ATIVIDADE PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM

ATIVIDADE PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM

Ética em Enfermagem.

Imagem de perfil user: Gabriela Araújo Rufino
1

A enfermagem compreende um componente próprio de conhecimentos científicos e técnicos, arquitetado e reproduzido por um conjunto de práticas políticas, éticas e sociais, que se organiza através do ensino, da pesquisa e da assistência. O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem se organiza sob os seguintes aspectos, exceto:

A prestação de uma assistência de enfermagem sem discriminação de qualquer natureza se insere no bloco dos direitos do profissional de enfermagem.
É direito do profissional de enfermagem aprimorar seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais que dão sustentação à sua prática profissional.
Configura-se como uma proibição do profissional de enfermagem ser conivente com injúria, calúnia e difamação de membros da equipe de saúde.
Enquadra-se no campo das responsabilidades e deveres do profissional de enfermagem a colaboração com a equipe de saúde no que se refere ao esclarecimento ao estado de saúde do indivíduo e ao tratamento.
2

Em conformidade com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, as responsabilidades e deveres dos enfermeiros são definidos para assegurar uma prática profissional ética e legal. Entre as situações descritas a seguir, relacionadas ao exercício da enfermagem, identifique a que corresponde corretamente a uma responsabilidade e dever ético fundamental do enfermeiro, conforme estabelecido pelo referido Código.

Garantir a continuidade da assistência de enfermagem, mesmo em situações de troca de turno ou falta de recursos, assegurando a qualidade e segurança do paciente.
Suspender suas atividades, individual ou coletivamente, quando a instituição pública ou privada para a qual trabalhe não oferecer condições dignas para o exercício profissional ou que desrespeite a legislação do setor saúde, ressalvadas as situações de urgência e emergência, devendo comunicar imediatamente por escrito sua decisão ao Conselho Regional de Enfermagem.
Associar-se, exercer cargos e participar de entidades de classe e órgãos de fiscalização do exercício profissional.
Exercer a enfermagem com liberdade, autonomia e ser tratado segundo os pressupostos e princípios legais, éticos e dos direitos humanos.
3

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, em relação ao profissional de enfermagem, assinale a afirmativa INCORRETA.

É proibido delegar atividades privativas do enfermeiro a outros membros da equipe de saúde, exceto a outro membro da equipe de enfermagem.
É proibido inserir imagens que possam identificar pessoas sem prévia autorização, em qualquer meio de comunicação.
É dever registrar a sua assinatura certificada, quando se tratar de anotação de enfermagem em prontuário eletrônico.
É direito negar-se a ser exposto em mídias sociais durante o desempenho de suas atividades profissionais.
4

O Código de Ética da Enfermagem é uma ferramenta essencial para orientar o exercício ético e responsável da profissão, garantindo a segurança e o bem-estar dos pacientes. É regido pela Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) N.º 564/2017. É uma proibição descrita nesse documento:

Executar ou participar da assistência à saúde sem o consentimento da pessoa ou de seu representante legal, mesmo em iminente risco de morte.
Provocar aborto ou cooperar em prática destinada a interromper a gestação, exceto nos casos previstos em lei, nos quais o profissional deverá auxiliar a paciente independentemente da sua aprovação.
Prestar serviços que, por sua natureza, competem a outro profissional.
B Prescrever medicamentos e praticar ato cirúrgico, exceto nos casos previstos na legislação vigente e em situação de emergência.
5

“Teoria da enfermagem que demonstrou que a enfermidade do indivíduo e/ou sua não reabilitação pode estar relacionada com o ambiente em que ele está inserido, no qual, consideravelmente, por muitas vezes, possa estar insalubre.” As informações correspondem à Teoria de:

Wanda Horta.
Anna Nery.
Dorothea Orem.
Nightingale.
6

As teorias de enfermagem são baseadas em evidências e ajudam a orientar a prática de enfermagem, a educação e a pesquisa. Uma teoria de enfermagem pode incluir conceitos como saúde, doença, cuidado, ambiente, pessoa, enfermeiro(a) e família, e estabelece as inter-relações entre esses conceitos. Dentre as principais teorias de Enfermagem, destaca-se a Teoria do alcance de metas, composta por três sistemas inter-relacionados: o sistema pessoal, o sistema interpessoal e o sistema social. Enfatiza a importância da colaboração entre enfermeiro e paciente para alcançar metas de saúde e bem-estar. A teoria em questão foi desenvolvida por:

Madeleine Leininger
Imogene M. King
Hildegard Peplau
Callista Roy
7

A resolução COFEN nº 358/2009 dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). Dentre as cinco etapas descritas para o processo de enfermagem na SAE, tem-se a determinação dos resultados que se espera alcançar, bem como das ações ou intervenções de enfermagem que serão realizadas diante das respostas da pessoa, família ou coletividade humana. Essa etapa descrita é a de

planejamento de enfermagem.
implementação de enfermagem.
avaliação de enfermagem.
diagnóstico de enfermagem.
8

