Santo Estanislau, bispo e mártir
Santo Estanislau Kostka, foi um bispo e mártir da Igreja Católica. Sua vida é repleta de virtude e coragem, ele é lembrado como um exemplo de dedicação aos pobres e à evangelização.
0
0
0
1
Como Santo Estanislau Kostka, também é conhecido como...
Stanisław Szczepanowski
Santo Prasnitz
2
O seu pai era um...
Guerreiro
Mercador
Doutor
Princípe
3
Nasceu na vila
Gdansk
Rynek Glowny
Wielkopolska
Poznan
Prasnitz (Polônia)
4
Estanislau foi encaminhado à vida eclesial, começou a estudar na prestigiosa Universidade polonesa de Gniezno e, depois, em Paris, sendo que durante esse tempo se dedicou ao estudo de
Direito Canônico e Teologia
Sociologia da Religião
Cristologia
Ecumenismo
5
Qual era o nome do seu irmão?
André
Samuel
Paulo
Pedro
Luiz
6
Quem apareceu á Estanislau ao pedir que providenciassem um sacerdote para que pudesse comungar o Corpo de Cristo quando estava enfermo, e negarem o pedido?
Santa Bárbara portando Jesus Eucarístico, acompanhada de Jesus Misericordioso, trazendo consigo a cura da suas enfermidades
Santa Faustina portando Jesus Eucarístico, acompanhada de Jesus Misericordioso, trazendo consigo a cura da suas enfermidades
Santa Bárbara acompanhada de anjos, portando Jesus Eucarístico e trazendo-lhe a saúde física, surgiu a Virgem Maria com o Menino Jesus.
Santa Faustina acompanhada de anjos, portando Jesus Eucarístico e trazendo-lhe a saúde física, surgiu a Nossa Senhora de Czestochowa.
7
Santo Estanislau discerniu sua vocação à vida religiosa como...
Jesuíta
Frei
Missionário
Papa
8
Santo Estanislau é padroeiro...
Dos Teólogos
Dos noviços e toda a juventude
Da Comunidade Olhar Misericordioso
Dos estudantes, militares e viajantes.
9
Santo Estanislau Kotska foi proclamado santo pelo
Papa Bento XVI
Papa Bento XIII
Papa Pio IX
Papa Bento IX
10
Com o falecimento do seu Bispo, o Papa Alexandre II o consagrou seu Sucessor, em 1072, contrariamente ao seu desejo. Daí, Estanislau entendeu que, se Deus o queria como seu apóstolo, então devia viver sob o exemplo dos Apóstolos.Ao guiar seu rebanho, foi um verdadeiro pastor: socorria os doentes e os pobres, escrevendo todos os nomes em uma lista, para não esquecer ninguém; abriu as portas da Cúria para acolher os que precisavam de apenas um conselho ou uma palavra de conforto; visitava sempre as paróquias da diocese e exigia dos seus sacerdotes uma vida de autêntico testemunho. Estanislau tampouco hesitou em repreender, publicamente, o rei Boleslau II, líder intrépido contra os russos. No início, Boleslau prometeu ao Bispo que iria se comportar bem, mas a sua inclinação ao mal era mais forte dom que ele. Certo dia, mandou sequestrar a linda esposa de um nobre, apenas para satisfazer seu prazer. Esta sua atitude extrapolou: Estanislau ameaçou-lhe com a excomunhão. Mas, a vingança do soberano foi imediata. O Bispo havia comprado um terreno de um cavalheiro, chamado Pedro, e o colocou à disposição da Igreja de Cracóvia. Mas, embora tivesse pago o devido preço, na presença de testemunhas, não recebeu nenhum recibo de quitação. Com passar do tempo o cavalheiro que vendeu a terra ao Bispo morreu, , o rei inculca em seus herdeiros a dúvida de que o Bispo havia enganado o parente, uma vez que não pode provar, com nenhum documento, a regularidade da propriedade em questão. Assim, instaurou um processo contra o prelado. Um pouco antes da sentença, Estanislau conseguiu obter um adiamento de três dias, durante os quais rezou muito: foi ao túmulo de Pedro e o tocou com o báculo pastoral; assim, o ressuscitou e o levou ao tribunal para testemunhar. Mas, mesmo assim, este milagre não foi suficiente para fazer Boleslau mudar de ideia. Esse acontecimento é conhecido como?
O Milagre dos Gallipoli
Telemilagre
O milagre da terra de Piotrawin
O milagre do sol