Responsabilidades e Atribuições do Socorrista
Após a aula, aprendemos quais as funções, as responsabilidades de um socorrista e o que são os sinais vitais que tanto devemos ficar atentos na hora de uma avaliação ao paciente. O seguinte Quiz irá auxiliar na fixação do conteúdo. Divirtam-se :) S2
0
0
0
1
Após a avaliação do pulso radial de um paciente por 60 segundos ou através do monitor cardíaco, você consegue definir um sinal vital muito importante, a frequência cardíaca. Após esta informação, marque a alternativa que se refere ao valor de referência de uma FC (frequência cardíaca) atribuído ao termo técnico correto:
126 bpm (bradicardio)
60 (bradisfigmia)
73 bpm (normocardio)
98 bpm (taquicardio)
2
Marque a alternativa que apresente os 5 sinais vitais:
Frequência respiratória, Pressão Arterial, Temperatura, Cianose, Dor
Pulso, Respiração, Pressão Arterial, Temperatura, Dor.
Pressão arterial, Frequência Cardíaca, Temperatura, Pulso, Dor
Dor, Respiração, Pulso, Sinal Neurológico, Coloração da Pele
3
Quando um sinal vital apresenta anormalidade, outros se alteram automaticamente para tentar compensar essa mudança. Um exemplo disso é quando um paciente perde sangue por conta de uma hemorragia, e o coração acelera, aumentando a frequência cardíaca, compensando, assim, a perda em outra parte do corpo. Considerando a afirmação acima, julgue certo ou errado:
Certo
Errado
4
Ao avaliar os SSVV de um paciente adulto em repouso, você observou que a FR está de 17 irpm, PA de 132/85mmHg, Temp. axilar de 37,4ºC e FC de 96 bpm. Com base nesses dados, marque a alternativa correta:
A frequência cardíaca está acima do limite normal para um adulto saudável
A frequência respiratória está dentro da faixa considerada normal
A temperatura axilar indica um estado febril moderado
A pressão arterial apresenta valores de hipotensão
5
Um dos deveres de um socorrista é prestar uma assistência livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência. Dito isso, marque a alternativa que indique o que cada uma significa de forma correta:
Imperícia: realizar um procedimento usando técnica inadequada, sendo inexperiente; Negligência: não realizar um procedimento que deveria ser feito; Imprudência: Realizar um procedimento sem precaução.
Imperícia: não realizar um procedimento que deveria ser feito; Negligência: Realizar um procedimento sem precaução. Imprudência: realizar um procedimento usando técnica inadequada.
Imperícia: Realizar um procedimento sem precaução. Negligência: não realizar um procedimento que deveria ser feito; Imprudência: realizar um procedimento usando técnica inadequada.
6
A principal atribuição do socorrista no local da emergência, é com relação a sua própria segurança. Ao avaliar ou prestar atendimento a vítimas, deve evitar contato direto com sangue, fluidos corpóreos, mucosas, ferimentos e queimaduras. Para isto, é necessário o uso de equipamentos de proteção individual, que são eles:
Luvas de procedimento, máscaras, óculos de proteção, avental (opcional).
Uniforme, máscara, gorro, colete, avental.
Capacete, luvas estéril, máscara, avental.
7
O socorrista têm deveres que devem ser cumpridos no local da emergência. Sobre as responsabilidades do socorrista julgue os itens a seguir: a) O socorrista deve controlar o local do acidente de modo a proteger a si mesmo e sua equipe; b) Para ter acesso ao paciente, o socorrista deve realizar o procedimento num paciente mesmo sem EPIs; c) Proporcionar uma assistência de emergência acima da sua capacidade de treinamento. d) Identificar o que está errado com o paciente, através da avaliação do paciente e das informações obtidas.
A) F; B) F; C) F; D) V
A) V; B) F; C)F; D) V
A) F; B) F; C) V; D) V
A) V; B) F; C) F; D) F