Segurança do Trabalho, Risco Biológico, Ergonômico, Físico, Mecânico e Químico
Grupo 4 Alunas: Cátia Macedo, Silvania Barros, Thailane Ribeiro, Weslanha Nascimento.
0
0
0
1
O Que é Segurança do Trabalho?
Profissional encarregado de manter a segurança do local de trabalho.
É um conjunto de medidas empregadas com o fim de prevenir os acidentes proporcionar bem estar e cuidar da saúde do trabalhador.
2
O que faz um Técnico de Segurança do trabalho?
Orienta e executa o trabalho técnico de segurança, participando da elaboração do plano de assistência de enfermagem, em conformidade com as normas e procedimentos de biossegurança, para manter os funcionários seguros.
Garante a segurança do local de trabalho com medidas preventivas que vão preservar a vida e o bem estar do trabalhador.
3
Por quem são elaboradas as medidas preventivas?
Por técnicos de segurança do trabalho.
Pelo dono da empresa e funcionários.
4
Por que uma empresa precisa constituir equipe de Segurança do Trabalho?
Porque é exigido por lei. A Segurança do Trabalho faz com que a empresa se organize, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos, melhorando as relações humanas no trabalho.
É exigido por lei, pois é necessário que haja profissionais para socorrer os funcionários que passam mal enquanto estão trabalhando, eles devem prestar socorro para manter os sinais vitais e não piorar o quadro do funcionário.
5
O que é acidente de trabalho?
Um acidente de trabalho é aquele que se verifica no local e no tempo de trabalho, produzindo lesão corporal, perturbação funcional ou doença de que resulte redução na capacidade de trabalho, ou de ganho, ou a morte.
Doenças degenerativas e quando o empregado sofre acidente em razão de sua participação voluntária em atividade de lazer.
6
O que são considerados Riscos Ergonômicos?
Trabalho realizado em uma posição inadequada, mobiliários inadequados, ausência ou uso incorreto de equipamentos e máquinas, até jornadas muito longas, monotonia e repetitividade nas atividades executadas, ou situações de alto nível de estresse mental.
São todos os riscos que podem ter relação com a falta de organização, ambientes inadequados, máquinas sem proteção, entre outros. Acidentes que o trabalhador pode passar geralmente por conta da má manutenção de máquinas ou falta de treinamentos, etc.
7
Como ocorrem os Riscos Biológicos?
Ocorrem quando um trabalhador realiza sua função e/ou utiliza seus instrumentos em condições inadequadas, situações que podem evoluir para diversos problemas de saúde.
Ocorrem por meio de microorganismos que, em contato com o homem, podem provocar inúmeras doenças. Muitas atividades profissionais favorecem o contato com tais riscos.
8
O que são considerados Riscos Químicos?
A probabilidade de exposição a vírus e seres vivos microscópicos, que, em contato com outros organismos, podem causar doenças.
A probabilidade de sofrer agravo a que determinado indivíduo está exposto ao manipular produtos químicos que podem causar-lhe danos físicos ou prejudicar lhe a saúde.
9
Como evitar Riscos Mecânicos?
Fornecer cadeiras ajustáveis, com ajuste para altura e para lombar.
Em caso de trabalho com computador, teclados, mouses e mousepads são essenciais para evitar a LER;
Em ambientes com ruídos frequentes, o uso de EPI’s no lugar certo do corpo protegem os ouvidos, face, olhos, mãos, dedos, cabeça, etc.
Fornecer EPI’s e EPC’s adequados;
Apostar em extintores de incêndio e saídas de emergência;
Sinalizar o ambiente,
equipamentos e produtos de forma adequada;
Realizar a manutenção preventiva de máquinas e equipamentos;
Investir em máquinas com um sistema de parada de emergência, entre outros.
10
O que são Riscos Físicos?
São quaisquer circunstâncias de trabalho que, por motivos psicológicos ou fisiológicos, causem desconforto ao trabalhador. Isso inclui desde um trabalho realizado em uma posição inadequada, até jornadas muito longas, monotonia e repetitividade nas atividades executadas, ou situações de alto nível de estresse mental.
São todos os riscos que precisam do ar como meio de condução para se propagar, diferentemente dos biológicos e químicos, que dependem do contato direto do trabalhador, os riscos físicos são por si só os agentes causadores como, por exemplo, ruídos, vibrações, temperatura, pressão, entre outros.