1
Sobre as "Teses de Abril" é correto afirmar:
C) Foi uma carta escrita no ano de 1917 por Vladimir Lênin que criticava no novo governo menchevique liderado por Kerensky.
A) Foi um documento escrito por Lênin que criticava o governo da época e influenciava que seu grupo -os mencheviques- que fizessem um golpe e aderissem a política social e econômica criada no século anterior pelo filósofo Karl Marx (o socialismo).
E) Colocou o líder dos bolcheviques no poder, mas este não foi bem sucedido, por isso, poucos anos depois, houve uma guerra civil localmente e futuramente, deu o poder russo às mãos de Joseff Stalin.
D) Foi escrito no ano de saída da guerra e criticava o governo bolchevique, pois este retirou o czar Nicolau II e persistiram com medidas "czaristas", burguesas e favoráveis a elite, como a persistência na Primeira Guerra Mundial, a concentração de terras nas mãos de nobres e um salário baixo aos operários.
B) Criticava o governo czarista de Nicolau II que exilou o autor (Vladimir Lênin) devido as manifestações pacíficas organizadas por este contra o czarismo russo.
2
Sobre os dois partidos no período czarista russo principais, podemos mencionar na alternativa correta:
E) Nenhuma das anteriores.
B) Eram divididos em 2 devido a divergências internas no POSDR (Partido Operário Social-Democrata Russo) entre mencheviques (propunham que operários e camponeses derrubassem o czarismo sem contar com a burguesia e implantassem diretamente o comunismo) e bolcheviques (defendiam uma aliança com a burguesia russa para derrubar o czarismo e estimular completamente o capitalismo na Rússia, criando condições para –mais tarde – haver a luta pelo comunismo).
C) Eram eles, os mencheviques, uma parcela dos membros do partido comunista russo cujo seu líder era Martov. Pensavam em abolir o czarismo na Rússia aliados a ideias conservadoras e grupos conservadores. E bolcheviques, que defendiam uma revolução armada visando a queda do czar russo, e logo após isso, pensavam em instaurar o comunismo imediatamente. Eram liderados por Lênin. Apesar de desejarem quase as mesmas coisas, estes nunca tiveram uma relação, o que fez com que travassem várias brigas após o fim do regime czarista na Rússia.
D) Girondinos e Jacobinos russos, que foram -devido a divergências dentro do Partido Operário Social-Democrata Russo- divididos, eram respectivamente, parte da burguesia que acreditava que as grandes mudanças necessárias (ou seja, a queda do czar Nicolau II) já tinham acontecido e, por isso, possuíam uma visão mais conservadora. Os jacobinos eram membros da burguesia que acreditavam que as mudanças deveriam ser ainda mais radicais do que as que estavam em curso.
A) Divididos por divergências internas, o POSDR se subdividiu em dois outros partidos: os mencheviques e bolcheviques, que eram respectivamente minoria e contra o czarismo russo, defendendo uma ideia de aliança com a burguesia russa para derrubar o czarismo e estimular completamente o capitalismo na Rússia, criando condições para –mais tarde – haver a luta pelo comunismo; e a maioria, que propunham que operários e camponeses derrubassem o czarismo sem contar com a burguesia e implantassem diretamente o comunismo.
3
Como podemos relacionar o "ensaio geral" com a Revolução de 1917?
A) Se relaciona a entrada da Rússia na Primeira Guerra Mundial, pois esta serviu de ensaio para futuras revoltas em relação ao poderio absoluto de Nicolau II, sobretudo, do regime czarista.
B) Se relaciona a subida do czar Nicolau II ao poder, que gerou grande insatisfação popular, por ser um czar frágil, tirânico e impopular comparado ao czar anterior querido populacionalmente por ter desenvolvido as indústrias russas (embora sendo poucas) agradando ao povo local.
C) Se relaciona ao Domingo Sangrento, pois este serviu como um certo ensaio para os movimentos gerais no futuro contra o czarismo russo ou eventos que mostrassem indesejos populares, como as revoltas populares que desejavam o fim da Primeira Guerra Mundial.
D) Pois a Revolução de 1905 é considerada um ensaio de rebeliões populares contra o czarismo que inspirou as revoluções futuras ocorridas na Rússia (em 1917).
4
"Majestade: Nós, trabalhadores e habitantes de São Petersburgo, nossas mulheres, nossos filhos e nossos parentes velhos e desamparados vimos à vossa presença, majestade, buscar verdade, justiça e proteção. Fomos transformados em pedintes, somos oprimidos, estamos à beira da morte. [...] Os oficiais levaram o país à ruína completa e o envolveram numa guerra vergonhosa. Nós, os trabalhadores, não temos como nos fazer ouvir sobre a maneira como são gastas as enormes somas que nos são retiradas em impostos. [...] Estas coisas, majestade, trouxeram-nos diante de vosso palácio, estamos procurando nossa última salvação. Não recusai ajuda ao vosso povo. Destruí o muro que se levanta entre vós e vosso povo". Sobre o texto acima, é correto afirmar:
E) Diz respeito a um documento histórico escrito por Vladimir Lênin e Leon Trotsky que, pediam melhores condições de vida ao povo geral da Rússia. O documento foi escrito durante o exílio de ambos na Europa por serem os principais líderes da revolução de 1905.
A) Trata-se da carta entregue ao czar russo no Palácio de Inverno pedindo melhores condições de vidas aos cidadãos e operários. Entretanto, Nicolau II os oprimiu violentamente, que ficou conhecido como Domingo Sangrento.
