Semanas de Outros 22 DERSV
Em comemoração ao Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, a Diretoria de Ensino – Região São Vicente, lança o Projeto “Semanas Outros 22”. Tem como proposta eventos mensais como estímulo à produção de diversas linguagens e expressões artísticas, que contribuam com o desenvolvimento de habilidades nos processos de recuperação, reforço e aprofundamento da aprendizagem. Esse quiz faz parte do primeiro momento do projeto com perguntas sobre as características do modernismo: a ruptura com a tradição, a postura experimentalista, a valorização do cotidiano, a busca e reconstrução da identidade do povo brasileiro, o momento histórico de então ,o modernismo literário, a liberdade formal, liberdade estética, imagens de obras de arte, os temas do cotidiano, além das personagens modernistas como Anita Malfati, Mário de Andrade, Menotti Del Picchia, Oswald de Andrade, Pagú, Tarsila do Amaral...
0
0
0
1
A obra Abaporu foi executada com a técnica de óleo sobre tela, com dimensões de 85cmx72cm. Atualmente esta obra se encontra no Museu de Arte Latino-americana de Buenos-Aires. Ela foi realizada por uma artista muito importante do cenário da Semana de Arte Moderna. Quem pintou a obra Abaporu?
Di Cavalcanti.
Tarsila do Amaral.
Anita Malfati
2
Pronominais. Dê-me um cigarro Diz a gramática Do professor e do aluno E do mulato sabido. Mas o bom negro e o bom branco Da Nação Brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me dá um cigarro. Este poema trata:
das normas padronizadas presentes no estilo parnasiano.
da saudade de um tempo que tudo era mais simples.
da maneira coloquial do povo brasileiro falar.
3
A Semana de Arte Moderna representou uma verdadeira renovação de linguagem, na busca de experimentação, na liberdade criadora da ruptura com o passado pois a arte passou então da vanguarda para o modernismo. O Maestro Heitor Villa-Lobos participou efetivamente da Semana de Arte Moderna de 1922. As Bachianas brasileiras são uma série de nove composições de Heitor Villa-Lobos. Nessas suítes, escritas para formações diversas, ele fundiu material folclórico brasileiro às formas pré-clássicas no estilo de Bach. Na Bachiana nº 2 existem quatro movimentos, cada um explorando alguma peça mais antiga para piano ou para violoncelo e piano. O movimento mais conhecido desta obra é:
Lembrança do Sertão.
O Canto do Capadócio.
Trenzinho Caipira.
4
A Semana de Arte Moderna foi uma manifestação artístico-cultural que ocorreu no Theatro Municipal de São Paulo. O evento reuniu diversas apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de obras - pintura e escultura - e palestras. Os artistas envolvidos propunham uma nova visão de arte, a partir de uma estética inovadora inspirada nas vanguardas europeias. Quando ocorreu este evento?
entre os dias 13 a 18 de fevereiro de 1922.
entre os dias 17 a 23 de fevereiro de 1922.
entre os dias 15 a 20 de fevereiro de 1922.
5
Os legados da Semana de Arte Moderna de 1922 são:
Incentivos de novas formas de produção artísticas em diferentes linguagens e literatura, além da transformação de São Paulo como polo cultural.
Criar arte com liberdade mas mantendo os parâmetros da arte europeia do século XIX.
Expressão artística restritiva, porém com a ideia de que na arte tudo é válido.