Sífilis e Sífilis Congênita

Sífilis e Sífilis Congênita

Trabalho desenvolvido para obtenção de nota parcial do 7° período do curso de enfermagem da Unitop. Professor Orientador: Arthur Barbosa

Imagem de perfil user: rizia lucia lucia
rizia lucia lucia
1

Trabalho em uma UTI neonatal onde há muitos casos de sífilis congênita. A puérpera realizou o teste rápido no pré-natal em março/2019 e o resultado foi não reagente. Em setembro/2019 a mesma apresentou manchas pelo corpo, tipo manchas sifilíticas, procurou uma UBS, fez um VDRL e o resultado foi 1/128. O recém-nascido nasceu com VDRL 1/128, hepatoesplenomegalia, insuficiência respiratória, plaquetopenia e veio a óbito. É possível que o resultado do teste rápido estava correto ou houve alguma falha?

Independente do resultado do teste rápido, a gestante tem que ficar atenta em relação ao corpo e caso necessário realizar novos testes.
O teste rápido ele é eficiente em gestantes que não realizam o pré-natal adequado.
O teste rápido é muito sensível, específico e de qualidade. Pode ser que a mulher tenha se contaminado entre março e setembro. Por isso a recomendação do Ministério da Saúde é para testagem no primeiro trimestre (ou assim que iniciar o pré-natal), uma segunda testagem após 28 semanas e mais uma testagem no momento do parto. As gestantes possuem vida sexual ativa, por isso a importância de testagem em diversas oportunidades.
2

Qual é a conduta com uma gestante, com teste rápido e VDRL não reagente, contudo, o parceiro tem um VDRL 1 para 16, não foi realizado o teste rápido do parceiro.

O parceiro ou parceira será tratado da mesma maneira. Neste caso a mulher deve ser tratada pois exposta. Isso porque mesmo que o teste seja negativo ela pode estar na janela imunológica, logo trata-se como sífilis primária (dose única de penicilina). Após, deve-se repetir o exame para ver como está.
Realizar novos exames nos pacientes, trata-los e orienta-los.
Não realizar novos exames, deixa-los como estão.
3

Uma gestante com o teste rápido positivo durante o pré-natal foi tratada inadequadamente, recebendo apenas duas doses. Foi realizado outro teste rápido na internação durante o trabalho de parto e esse teste rápido deu negativo. O teste foi realizado por enfermeira capacitada e com experiência. O que pode ter acontecido?

Este resultado pode retrato de um tratamento eficaz e de um bom resultado. A primeira dose de penicilina benzatina é altamente efetiva e trata pelo menos 90% dos casos de sífilis, e 25 % das pessoas negativam o teste após tratamento efetivo.
Este resultado pode ter um tratamento não eficaz e de um mal resultado. Se não tomar as 3 doses da penicilina benzatina não será 100% eficaz
4

A forma da coleta do teste rápido interfere no resultado desse teste?

É importante manter a padronização. Os testes rápidos para sífilis são descentralizados e não necessitam de uma estrutura laboratorial para que sejam realizados. Ainda assim, deve-se seguir todas as normas e recomendações para serem realizados. Todo protocolo deve ser seguido: coleta da amostra de forma adequada, espera do tempo de execução, etc.
Sim, interfere. Tem que ser coletado em laboratório.
Não interfere, o exame pode ser coletado de qualquer jeito, e o resultado será eficaz.
5

Sobre os sinais e sintomas da sífilis é incorreto afirmar:

Os bebês de mães com sífilis sem tratamento ou com tratamento incompleto/inadequado já nascem com sinais e sintomas da sífilis congênita como: alterações ósseas, síndrome nefrótica, rinite sifilítica, entre outros.
No estágio de sífilis secundária, que geralmente começa entre seis semanas e seis meses após a ferida única da fase primária, podem surgir novos sintomas como manchas no corpo (principalmente nas palmas das mãos e plantas dos pés).
Geralmente, a sífilis primária se manifesta com o cancro duro, uma única lesão indolor que pode surgir na vulva ou pênis mas que desaparece mesmo sem ser realizado nenhum tipo de tratamento.
6

Quando termina o tratamento da sífilis ainda continua transmitindo a doença na relação sem camisinha ou só transmite se não tratar?

A sífilis é uma ist's, que pode ser transmitida pelo sexo sem proteção, agulhas, pela saliva, e pelo beijo.
Não é necessário fazer o tratamento adequado, pois a sífilis não é transmitida.
Só transmite a sífilis se não tratar completamente. Mas outras doenças de transmissão sexual que andam juntas com a sífilis podem ser transmitidas ainda.
7

A Sífilis é uma infecção sexualmente transmissível curável e exclusiva do ser humano, causada por qual bactéria?

Corynebacterium diphtheriae.
Treponema pallidum.
Mycoplasma genitalium.
Chlamydia trachomatis.
8

No Brasil, a incidência da sífilis entre recém-nascidos é alta, por isso a importância do pré-natal adequado e com qualidade para a prevenção da sífilis congênita. Em relação a essa temática, assinale a alternativa INCORRETA.

Recomenda-se que a gestante seja testada pelo menos em três momentos: primeiro trimestre da gestação, terceiro trimestre da gestação e no momento do parto ou em casos de aborto.
As crianças expostas à sífilis de mães que não foram tratadas ou que receberam tratamento não adequado devem receber tratamento se apresentarem manifestações clínicas ao nascimento.
A sífilis congênita é transmitida da mãe com sífilis não tratada ou tratada de forma não adequada para a criança durante a gestação.
9

Cerca de 2,6% das gestantes, segundo o Ministério da Saúde, têm sífilis. Anualmente são estimados 12 mil casos de sífilis congênita, sendo que, desses, aproximadamente 56% são diagnosticados antes do parto. A sífilis é uma doença, na maioria das vezes, transmitida sexualmente, cujo período de incubação é de 21 dias a partir do contato com o infectante. Assinale a alternativa que corresponde ao teste realizado na gestante para a detecção da sífilis.

CD4.
PCR.
HBsAg.
VDRL.
10

O que é sífilis congênita?

Uma mãe que faz o pré-natal adequado e não transmite ao seu bebê.
Não realizar acompanhamentos médicos na gestação.
É quando uma mulher gravida não faz acompanhamento no pré-natal adequado, e transmite a doença para o seu bebê.
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.