B) Refere-se a certas crises que estouravam em vários pontos no território russo causada, principalmente, pelo envolvimento do país na Primeira Guerra Mundial.
C) Trata da carta escrita por Lênin ao líder do partido menchevique Kerensky que implorava por melhores condições de vida a população russa e principalmente, aos operários das fábricas russas, também conhecida como trecho principal das "Teses de Lênin".
D) Trata-se de uma carta escrita em 1917 por um grupo de operários implorando por melhores condições de vida geral ao czar absolutista russo Nicolau II, que os recusou brutalmente sendo causa principal da revolução menchevique e consequentemente, dos bolcheviques.
5
Assinale a alternativa que contém, respectivamente, a ordem das frases verdadeiras (V) e falsas (F) corretamente: I: Os Sovietes surgiram primeiramente como um conselho de operários russos, e pretendiam organizar os operários em seus locais de trabalho, discutir e decidir sobre as ações revolucionárias e mobilizar a população contra o governo tirânico do período. II: A Rússia passou por duas revoluções em 1917, ambas denominadas como revolução de fevereiro e outubro no calendário gregoriano, porém se convertemos as datas para o calendário que usamos, seriam revoluções de março e novembro. III: Durante a Guerra Civil Russa, o exército vermelho (exército dos bolcheviques) eram liderados por Leon Trotsky e sem por Vladimir Lênin. Já o exército branco (exército menchevique) foi liderado por Aleksander Kolchal.
D) V, V, V
E) V, F, V
C) F, V, F
A) V, V, F
B) F, F, F
6
"O Governo foi deposto; a maioria de seus membros está presa. O poder propôs uma paz democrática imediata a todas as nações. Ele procederá à entrega aos comitês camponeses dos bens dos grandes proprietários, da Coroa e da Igreja [...]. Ele estabelecerá o controle operário sobre a produção, garantirá a convocação da assembleia constituinte para a data marcada [...] [e] garantirá a todas as nacionalidades que vivem na Rússia o direito absoluto de disporem de si mesmas. [...]". Sobre o trecho acima, ele relata:
A) A ascensão do partido menchevique ao poder, após a queda do czarismo na Rússia. No documento, é marcado uma característica especial do governo liderado por Kerensky: apoio das grandes elites russas.
D) O momento em que o governo bolchevique assumiu o governo -inicialmente provisório- criado anteriormente pelos mencheviques. Nele, a elite, a aristocracia e o clero não perderam grandes participações políticas e econômicas, seguindo com benefícios mesmo após o governo provisório menchevique e o governo czarista de Nicolau II caírem.
B) Da ascensão do partido bolchevique ao poder, retirando benefícios majoritários a elite e desmanchando as raízes dos governos anteriores (mencheviques e czaristas).
C) Sobre a revolução de fevereiro, que tirou o poder czarista das mãos de Nicolau II e o colocou nas mãos dos mencheviques, que realizaram a revolução, adotaram o capitalismo e o estimularam ao máximo que puderam. A revolução não contou com grandes participações políticas e econômicas da burguesia e a nobreza, mesmo que esses estivessem aliados ao partido.
7
De acordo com a pintura e toda a revolução russa:
B) Apresenta a invasão dos mencheviques ao palácio de Nicolau II, destruindo todos os elementos que remetem ao czarismo vivenciado pelo povo russo por mais de 400 anos.
A) Mostra uma invasão forçada de revolucionários no período da Primeira Guerra Mundial que desejavam a saída da guerra, e destroem obras que se referiam ao modelo político extremamente impopular, antigo na Rússia e causador principal o envolvimento do país na Primeira Guerra (czarismo).
D) Retrata uma invasão forçada dos mencheviques no ano de 1917, no mês de outubro, que retirou o poder czarista de Nicolau II e todos os laços relacionados a esse antigo regime, como a pintura de vários outros czares do Império Russo.
C) Mostra uma proposta unitária em conjunto dos grupos do Partido Social-Democrata Russo para a derrubada do poder absoluto czarista de Nicolau II, sendo esse um mal em comum entre todos deste partido.
E) Demonstra a invasão dos bolcheviques (após o retorno de Lênin e Trotsky) a um palácio do antigo poder czarista de Nicolau II e recém sede do governo menchevique, tentando representar uma ruptura total com os obsoletos laços ao czarismo e as ideologias utilizadas durante o governo provisório dos mencheviques.
8
Sobre as consequências da Revolução Russa, é correto afirmar:
A) Instaurou um regime socialista na Rússia e se tornou o primeiro país na história do mundo a ter como modelo político o socialismo.
D) Instaurou um regime comunista na Rússia e se tornou o primeiro país na história do mundo a ter como modelo político o comunismo.
E) Fortaleceu a Rússia como potência mundial (que ao contrário do que houve na Primeira Guerra Mundial, estará extremamente forte na Segunda Guerra) e influenciou na criação de outros países europeus baseados nas ideias desenvolvidas por Karl Marx.
C) Criou a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) durante o governo de Lênin e finalizou-se ao final do governo de Trotsky, mas teve seu ápice no período de liderança por parte de Stalin.
B) Teve sua expansão territorial ampliada (tal como pertencimento de territórios hoje conhecidos como a Finlândia, Ucrânia, Geórgia, Armênia, Belarus e entre diversos outros).