RESPONDA O QUIZ
8) Levando-se em conta que as demências constituem doenças que têm maior prevalência após os 60 anos de idade, podemos afirmar que as demências frontotemporais:
0
0
0
1
Levando-se em conta que as demências constituem doenças que têm maior prevalência após os 60 anos de idade, podemos afirmar que as demências frontotemporais:
D) tem maior prevalência em pessoas mais velhas do que outras demências de causa metabólica
A) manifestam-se de forma insidiosa, comprometendo igualmente a memória e o comportamento
B) respondem convenientemente a intervenções farmacológicas com inibidores da acetilcolinesterase e neurolépticos
C) constituem doenças degenerativas, sendo confundidas com a Doença de Alzheimer por acometerem as mesmas regiões cerebrais
2
3) A palavra iatrogenia, derivada do grego iatrikós, refere-se a todo malefício provocado ao paciente, decorrente do seu tratamento, seja ele medicamentoso ou no âmbito das relações humanas.Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA.
A) Quase todo medicamento pode, teoricamente, causar prejuízo cognitivo em indivíduos suscetíveis, notadamente em idosos, exceto medicamentos, como os benzodiazepínicos, anticolinérgicos e alguns antidepressivos tricíclicos
D) Alterações fisiológicas, reações atípicas a fármacos, prescrições inadequadas e não observância adequada dos esquemas terapêuticos podem contribuir para a menor toxicidade medicamentosa no idoso.
B) Entre as complicações iatrogênicas, o Delirium costuma ser a mais frequente no pós-operatório de idosos.
C) A iatrogenia é mais frequente em pacientes jovens que em idosos hospitalizados, podendo determinar manifestações graves e mesmo fatais.
E) O uso simultâneo de múltiplos fármacos, isto é, a polifarmácia, não predispõe à ocorrência de interações medicamentosas
3
4) Na geriatria tão importante quanto a avaliação mental, é a avaliação funcional. Assinale a alternativa que apresenta apenas instrumentos usados na avaliação da capacidade funcional de idosos.
B) Escala de Hamilton e teste de fluência verbal
A) Miniexame do estado mental e teste do relógio
C) Miniexame do estado mental, teste do relógio e miniavaliação nutricional
E) Escala de depressão geriátrica abreviada de Yesavage e fluência verbal
D) Escala de Lawton e escala de Katz
4
10) Paciente do sexo masculino de 78 anos vem à consulta com relato de várias quedas no último ano e desde então tem medo de cair. Você percebe que ele está bastante emagrecido e na anamnese descobre que sua esposa faleceu há quatro meses, não vem se alimentando adequadamente por estar muito triste (Escala de Depressão Geriátrica – 12/15 (EDG)). Sua memória encontra-se prejudicada com Miniexame do Estado Mental de 24 (MEEM). É também coronariopata e não vem fazendo uso adequado das medicações. Ao exame físico, você denota gonartrose importante de joelhos e IMC de 17. Diante do caso acima e refletindo a respeito da Síndrome da Fragilidade, o item que mais fortemente aponta para ela é:
D) o índice de massa corpórea de 17
A) a síndrome depressiva diagnosticada com a EDG de 12
E) a gonartrose bilateral de joelho
B) a síndrome demencial diagnosticada com MEEM de 24
C) a doença coronariana relatada pelo paciente
5
12) Fazem parte das grandes síndromes geriátricas:
D) iatrogenia e incontinência urinária
B) hipertensão arterial (HA) e IM
A) infarto do miocárdio (IM) e AVC
C) diabetes melito II (DM II) e HA
E) catarata e DM II