Revisão Ética e Meio Ambiente
Vamos lá fazer uma revisão para se darem bem na prova.
0
0
0
1
Em relação ao uso de agrotóxico na agricultura e as suas consequências à saúde, é correto afirmar que a(s):
Exposições a agrotóxicos, no meio ambiente, causam consequências importantes para a saúde dos trabalhadores e populações.
pesquisas científicas têm demonstrado que os riscos à saúde relacionados à exposição a agrotóxicos, no meio ambiente, ocorrem apenas a longo prazo.
pesquisas em resíduos de agrotóxicos nos alimentos demonstram que há baixo percentual de alimentos impróprios ou com agrotóxicos não permitidos.
utilização de agrotóxicos no Brasil é alta, mas tem caído a cada ano, o que tem levado a elogios de organizações internacionais.
2
Santa Catarina é o maior exportador de mel do Brasil e tem 99% de sua produção certificada como orgânica. Essa atividade tem alto peso no orçamento das pequenas famílias, porém vem sendo ameaçada pelo avanço da agricultura tecnificada com a diminuição das áreas de florestas nativas e aumento das áreas plantadas com soja. Recentemente, um episódio significativo provocou a morte de milhares de abelhas, no Estado, e laudos apontaram que defensivos agrícolas, utilizados nas lavouras de soja, foram a causa da morte das abelhas. Verdadeiro ou falso que os defensivos agrícolas utilizados no controle de doenças e pragas influenciam na morte das abelhas?
Verdadeiro .
Falso.
3
Agrotóxicos são substâncias químicas utilizadas para combater pragas que prejudicam plantas cultivadas, animais e o ser humano. Entre os problemas associados à utilização de agrotóxicos está a forma indiscriminada de aplicação destas substâncias, tanto em ecossistemas agropecuários quanto nos urbanos (agrotóxicos domissanitarios). Com relação aos agrotóxicos, analise as proposições e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa. ( ) Dentre os agrotóxicos, os inseticidas são compostos químicos ou biológicos que, utilizados em doses adequadas, têm por finalidade prevenir, combater, controlar ou manter o nível populacional de insetos equilibrado em um determinado ambiente. ( ) Agrotóxicos seletivos combatem insetos benéficos e fitófagos, indiscriminadamente. ( ) O princípio ativo de alguns agrotóxicos pode se acumular no ecossistema, ao longo de diversos níveis tróficos das cadeias e teias alimentares. ( ) No Brasil, o uso de agrotóxicos é controlado por leis consideradas rígidas, porém a falta de fiscalização e o descaso de alguns agricultores acarretam sérios impactos ambientais. ( ) O uso abusivo dos agrotóxicos tem favorecido o aparecimento de plantas cultivadas resistentes aos danos causados por organismos fitopatogênicos e fitófagos. Assinale a alternativa correta:
V – F – V – V – F
V – V – F – F – V
F – F – V – V – F
F – F – V – V – V
V – F – V – F – F
4
(Enem-adaptado) Observe a charge: Na charge, há uma crítica ao processo produtivo agrícola brasileiro relacionada ao
Elevado preço das mercadorias no comércio
Aumento da demanda por produtos naturais.
Uso de agrotóxicos nas plantações.
Hábito de adquirir derivados industriais.
Crescimento da produção de alimentos.
5
(UCS) As atividades agropecuárias são realizadas pelos seres humanos há mais de 10 mil anos. Essas atividades desenvolveram-se por meio do cultivo agrícola, da utilização de ferramentas, da domesticação de animais, do aperfeiçoamento de técnicas e do uso de tecnologias. Analise as afirmativas abaixo, sobre as atividades agropecuárias. I. A agropecuária comercial moderna caracteriza-se pelo uso intensivo de recursos tecnológicos, como máquinas e insumos. É necessário que a produção seja acompanhada por mão de obra especializada. II. Nos últimos anos, surgiu um novo recurso tecnológico, decorrente da pesquisa biotecnológica e voltado para a produção agrícola, que são os transgênicos. Seus defensores argumentam que, com seu cultivo e utilização, aumentará a produção de alimentos no mundo. III. Com a utilização de agrotóxicos, pode-se eliminar os insetos nocivos, acabando com o ápice da cadeia alimentar. Por outro lado, é possível ocorrer contaminação do aquífero confinado e do solo, por meio dos macro-organismos, que podem desaparecer e tornar o solo fértil. Das afirmativas acima,
apenas I está correta.
apenas III está correta.
I, II e III estão corretas.
apenas I e II estão corretas.
apenas II está correta.
6
(Unifei) A chamada Revolução Verde promoveu grande aumento da produtividade, em diferentes regiões agrícolas do planeta, por meio do uso de fertilizantes químicos, agrotóxicos e sementes selecionadas. Apesar do desenvolvimento técnico e econômico, a Revolução Verde provocou consequências ecológicas e sociais. Assinale a alternativa incorreta.
