Revisão Parcial Geografia - 2° Bimestre
Cap.3: O desenvolvimento humano - Os tipos de regionalização do mundo Continentes Sistema econômico História Desenvolvimento - IDH e suas limitações - Índice de GINI - Corrupção - Cap.4: A ordem internacional - Ordem econômica - Ordem militar - Ordem geopolítica
0
0
0
1
Assinale abaixo um critério utilizado para classificar o nível de desenvolvimento de um país:
saldo total de migração
índice de endividamento
densidade demográfica
taxa de analfabetismo
produto interno bruto
2
Qual dos aspectos abaixo remete a uma característica de um país desenvolvido?
Acentuado índice de fecundidade
Ocorrência de crises migratórias
Crescente fenômeno de xenofobia
Elevado nível de industrialização
Presença crescente de emigração
3
Sobre o IDH, assinale a opção correta:
Analisa cinco parâmetros relacionados à sociedade global
É um indicador qualitativo de desenvolvimento humano
Possui caráter puramente voltado para a economia
Mede o nível de desigualdade social entre as comunidades
É um indicador quantitativo de desenvolvimento humano
4
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um dado utilizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para analisar a qualidade de vida de uma determinada população. Em 2009, o Brasil apresentou IDH de 0,813, valor considerado alto. Para definição desse índice são utilizadas três variáveis básicas que fazem parte do nosso dia-a-dia. Para responder considere os itens: I. Expectativa de vida II. Renda per Capita III. Taxa de Exportação IV. Taxa de Importação V. Educação As três variáveis básicas que compõem o IDH são as dos itens
I, II e V.
I, II e IV.
I, III e V.
Todas estão corretas.
II, III e V.
5
O IDH, o PIB e o Gini são indicadores muito utilizados para a análise de aspectos humanos da sociedade. No caso do IDH, pode-se afirmar que:
indica o desenvolvimento humano de uma nação por meio de suas riquezas.
apresenta indicadores que podem sofrer variações numéricas ao longo do tempo.
possui caráter numericamente estável de suas variáveis sociais e econômicas.
tem como variável principal a renda de cada trabalhador assalariado.
permite analisar a desigualdade de acesso às políticas públicas de habitação.
6
Os valores do IDH podem variar de 0 a 1 em uma escala. Com relação aos índices numéricos do IDH, qual afirmativa apresenta uma relação correta:
O índice mais próximo de 0,1 indica um IDH adequado para o desenvolvimento.
O valor de IDH mais próximo de 1 indica um alto nível de desenvolvimento humano.
O IDH no valor de 0,8 é considerado um padrão muito baixo para o cenário mundial.
Os valores de 0,1 e 0,2 de IDH são muito recorrentes nas regiões mais desenvolvidas.
O valor de IDH acima de 0,9 é impossível de ser alcançado pelos países do globo.
7
A Nova Ordem Mundial marca uma mudança na estrutura política, econômica, militar e social em nível global. O acontecimento político que marca o início dessa nova ordem é o
processo de globalização.
aumento da xenofobia.
começo da Primavera Árabe.
término da Primeira Guerra.
fim da Guerra Fria.
8
Com relação ao plano econômico, a Nova Ordem Mundial é marcada pela presença de vários pólos de poder econômico no globo. A partir de um critério de classificação, os países do globo, na atualidade, podem ser divididos com relação às questões econômicas em
países emergentes e países promissores.
países centrais e países desenvolvidos.
países socialistas e países de economia planificada.
países desenvolvidos e países subdesenvolvidos.
países pobres e países de industrialização tardia.
9
Quais os países membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU com poder de veto?
China, França, Rússia, Alemanha e Estados Unidos.
China, França, Rússia, Austrália e Estados Unidos.
índia, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos.
China, França, Rússia, Índia e Estados Unidos.
China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos.
