1
Fases ou estados da matéria são conjuntos de configurações que objetos macroscópicos podem apresentar. O estado físico da matéria é determinado através:
Organização e energia cinética entre as moléculas.
Estado de repouso e movimento que varia pela condensação.
2
O naftaleno, comercialmente conhecido como naftalina, empregado para evitar baratas em roupas, funde em temperaturas superiores a 80°C. Sabe-se que bolinhas de naftalina, à temperatura ambiente, têm suas massas constantemente diminuídas, terminando por desaparecer sem deixar resíduo. Essa observação pode ser explicada pelo fenômeno da:
FUSÃO
Sublimação.
3
"O condensado de Bose-Einstein" consiste em:
Uma descoberta relativamente nova que gira em torno da ideia de se ter uma amostra sem movimentação entre as moléculas, isto é, sem energia cinética".
"Uma descoberta relativamente nova que gira em torno da ideia de se ter uma amostra sem movimentação entre as moléculas, isto é, com energia cinética".
4
O exemplo mais abundante e acessível que temos de material no estado líquido em condições normais de temperatura e pressão é a água, também considerada solvente universal. Os líquidos têm força:
Intermolecular fraca
Intermolecular forte
5
Os gases, por sua vez, são substâncias que, em condições normais, já estão no estado gasoso e, para se liquefazer é necessário:
Ter aumento de pressão e temperatura simultaneamente.
Não ter aumento de pressão e temperatura.
6
Em 1932, Irving Langmuir, no Prêmio Nobel de Química, agregou o termo plasma a uma condição da matéria que já vinha sendo estudada desde 1879. Trata-se de um estado físico em que as partículas estão muito energizadas, têm um distanciamento entre elas e pouca ou nenhuma ligação entre as moléculas. Essas propriedades são bastante semelhantes às do estado gasoso, só que a energia cinética de um plasma é muito maior que a de um gás." Esse tipo de condição da matéria não é comum na natureza terrestre, no entanto é abundante no Universo, visto que
As estrelas são basicamente bolas de plasma em altas temperaturas.
A atmosfera possui em grande variação.
7
Facimpa – MG ) Observe: I – Uma pedra de naftalina deixada no armário; II – Uma vasilha de água deixada no freezer; III- Uma vasilha de água deixada no fogo; IV – O derretimento de um pedaço de chumbo quando aquecido; Nesses fatos estão relacionados corretamente os seguintes fenômenos:
I. Sublimação; II. Sublimação; III. Evaporação; IV. Solidificação.
I. Sublimação; II. Solidificação; III. Evaporação; IV. Fusão.
8
Assinale entre as alternativas abaixo qual apresenta características de um corpo no estado sólido:
Interação molecular fraca e volume indefinido;
Moléculas unidas e forma definida;
9
Quanto aos tipos de transformações que a matéria sofre é possível afirmar que:
Podemos distinguir uma transformação química de uma transformação física pela análise da reversibilidade da mudança de estado físico.
Uma transformação física altera a aparência do material, mas mantém a sua identidade. Já uma transformação química é evidenciada pela formação de novas substâncias.