Os fertilizantes e agrotóxicos são levados pela chuva para os córregos e rios, prejudicando o equilíbrio ecológico de seus ecossistemas.
A utilização de fertilizantes e de agrotóxicos tem por objetivo aumentar a produtividade e evitar quebra na safra.
Devido à utilização de fertilizantes e agrotóxicos, os produtos cultivados são mais vigorosos e abundantes.
Houve um enriquecimento tanto da flora quanto da fauna silvestre devido à grande utilização de fertilizantes e produtos químicos.
7
Sobre os agrotóxicos, assinale a alternativa incorreta:
Devido à utilização de fertilizantes e agrotóxicos, os produtos cultivados são mais vigorosos e abundantes. Os agrotóxicos são classificados segundo a toxicidade, podendo ser: extremamente tóxicos; altamente tóxicos; medianamente tóxicos; e pouco tóxicos, segundo a Anvisa.
Agrotóxicos, também conhecidos como defensivos agrícolas, são produtos químicos utilizados para melhorar a qualidade dos alimentos e são utilizados especialmente na agricultura orgânica.
O uso incorreto de agrotóxicos pode prejudicar o meio ambiente bem como afetar a saúde humana.
Agrotóxicos ou agroquímicos são substâncias químicas usadas em lavouras para combater pragas, ervas daninhas e insetos que prejudicam a plantação e influenciam na produtividade
8
(ENEM, 2022) Os agrotóxicos estão entre os principais instrumentos do atual modelo da agricultura brasileira, centrado em ganhos de produtividade. Tendem a acumular-se no solo e na biota, e seus resíduos podem chegar às águas superficiais, por escoamento, e às subterrâneas, por lixiviação. O uso intensivo dos agrotóxicos está associado a agravos à saúde da população, tanto dos consumidores dos alimentos quanto dos trabalhadores que lidam diretamente com os produtos, à contaminação de alimentos e à degradação do meio ambiente. IBGE. Indicadores de desenvolvimento sustentável: Brasil 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2015 (adaptado). Uma ação com potencial para atenuar os problemas socioambientais apresentados é a
Adoção de energias limpas.
Conservação de parques naturais.
Fiscalização de fontes hídricas.
Utilização de controle biológico.
Formação de cooperativas rurais.
9
(AMAUC - 2023 - Prefeitura de Seara - SC) A polêmica do Marco Temporal fez com que indígenas de todo o Brasil se manifestassem recentemente contra o Projeto de Lei (PL) do "Marco Temporal" que foi aprovado na Câmara dos Deputados como PL 490/2007. Porque estes povos são contra essa Lei?
Porque proíbe novas demarcações de terras para os indígenas no Brasil.
Porque ele tira a posse das terras das etnias indígenas que não ocupavam as terras onde estão hoje na época da colonização do Brasil.
Porque ela condiciona a demarcação de terras indígenas à comprovação de presença física dos indígenas nas respectivas áreas em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição de 1988.
Porque desfaz toda a demarcação de terras indígenas já feitas no Brasil.
Porque concede aos não indígenas o direito de explorar comercialmente as terras demarcadas como território indígena, mesmo sem a sua posse.
10
(UECE-CEV - 2021 - UECE - Vestibular - Conhecimentos Específicos - 2ª Fase - Filosofia e Sociologia) “Não há como usar meias-palavras: o Marco Temporal é tese etnocidária, talvez até mesmo genocida. Ela refuta que grupos indígenas tenham direito de posse e usufruto permanente, exclusivo, inalienável, indisponível e imprescritível das Terras Indígenas que eles não ocupassem efetivamente em 05 de outubro de 1988, data de vigência da Constituição Federal. [...] O genocídio e o etnocídio fazem parte da história do Brasil, e o Marco Temporal confirma essa regra. Aparentemente, já não há derramamento de sangue, mas, como dizem os indígenas: ‘Antes nos matavam com epidemias, depois com armas de fogo, hoje os brancos estão nos matando com canetas.’” SOUSA, J. O. C.; GUARDIOLA, C. L. T. Marco Temporal e paisagens indígenas destruídas. Jornal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 05-8- 2021. Disponível em: https://www.ufrgs.br/jornal/marco-temporal-e-paisagens-indigenas-destruidas/. Acessado em 18/10/2021. Conforme os autores desse artigo citado, a proposta do Marco Temporal
reconhece que a colonização estabeleceu dispositivos de controle e genocídio dos povos indígenas.
reafirma a tese jusnaturalista da inviolabilidade do direito de propriedade e de seu usufruto pelos povos indígenas.
manifesta uma alternativa não violenta de retirada dos povos indígenas de suas terras, sem derramar sangue.
mantém a histórica violência contra as nações indígenas e nega-lhes os direitos humanos à história e à cultura.