1
Triatoma infestans é vetor e hospedeiro da parasitose...
Tripanossomíase
Leishmaniose
2
Causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei. É uma doença contagiosa transmitida pelo contato direto interpessoal ou através do uso de roupas contaminadas. O parasita escava túneis sob a pele onde a fêmea deposita seus ovos que eclodirão em cerca de 7 a 10 dias dando origem a novos parasitas.
Tungíase
Escabiose
3
Ectoparasitose da pele causada pela pulga Tunga penetrans. Constitui um problema de saúde pública em comunidades carentes. Os parasitas machos e fêmeas são hematófagos; entretanto, apenas a fêmea, já fecundada, da T. penetrans penetra na derme causando uma intensa resposta inflamatória, que resulta em rash cutâneo, prurido e dor. Os parasitas alimentam-se de sangue de animais como cães, gatos e ratos, e parasitam preferencialmente porcos e humanos.
Tungíase
Pediculose
4
É crescente o número de indivíduos imunocomprometidos na população brasileira. Portanto, devemos atentar para o diagnóstico precoce das:
Parasitoses emergentes
Parasitoses oportunistas
5
Dentro da célula humana, o parasita consegue sobreviver em seu hospedeiro, o que chamamos de:
Mecanismo de Evasão
Fagocitose
6
Hematófago é um grupo de animais ou parasitas que se alimentam de sangue.
Os vetores das parasitoses podem ser hematófagos, por exemplo, a fêmea do inseto conhecido popularmente como mosquito-palha (gênero Lutzomyia), vetor da Leishmaniose.
Os vetores das parasitoses podem ser hematófagos, por exemplo, o macho do inseto conhecido popularmente como mosquito-palha (gênero Lutzomyia), vetor da Malária.
7
A ancilostomose é uma infecção causada pelos parasitas Ancylostoma duodenale e Necator americanus. Os parasitas aderem ao intestino e causam anemia, diarreia, mal estar e febre. Essa helmintíase é conhecida popularmente como...
Barriga d'água
Amarelão
8
Esquistossomose é causada pelo Schistosoma mansoni, o qual necessita de caramujos de água doce ou salobra para desenvolver seu ciclo evolutivo.
Biomphalaria glabrata é a principal espécie de caramujo que é hospedeiro do Schistosoma mansoni, parasita causador da Esquistossomose.
A transmissão desse parasita ocorre pela liberação de seus ovos através das fezes do homem saudável. Em contato com a água, os miracídios eclodem e penetram nos caramujos. Algum tempo depois, liberam novas larvas. Na água, as larvas (cercarias) penetram na pele e/ou mucosa do homem, reiniciando o ciclo.
A Esquistossomose é uma doença causada pelo T. cruzi, parasita que tem o homem como seu hospedeiro definitivo, mas que necessita de caramujos, como B. glabrata, como hospedeiros intermediários para desenvolver seu ciclo evolutivo.
9
Causada pela presença da forma larvária das tênias nos tecidos de seus hospedeiros intermediários (suíno e bovino). Na doença humana, o homem está na posição de hospedeiro intermediário acidental. As localizações preferenciais são: sistema nervoso central, globo ocular, pele e musculatura (veja a imagem).
Teníase
Cisticercose