1
Marconi e Lakatos (2010) dizem que a ciência é um conjunto de atividades dirigidas ao conhecimento sistemático com objeto limitado. Isso significa que:
Que a sistematização do conhecimento sobre um objeto limitado caracteriza esse conhecimento como algo em constante mudança
Que as atividades precisam estar vinculadas a um sistema que permita atingir o conhecimento, mesmo havendo limites específicos
É necessário criar um sistema que viabilize a busca pelo conhecimento e que mesmo a Ciência possui limites nessa busca
Que a busca pelo conhecimento faz uso de métodos e técnicas, sendo as pesquisas realizadas sobre algo bem específico
2
Não é uma característica do conhecimento religioso:
Dispensa a razão lógica
É infalível e exato
Baseia-se na fé
É passível de comprovação por meio do experimento
3
Se alguém pegar frio, ficará resfriado ou gripado. Esse é um exemplo de que tipo de conhecimento?
Popular
Científico
Filosófico
Religioso
4
Em relação ao conhecimento filosófico, é correto dizer que...
Não cabe confirmação por meio de experimentos
É uma ciência
Está sujeito a experimentos
Depende dos ensinamentos transmitidos por uma divindade
5
É falso a respeito do conhecimento científico
Lida com fatos, não com opiniões
É exato, absoluto e definitivo
Permite verificar hipóteses por meio de experimentos
Está sujeito a mudanças
6
A partir da observação de um fenômeno, surge uma curiosidade que será respondida por meio da pesquisa. A essa curiosidade se dá o nome de:
Alinhamento
Metodologia
Hipótese
Problema
7
Em relação à hipótese formulada em um trabalho acadêmico, não se pode dizer que:
A hipótese é algo sempre presente em todo trabalho acadêmico
A hipótese será verificada ou refutada
A hipótese será formulada a partir do problema da pesquisa
A hipótese pode não existir em um trabalho acadêmico
8
Sob certo ponto de vista, uma monografia de graduação, de pós-graduação lato sensu, uma dissertação ou uma tese são tipos de monografias. Porém, uma tese possui uma característica que a distingue dos demais tipos de trabalhos aqui apresentados.
Somente pode ser desenvolvida por alguém que já tenha concluído o mestrado, uma vez que se trata da sequência natural na pós-graduação
Necessariamente terá uma maior quantidade de páginas, já que a profundidade do assunto abordado é muito maior
Deve ser desenvolvida com base em uma pesquisa sobre algo inédito naquele campo do conhecimento
Caso não tenha uma quantidade maior de referências estrangeiras em relação às nacionais, não poderá ser aceita perante a banca examinadora
9
Ao ler a introdução de um artigo, verificou-se que se trata de uma pesquisa quantitativa a respeito das tentativas de invasão em servidores de um órgão governamental. Essa informação sobre ser uma pesquisa quantitativa refere-se a:
Problema da pesquisa
Hipótese da pesquisa
Objetivos geral e específicos
Procedimentos metodológicos
10
Um aluno de graduação resolveu escrever um artigo sobre vulnerabilidades em servidores. Ao procurar seu possível orientador, recebeu um parecer desfavorável a respeito. O que poderia explicar esse parecer?
O tema é muito amplo, devendo haver uma maior delimitação para desenvolver a pesquisa
Não existem muitos aspectos a serem estudados sobre vulnerabilidades em servidores
Já foram desenvolvidos muitos trabalhos sobre vulnerabilidades em servidores
Não se trata de um tema que precise ser desenvolvido no âmbito acadêmico, já que se trata de uma aplicação prática
11
Qual dos seguintes elementos não faz parte da introdução de um artigo científico?
Justificativa, pois se trata de um elemento opcional no artigo
Hipótese, pois nem todo artigo científico possui uma hipótese
Tema, pois deve fazer parte do resumo do artigo
Resultados, pois estarão em uma seção específica do artigo
12
Marconi e Lakatos (2010, p. 242) dizem que os artigos "são pequenos estudos, porém completos, que tratam de uma questão verdadeiramente científica, mas que não se constituem em matéria de um livro.". Isso é:
Uma citação indireta
Uma definição metodológica
Uma citação direta
O tema da pesquisa
13
Wazlawicz (2008) mostra que um artigo pode ser publicado em vários meios reconhecidos pela comunidade científica, como periódicos, anais de eventos (proceedings), workshops e seminários e livros e capítulos de livros. Isso é:
Uma definição metodológica
Uma citação direta
O tema da pesquisa
Uma citação indireta
14
CARVALHO, Adriano B.; SILVA JR., Brivaldo A. da; SILVA, Carlos Alberto da; FERREIRA, Ronaldo A.. Abrindo a Caixa-Preta – Aplicando IA Explicável para Aprimorar a Detecção de Sequestros de Prefixo. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSEG), 24., 2024, São José dos Campos/SP. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbseg/article/view/30014. Acesso em: 15 set. 2024. A referência bibliográfica acima indica que o artigo foi publicado:
Como parte de um livro
Como parte de uma tese ou dissertação
Em um periódico acadêmico
Nos proceedings de um evento
15
SOUZA, I. M.; DIAS, J. C.; DIAS, J. C. O papel da informação e da inteligência artificial no diagnóstico com dispositivos médicos. In: Revista Processando o Saber, v. 16, n. 01, p. 73-90, 4 jun. 2024. Disponível em: https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/343. Acesso em: 5 jun. 2024. A referência bibliográfica acima indica que o artigo foi publicado:
