1
1- A República Velha abrange o período de 1889 a 1930. A afirmação é:
Verdadeira
Falsa
2
2- A República Velha foi caracterizada por um período de paz completa em todo território nacional.
Verdadeiro
Falso
3
- "Trata-se de uma estratégia muito usada em hábitos políticos coronelistas, em que, por exemplo, os eleitores trocavam seu voto por um favor, como um bem material (sapatos, roupas, chapéus etc.) ou algum tipo de serviço (atendimento médico, remédios, verba para enterro, matrícula em escola, bolsa de estudos etc.)." O trecho acima descreve uma prática eleitoral da República Velha denominada: Política dos Governadores.
Falso
Verdadeiro
4
4- A conhecida política do café com leite era uma política de revezamento do candidato à presidência de acordo com as oligarquias de dois estados brasileiros. Esses estados eram: Minas Gerais e São Paulo.
Falso
Verdadeiro
5
5- Voto de cabresto era característica de um grupo da República Velha, os jagunços. A afirmação é:
Falso
Verdadeiro
6
6- O predomínio das oligarquias sobre a política do Brasil começou a ser consolidado a partir de 1894, quando Prudente de Morais foi eleito presidente. A afirmação é:
Falso
Verdadeiro
7
7- O funcionamento da política dos governadores dependia consideravelmente da figura do presidente da República. A afirmação é:
Falso
Verdadeiro
8
8- O coronelismo fez parte do período da República Velha. A afirmação é:
Verdadeiro
Falso
9
9- Na prática, essa política funcionava da seguinte maneira: o Governo Federal daria apoio à oligarquia mais poderosa de cada Estado. Em troca, o governo exigia que cada oligarquia apoiasse as propostas do Governo Federal no legislativo. O texto refere-se à Política dos Governadores. A afirmação é:
Falso
Verdadeiro
10
10- Segundo esse pacto, paulistas e mineiros alternavam-se na presidência da República. O nome “café com leite” faz referência ao fato de que São Paulo era o maior produtor de café do Brasil, enquanto que Minas Gerais era o maior produtor de leite. A afirmação é:
Verdadeiro
Falso