Sequência Didática
Nesse trabalho fizemos um jogo, um quiz, sobre radioatividade, com o intuito de expandir conhecimento de uma forma divertida, fizemos uma pergunta para cada tema de sugestão: acidentes radioativos, aplicações da radiação na medicina, datação de carbono-14, radiação na agricultura, radiação em eletrônicos, radiação e vitamina D, radiação UV, radiofármacos, radioterapia, rejeitos nucleares e usinas nucleares.
0
0
0
1
Quais podem ser algumas consequências, no quesito saúde, de um acidente radioativo?
nada acontece
Pode causar vários tipos de câncer, problemas de circulação e catarata, entre diversas outras doenças/complicações, as vezes levando até a morte, e também consequências psicológicas graves.
gripes facilmente resolvidas
2
O que é datação por carbono-14?
Equivale a dizer que o carbono-14 morre junto com o ser vivo e é a partir desta datação que ele vai diminuindo de quantidade com o passar dos anos. Isso possibilita entendermos em que época esses seres viveram.
Apenas uma partícula de carbono aleatória
3
Liste alguns exames/consultas que usam radiação na medicina
Ultrassom, mamografia, ressonância nuclear magnética e tomografia computadorizada
consulta odontológica, exame de urina, exame de sangue
nenhum exame/consulta usam radiação
4
A radioatividade vem sendo usada na agricultura de várias formas, site uma delas:
Conservação de alimentos. A irradiação de frutas, legumes, cereais, frutos do mar, entre outros, diminui a quantidade de fungos e bactérias, aumentando o tempo de conservação.
Impossível usar radiação na agricultura
O uso da radiação na agricultura não ajuda em nada
5
Radioatividade que há em um celular pode causar câncer?
As ondas de RF dos celulares são “uma forma de energia eletromagnética que está entre ondas de rádio e as microondas. É uma forma de radiação ionizante” De acordo com a organização, essas ondas “são fortes o suficiente para causar câncer” porque são dos tipos mais potentes de radiação (ionizantes)
As ondas de RF dos celulares são “uma forma de energia eletromagnética que está entre ondas de rádio e as microondas. É uma forma de radiação não ionizante” De acordo com a organização, essas ondas “não são fortes o suficiente para causar câncer” porque, ao contrário dos tipos mais potentes de radiação (ionizantes), não podem quebrar ligações químicas no DNA
6
Exposição solar faz mal?
Exposição solar faz mal não importa as circunstâncias.
Quando há exposição solar habitual, a síntese de vitamina D não é prejudicada pela aplicação do protetor solar. O matabolismo dessa vitamina e complexo e depende de individualidades como, quantidade de melanina, fototipo é dose de radiação ultravioleta A e ultravioleta B
7
O que é radiação UV?
A radiação ultravioleta é definida como toda radiação com comprimento de onda menor que 400nm, sendo muito prejudicial aos seres vivos.
A radiação ultravioleta é definida como toda radiação com comprimento de onda maior que 400nm, sendo nada prejudicial aos seres vivos.
8
O que são os materiais radiofármacos?
Substâncias químicas que não possuem radioisótopo. Nao podem ser introduzidas no corpo do paciente de forma alguma.
São substâncias químicas que possuem radioisótopo, que é reconhecido pelo organismo como semelhante a alguma substância processada por algum órgão ou tecido. São fontes radioativas não seladas, que são introduzidas no corpo do paciente por ingestão, inalação ou injeção.
9
A radioterapia pode ser usada em quais tratamentos? Liste alguns.
Não pode ser usada em nenhum tratamento. Inclusive é perigoso.
Tratamento principal do câncer, tratamento adjuvante, tratamento neoadjuvante, tratamento paliativo, tratamento de metástases.
10
O que é rejeito nuclear?
Rejeito nuclear é tudo aquilo que pode ser usado na medicina.
Rejeito nuclear é termo técnico para lixo nuclear que pode ter várias origens: material usado na medicina e na indústria, combustível exaurido de reator nuclear e etc.
11
O que é usina nuclear?
Usinas elétricas já pararam de existir
é uma unidade industrial construída para produzir energia elétrica a partir de materiais radioativos.