Nos proceedings de um evento
Como parte de um livro
Como parte de uma tese ou dissertação
Em um periódico acadêmico
16
Em uma pesquisa sobre incidentes de segurança da informação em uma determinada empresa, o pesquisador observou o ambiente daquela empresa durante um mês e apresentou os diversos tipos de incidentes ocorridos, mostrando em gráficos aqueles que tinham a maior incidência. Estamos falando de:
Pesquisa quantitativa
Pesquisa qualitativa
Pesquisa documental
Pesquisa bibliográfica
17
Em uma pesquisa sobre os hábitos de utilização dos computadores pelos funcionários de uma determinada empresa, o pesquisador entrevistou diversos funcionários daquela empresa durante um mês e apresentou uma relação entre os hábitos de utilização por parte desses funcionários e as boas práticas de segurança da informação conforme as normas vigentes na área. Estamos falando de:
Pesquisa quantitativa
Pesquisa explicativa
Pesquisa descritiva
Pesquisa bibliográfica
18
Em uma pesquisa sobre vulnerabilidades de aplicativos de redes sociais para dispositivos móveis, o pesquisador instalou alguns aplicativos em celulares de diferentes fabricantes e sistemas operacionais e realizou diversos testes durante um determinado período, tendo obtido diversos resultados que relatou em seu artigo. Estamos falando de:
Pesquisa quantitativa
Pesquisa experimental
Pesquisa qualitativa
Questionário
19
Um pesquisador desenvolveu uma pesquisa sobre ataques de engenharia social, tendo feito observações e entrevistado funcionários de uma empresa do setor têxtil. Nas conclusões do artigo, escreveu que foi possível observar que nas empresas do setor têxtil existe uma grande necessidade de treinamento dos funcionários quanto a possíveis ataques de engenharia social que podem sofrer. Qual é o problema dessa conclusão?
A conclusão não está completa pois não foram citadas as principais normas relativas à segurança da informação
Nenhum, pois essa conclusão faz todo sentido dado o atual panorama da segurança da informação nas empresas
Não é possível chegar a essa conclusão pois não foi feita uma pesquisa quantitativa, mas sim qualitativa
Essa pesquisa parece ter sido um estudo de caso, pois foi realizada em uma empresa específica, não cabendo generalizações
20
Em uma pesquisa sobre incidentes de segurança da informação em uma determinada empresa, o pesquisador sorteou 15 funcionários de cada departamento daquela empresa, que foram observados durante um mês e apresentou os diversos tipos de incidentes ocorridos, mostrando em gráficos aqueles que tinham a maior incidência. Estamos falando de qual técnica de amostragem?
Por área
Aleatória simples
Estratificada
Intencional
21
Na elaboração de um artigo, o pesquisador utilizou como referências artigos científicos, teses, dissertações, normas ABNT sobre segurança da informação e relatórios de segurança da informação publicados por empresas. Avalie as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta: I - Foi feita apenas pesquisa bibliografica II - Foi feita apenas pesquisa documental III - Foi feita pesquisa bibliográfica e documental IV - Foi feita pesquisa de campo V - Foi feita pesquisa experimental
As afirmações I, IV e V estão corretas
Apenas a afirmação I está correta
Apenas a afirmação II está correta
Apenas a afirmação III está correta
22
Independente do tipo de trabalho acadêmico que será elaborado (artigo, monografia, dissertação, tese etc.), é certo que haverá:
Pesquisa experimental
Amostragem
Pesquisa quantitativa
Pesquisa exploratória
23
Em uma empresa multinacional foi realizada uma pesquisa relacionada aos sites acessados pelos funcionários durante um mês, em determinados horários do dia. Dada a elevada quantidade de pessoas, o pesquisador sorteou 1000 funcionários dessa empresa para participarem da pesquisa. Estamos falando de qual técnica de amostragem?
Focus group
Estratificada
Por área
Aleatória simples
24
Em uma pesquisa sobre os hábitos de utilização dos computadores pelos funcionários de uma determinada empresa, o pesquisador entrevistou diversos funcionários daquela empresa durante um mês e apresentou uma relação entre os hábitos de utilização por parte desses funcionários e as boas práticas de segurança da informação conforme as normas vigentes na área, conseguindo também mostrar o que ocasionava determinados hábitos de utilização que não eram aderentes às boas práticas. Estamos falando de:
Pesquisa descritiva
Pesquisa bibliográfica
Pesquisa quantitativa
Pesquisa explicativa
25
Em um estudo sobre a utilização de inteligência artificial por parte de profissionais de segurança da informação para automatizar tarefas, o pesquisador elaborou um questionário online, que enviou a 150 profissionais de diferentes empresas. Na introdução do artigo, o pesquisador escreveu que realizou uma pesquisa de campo. Sobre isso, pode-se dizer:
Que o pesquisador está correto, pois o questionário foi enviado aos profissionais nas empresas, ou seja, o próprio local de trabalho
Que o pesquisador está incorreto, pois um questionário não pode ser utilizado em pesquisas de campo
Que o pesquisador está incorreto, pois a pesquisa não foi realizada pessoalmente nas próprias empresas
Que o pesquisador está correto, pois um questionário é um instrumento de pesquisa tipicamente utilizado em pesquisas de campo