De acordo com a Resolução COFEN (Conselho Federal de Enfermagem) N.º 564/2017, que aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE), a realização e participação em atividades de ensino, pesquisa e extensão, respeitando a legislação vigente é

um dever.
uma penalidade.
um direito.
uma proibição.
9

O principal objetivo da Bioética é o de auxiliar os profissionais a enfrentarem as questões éticas/bioéticas que surgirão ao longo de suas carreiras. Esses conceitos básicos servem para que o profissional consiga se defrontar com um dilema, um conflito, e se posicionar diante dele de maneira ética. Assinale a alternativa que reúne os quatro (4) princípios bioéticos que norteiam a prática de enfermagem.

Autonomia, Justiça, Benevolência e Humanização.
Beneficência, Não maleficência, Verdade e Justiça.
Justiça, Beneficência, Autonomia e Humanização.
Beneficência, Não maleficência, Justiça e Autonomia.
10

Ao chegar para o turno de trabalho no IFRN, a Enfermeira Mariana se deparou com um estudante, na entrada da sua sala, queixando-se de mal-estar e muita dor na cabeça devido à ingestão de altas doses de bebida alcóolica no dia anterior. A profissional recusou-se a atendê-lo. Logo, segundo o novo código de ética dos profissionais de enfermagem, ela cometeu um ato de:

Imperícia.
Negligência.
Imprudência.
Cautela.
11

A deontologia na enfermagem é um campo fundamental que aborda os princípios éticos e responsabilidades dos profissionais de enfermagem em seu cuidado com os pacientes. Ela orienta as ações e decisões dos enfermeiros, garantindo que o cuidado seja sempre prestado de forma ética e com respeito aos direitos dos pacientes. Certa enfermeira, em uma unidade de cuidados intensivos, cuida de um paciente idoso em estado terminal. A família do paciente solicita que a enfermeira administre uma dose adicional de um medicamento forte para aliviar a dor do paciente, apesar da dose anterior já ter sido administrada. De acordo com os princípios da deontologia na enfermagem, a ação ética mais adequada que a profissional deve tomar de acordo com os princípios de deontologia na enfermagem é:

Administrar a dose adicional do medicamento, uma vez que a família do paciente solicitou e isso demonstra empatia com o sofrimento da família.
Recusar categoricamente a administração da dose adicional do medicamento, argumentando que isso irá contra as políticas da instituição de saúde.
Administrar a dose adicional do medicamento sem questionar a família, pois seu principal dever é atender às necessidades e desejos dos pacientes e de suas famílias.
Explicar à família que a dose adicional do medicamento não é recomendada devido aos potenciais riscos e efeitos colaterais e oferecer alternativas para o alívio da dor do paciente.
12

Uma senhora de 75 anos de idade, aposentada, viúva, deu entrada no pronto-socorro de um hospital com queixas de dispnéia intensa. Tem diagnóstico médico de insuficiência cardíaca congestiva (ICC). Apresenta regular estado geral, edema nos membros inferiores até a altura do joelho, abdome globoso e dolorido à palpação na região do hipocôndrio direito, fígado palpável. Tem ainda dificuldades em se locomover, fadiga importante, dificuldade para dormir e disúria. Não consegue realizar sozinha as atividades de higiene, devido ao cansaço. Diante do quadro clínico acima apresentado e considerando os modelos teóricos em enfermagem, julgue o item seguinte. O cuidado voltado para o auxílio na alimentação e na higiene da paciente, bem como na verificação da condição do ambiente, enfatizando os aspectos físicos e a determinação de objetivos pelo enfermeiro, são aspectos a serem considerados pelo profissional que adotar o referencial teórico de Peplau.

Errado
Certo
13

No que se refere à história da enfermagem e a suas teorias, julgue o item. Anna Nery, primeira enfermeira do Brasil, criou a teoria das necessidades humanas básicas, hoje utilizada na hierarquia de necessidades de Maslow.

Certo
Errado
14

De acordo com a Resolução, assinale a alternativa correta:

É direito do profissional provocar aborto e cooperar em prática destinada a interromper a gestação incluindo os casos permitidos pela legislação vigente.
O profissional pode decidir de acordo com a sua consciência se participará ou não na prática do aborto independente da continuidade da assistência à mulher.
É proibido ao profissional provocar aborto, ou cooperar em prática destinada a interromper a gestação, exceto nos casos permitidos pela legislação vigente, situação em que, o profissional deverá decidir de acordo com a sua consciência sobre sua participação, desde que seja garantida a continuidade da assistência.
É proibido ao profissional realizar o ato de aborto.
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.