10
A geopolítica atual da Nova Ordem Mundial diferencia-se do cenário configurado no âmbito da ordem da Guerra Fria pelo fato de
alterarem-se as potências militares globais e os núcleos de poder bélico-nuclear.
terem findado as intervenções de cunho neoimperialista.
proliferarem disputas e conflitos armados de grandes proporções na maioria dos Estados nacionais.
multiplicarem-se os centros de disputa global.
11
Sobre o papel da Organização das Nações Unidas (ONU) no final do século XX, é correto afirmar que
ordenou o isolamento de países como Angola, Camboja e Afeganistão.
representou a força dos EUA como superpotência após a Guerra Fria.
procurou garantir a paz e equilibrar os jogos de forças entre as nações ricas e as pobres.
se omitiu completamente na guerra do Golfo e na guerra do Kosovo.
12
Atente para o seguinte trecho sobre a Resolução 194/1948 das Nações Unidas: “A Resolução 194 da Assembleia Geral das Nações Unidas foi adotada pela ONU em 11 de dezembro de 1948, e tinha como objetivo pôr fim à Guerra Árabe-Israelense de 1948 e resolver o problema dos refugiados na Palestina. [...] Também reconhecia o direito de retorno dos refugiados aos seus lares. A guerra civil de 1948, entre as comunidades judia e árabe da Palestina e, depois, a guerra entre Israel e seus vizinhos árabes provocaram o êxodo de 725.000 dos 900.000 árabes palestinos que viviam nos territórios que atualmente formam o Estado de Israel. [...]” Com base no trecho acima apresentado e à luz do caráter universal dos direitos humanos estabelecido no preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU em 1948, é correto dizer que
é legítimo o direito à soberania de Israel sobre os territórios conquistados na Guerra dos Seis Dias em 1967, devendo ser objeto de negociação o retorno dos palestinos à sua terra pátria.
o reconhecimento aos palestinos do direito a se constituirem em Estado significaria, necessariamente, a renúncia ao retorno a Israel dos mais de 725 mil refugiados palestinos.
somente como membros de um Estado Palestino podem os refugiados palestinos retornar à sua pátria e lá ter direito à posse de suas antigas casas e propriedades e a constituir família.
o direito dos mais de 725 mil refugiados palestinos e seus descendentes ao retorno aos seus lares pátrios constitui um direito humano independente de serem cidadãos de algum Estado.
13
Sobre a desigualdade geográfica do desenvolvimento humano, é correto afirmar que
mesmo nos países considerados muito ricos, tais como Estados Unidos e Inglaterra, em suas grandes cidades existem áreas ou bairros onde reinam a violência, a delinquência, a economia informal e atividades ilícitas, e a população residente nesses locais é desprovida de serviços públicos de qualidade.
no que diz respeito aos problemas sociais que crescem no mundo, a noção de segregação, associada ao fenômeno de exclusão de direitos por parte de algumas pessoas, ainda não atingiu a população residente nos países europeus.
as desigualdades sociais entre zonas rurais e urbanas — um dos contrastes geográficos mais flagrantes já sentidos pela humanidade — foram superadas com o advento da biotecnologia voltada à produção de alimentos.
as disparidades do binômio riqueza-pobreza ainda são marcantes entre certos grupos de países no mundo; porém, o mesmo não se observa no interior do território de cada país, geralmente marcado por homogeneidade no que tange ao bem-estar social da população.
14
“Na América do Sul, a principal orientação dos investimentos nas últimas décadas foi direcionada para aumentar a oferta de commodities agropecuárias e minerais no mercado mundial. Grande parte dessas commodities está sendo consumida na China e na índia, que são países que apresentam um rápido crescimento urbano com uma substancial mudança da distribuição territorial de suas numerosas populações. Soja, minério de ferro, alumínio, petróleo e, mais recentemente, biocombustíveis integram a pauta de exportações das nações sul-americanas.” O principal risco econômico para os países da América do Sul dependentes da comercialização dos produtos mencionados no texto é o(a):
surgimento de fontes energéticas renováveis.
distância dos principais parceiros comerciais.
esgotamento das reservas de combustíveis fósseis.
concorrência de economias emergentes asiáticas.
instabilidade do preço dos produtos primários.
