítimos do paciente em linha reta, ou colaterais até o quarto grau, os prontuários médicos do paciente falecido: mesmo sem está documentalmente comprovado o vínculo familiar e sem observar a ordem de vocação hereditária.
É vedado ao médico prestar informações a empresas seguradoras sobre as circunstâncias
da morte do paciente sob seus cuidados, além das contidas na declaração de óbito.
4
No que se refere ao sigilo profissional, marque a resposta correta.
Revelar o tratamento de um paciente constitui infração ética mesmo em caso de cobrança judicial de honorários profissionais.
Resguardar o sigilo profissional constitui um direito e um dever fundamental do cirurgião-dentista.
5
O Código de Ética Odontológico vigente, aprovado pela Resolução CFO-118/2012, apresenta um capítulo específico sobre o sigilo profissional. Baseado nesse pressuposto, qual a situação hipotética abaixo que representa uma quebra de sigilo profissional sem justa causa?
Um cirurgião-dentista considerou que houve quebra do sigilo profissional e infração ética sem justa causa quando da realização de notificação compulsória de acidente de trabalho com exposição a material biológico.
Um cirurgião-dentista considerou que houve quebra do sigilo profissional e infração ética sem justa causa em virtude de comunicação realizada ao Conselho Regional de Odontologia sobre condições de trabalho indignas, inseguras e insalubres as quais estava sendo submetido.
Um cirurgião-dentista considerou que houve quebra do sigilo profissional e infração ética sem justa causa por ter sido realizada referência a casos clínicos, para a publicidade de sua clínica, nos quais foi possível identificar os pacientes, embora os mesmos não tenham permitido a exibição de suas imagens