Revolução Francesa e Período Napoleônico
E aí, já estudou para a avaliação final de história? Não? Que tal testarmos seus conhecimentos? Vamos lá!
0
0
0
1
"Como terror entende-se (...) um tipo de regime particular, ou melhor, o instrumento de emergência a que um Governo recorre para manter-se no poder. " (N.Bobbio, Dicionário de Política, editora UNB) Assinale a alternativa que expressa as características do Período do Terror da França:
Apesar da atmosfera de medo decretada por Robespierre, as garantias constitucionais de julgamento foram mantidas.
Qualquer pessoa suspeita de contrarrevolucionária poderia ser presa e até mesmo guilhotinada.
Os anos do terror não foram tão rigorosos: apenas a propaganda dos contrarrevolucionários que espalhou esta fama injustificada.
A situação caótica entre os jacobinos e os girondinos fizeram que estes últimos decretassem o estado de Terror.
2
No Brasil, entre a revoltas que foram influenciadas pela Revolução Francesa podemos destacar:
Revolta dos Alfaiates (ou Conjuração Baiana)
Revolta de Beckman
Guerra dos Emboabas
Guerra de Canudos
3
Leia os dois artigos abaixo, extraídos da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 26 de agosto de 1789. Artigo 1º: Os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos. As distinções sociais não podem ser fundamentadas senão sobre a utilidade comum. Artigo 6º: A lei é a expressão da vontade geral. Todos os cidadãos têm o direito de concorrer, pessoalmente ou pelos seus representantes, na sua formação. Ela tem de ser a mesma para todos, quer seja protegendo, quer seja punindo. Todos os cidadãos, sendo iguais aos seus olhos, são igualmente admissíveis a todas as dignidades, lugares e empregos públicos, segundo a capacidade deles, e sem outra distinção que a de suas virtudes e talentos. Ambos os artigos introduzem, na política, o princípio de:
Cidadania
Livre circulação de pessoas
Renda universal
Nacionalidade
4
“Compete-vos, portanto, decidir se Luís é inimigo do povo francês, se é estrangeiro (...) Luís combateu o povo: foi vencido. É um bárbaro, um estrangeiro prisioneiro de guerra (...) o traidor não era o rei dos franceses, era o rei de alguns conjurados. Fazia recrutamentos secretos de tropas, tinha magistrados particulares; considerava os cidadãos como seus escravos (...). ” Discursos e relatórios. Saint-Just. Lisboa: Presença, 1975, p. 41. O discurso de Saint-Just, com seu tom acusatório, remete as relações entre a população e o rei Luís XVI, durante o processo revolucionário, que teve como consequência:
A queda da Bastilha.
O juramento da Constituição pelo rei.
A toma do poder por Napoleão Bonaparte.
O julgamento de Luís XVI.
5
"Não era simplesmente um oportunismo chamar à revolução todos os oprimidos da sociedade feudal. (...) Além disso, o processo revolucionário francês significava uma aposta na Razão, contra tudo aquilo que desejava limitar sua potência e apreensão do mundo e na Ação humana como instrumento capaz de intervir sucessivamente nos rumos da história. " (TONET, Ivo – Revolução Francesa: de 1789 a 1799. http: //ivotonet. xp3. biz/arquivos/revolucao_francesa. pdf. Consultado em 29.07.20) Qual atitude da Revolução Francesa representava uma "aposta na Razão" como diz o texto?
A instituição do sufrágio universal em todos os níveis.
A substituição do calendário gregoriano para o calendário revolucionário.
A vitória militar contra os inimigos da Revolução.
O fechamento dos conventos e mosteiros, expulsão e até morte de religiosos.
6
O Código Civil da França, mais conhecido como “Código Napoleônico” foi um compêndio de leis, instituído por Napoleão Bonaparte, em 1804, onde ficaram consagrados alguns princípios defendidos pela Revolução Francesa. Dentre eles, NÃO podemos citar:
Propriedade coletiva.
Separação entre a Igreja e o Estado.
Matrimônio civil e divórcio.
Eliminava a isenção de impostos por nascimento.
7
Napoleão Bonaparte fez guerras em toda Europa com o objetivo de espalhar os ideais da Revolução Francesa. No entanto, em 1804, mandou tropas ao Haiti para recuperar o controle da colônia caribenha. Esta decisão reflete o impasse entre:
Os americanos e os haitianos.
Os "sans-culottes" e a elite francesa.
A burguesia e o exército francês.
Os ideais iluministas e o colonialismo.
8
"A burguesia estava se tornando economicamente relevante na França nos anos pré-revolução, mas não via esse mesmo crescimento acontecer com o poder político. Antoine Barnave (1761-1793), um dos nomes mais importantes da Revolução, disse em certo momento que “Uma nova distribuição da riqueza pressupõe uma nova distribuição do poder“. (CORRADINI, Raphael. Revolução Francesa: etapas, causas e consequências. https: //www. politize. com. br/revolucao-francesa/). Consultado em 29.07.20. Este momento histórico vivido pela burguesia pode ser resumido na seguinte opção:
Luta de classes.
Divisão de poder.
Equilíbrio de forças políticas.
Alternância entre partidos políticos.
9
Qual classe social apoiou o golpe de Napoleão?
A nobreza.
Os camponeses.
Os petistas.
A burguesia.
O proletariado.
10
Como ficou conhecido o golpe de Napoleão Bonaparte?
18 de Januário.
São Januário.
16 de Abril.
18 de Brumário.
14 de Amário.