15
"A fome não é um problema técnico, pois ela não se deve à falta de alimentos, isso porque a fome convive hoje com as condições materiais para resolvê-la." O texto demonstra que o problema alimentar apresentado tem uma dimensão política por estar associado ao(à):
padrão de distribuição de renda.
escala de produtividade regional.
custo de escoamento dos produtos.
dificuldade de armazenamento de grãos.
crescimento da população mundial.
16
“A Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela Assembleia Geral da ONU na Resolução 217-A, de 10 de dezembro de 1948, foi um acontecimento histórico de grande relevância. Ao afirmar, pela primeira vez em escala planetária, o papel dos direitos humanos na convivência coletiva, pode ser considerada um evento inaugural de uma nova concepção de vida internacional.” A declaração citada no texto introduziu uma nova concepção nas relações internacionais ao possibilitar a:
impunidade dos atos criminosos.
defesa dos grupos vulneráveis.
superação da soberania estatal.
inibição dos choques civilizacionais.
redução da truculência belicista.
17
TEXTO I: A adesão da Alemanha à Otan A adesão da Alemanha Ocidental à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) há 50 anos teve como pano de fundo o conflito entre o Ocidente e o Leste da Europa e o projeto da integração europeia. A adesão da República Federal da Alemanha foi um passo importante para a reconstrução do país no pós-guerra e abriu o caminho para a Alemanha desempenhar um papel relevante na defesa da Europa Ocidental durante a Guerra Fria. TEXTO II: Otan discute medidas para deter os jihadistas no Iraque e na Síria O regime de terror imposto pelos islamitas radicais no Oriente Médio alarma a Otan tanto ou mais que a Rússia, ainda que a estratégia para detê-los ainda seja difusa. O avanço do chamado Estado Islâmico, que instalou um califado repressor em zonas do Iraque e da Síria, comandou boa parte das reuniões bilaterais que mantiveram os líderes da organização atlântica no País de Gales. As diferentes estratégias da Otan, demonstradas nos textos, são resultantes das transformações na:
conformação do cenário geopolítico.
destinação dos investimentos financeiros.
distribuição de recursos naturais.
localização das bases militares.
composição dos países-membros.
18
A cidade E a situação sempre mais ou menos, Sempre uns com mais e outros com menos. A cidade não para, a cidade só cresce O de cima sobe e o de baixo desce. A letra da canção do início dos anos 1990 destaca uma questão presente nos centros urbanos brasileiros que se refere ao(à)
déficit de transporte público.
desigualdade da distribuição de renda.
elevação dos índices de criminalidade.
controle das taxas de natalidade.
estagnação do setor terciário.
19
“Queremos saber o que vão fazer Com as novas invenções Queremos noticia mais séria Sobre a descoberta da antimatéria E suas implicações Na emancipação do homem Das grandes populações Homens pobres das cidades Das estepes, dos sertões” A letra da canção relaciona dois aspectos da contemporaneidade com reflexos na sociedade brasileira:
O investimento em pesquisa e a ascensão do autoritarismo.
O crescimento demográfico e a redução da produção de alimentos.
A acumulação de conhecimento e o isolamento das comunidades tradicionais.
A elevação da escolaridade e o aumento do desemprego.
O avanço da tecnologia e a permanência das desigualdades sociais.
20
O índice que mede a desigualdade social e o nível de concentração de renda de um país, baseado na relação que há entre o número percentual total de pessoas e o total percentual da renda de um determinado lugar é denominado:
ICV.
Índice de Gini.
índice de Percepção de Corrupção.
IGP-M.
Índice de Desenvolvimento Humano.