República Velha do Brasil!
Venha conhecer um pouco de como foi a Republica velha no Brasil (1889-1930). Talvez isso te ajude para a escola. Feito por: Ana Cristina Challita, Beatriz Benegue, Larissa Cristina, Luana Cristina e Luize Martinês.
0
0
0
1
Qual era o governador no período da República Velha ?
Campo Salles
Getúlio Vargas
Marechal Deodoro Da Fonseca
2
Como praticavam o Voto de Cabresto?
As elites agrícolas nunca se mantiveram no poder porque era comum o uso de títulos eleitorais.
Os grandes fazendeiros indicavam em quem os eleitores dividiam votar em troca de coisas de valor ou favores.
Os eleitores escolhiam quem queriam votar e se juntavam com outros que também queriam votar.
3
O que foi o coronelismo?
A maior parte da população vivia no campo e por isso dependiam do trabalho nas lavouras. Com isso, existiam os fazendeiros ricos que dominavam as zonas rurais, esses eram chamados de coronéis, que tinham muitas terras e então detinham o poder político e econômico local. A maior parte da população brasileira não tinham terras e então dependiam do trabalho nas fazendas desses coronéis. Com o poder, quando começou a ter o direito do voto do povo, os coronéis começaram a interferir nos votos, pressionando a população para votar de acordo com seus interesses coronelistas em troca de favores, ou seja, o voto de cabresto.
Na época, os militares reinavam em zonas rurais e urbanas, o poder político era todo deles, o que fazia com que a população seguissem os militares e especialmente os coronéis e nessa época estavam começando os comércios, onde as pessoas trabalhavam mas as fiscalizações da parte dos coronéis eram rígidas. Os comércios viviam na mão desses coronéis, se fizessem algo de errado, poderiam ser obrigados a fechar o comércio. Com isso, quando começou o voto do povo, os coronéis que queriam manter a liderança e, essa liderança seria de acordo com o governador, então por isso faziam trocas, especialmente troca de favores, como menos fiscalização e talvez até encobrir alguma coisa, algum tipo de suborno por dinheiro, tudo o que eles puderem eles faziam, no caso, o voto de cabresto.
Na época, reinavam marginais corruptos na cidade. Esses faziam ameaças a algumas pessoas e tentavam fazer a cabeça de outras para o voto em seus interesses políticos. A população sem saída, seguia as ordens deles e algumas acreditavam que era a melhor opção de voto. Os militares insatisfeitos, perseguiam esses marginais de modo que acabassem com isso mas, os coronéis também foram influenciados em votos e no que era o melhor para o país. Isso gerou o coronelismo, uma prática de encoberta que os coronéis faziam para o "melhor" do país.
4
O que foi a política do café com leite?
Foi o rodízio de mineiros e paulistas no comando do país.
Foi a divisão do governo do país, onde os cariocas e tocantinense governavam simultaneamente.
Foi uma ideia que os senhores de engenho de café e de leite tiveram: eles iriam se juntaram para governar o país simultaneamente durantes 15 anos, sem o consentimento do presidente.
5
A palavra oligarquia nomeia um governo que :
é dominado por um grupo social ou uma família.
é dominado por presidentes.
é dominado por cafeicultores junto de seus escravos.