Religião na sociedade

Religião na sociedade

Para Chauí (2000), a ideologia tem uma função bem clara. Tal função é esconder e disfarçar as distinções sociais e políticas. A ideia é emprestar a elas a aparência de indivisão, como se fossem diferenças naturais entre os homens

1

A palavra “religião” é derivada do latim e significa religar, reler ou ainda reeleger.Seguindo o pressuposto de que entre o mundo dos homens e o mundo dos deuses existe a possibilidade da comunicação através da religião. O que define a prática de cada religião?

Pode-se dizer ainda que os simbolismos e os significados que circulam em cada religião, pois a devoção envolve uma série de crenças e práticas que são aprendidas no cotidiano de participação junto aos membros dos grupos religiosos.
É uma filosofia política, social e econômica que abrange uma gama de sistemas econômicos e sociais caracterizados pela propriedade social dos meios de produção
Tendência para refletir sobre os aspectos da atividade religiosa
2

A religião se torna uma forma de controle social do que é certo ou errado?

Sim, pois é um sistema de crenças e práticas relacionadas ao sagrado que reúnem o povo em uma comunidade moral.
Não, pois a religião não muda o estilo de vida do individo.
3

Como a união social se forma através da religião?

É na convivência coletiva que as explicações religiosas surgem e também se solidificam, fazendo com que o espaço da prática religiosa se constitua como mais um espaço de organização e ordem social.
buscam ajudar as pessoas a serem felizes e umas com as outras, bem como, quando promovem a defesa da vida, do bem comum, da justiça, da paz, da fraternidade e do desrespeito entre todos os povos.
4

Qual a função social da religião?

A dominaçaão politica e o controle social.
A participação no universo sagrado (por meio de rituais, cultos, cerimônias etc.) oferece prestígio social.
5

O que é FANATISMO religioso?

Aceitação da divergencia, e respeito ao outro
Práticas sagrado que reúnem o povo em uma comunidade moral. e com a aceitação do divegente.
Forma de fanatismo caracterizada pela devoção incondicional, exaltada e completamente isenta de espírito crítico, a uma ideia ou concepção religiosa. Em geral, o fanatismo religioso também se caracteriza pela intolerância em relação às demais crenças religiosas.
6
A Inquisição, também chamada de Santo Ofício, foi um tribunal formado pela Igreja Católica para condenar e punir as pessoas que tinham desvios nas normas de conduta, os hereges. Naquela época, o catolicismo era o que dominava a Europa, mas a igreja estava preocupada com o crescimento de outras seitas.Marque a alternativa correta.

A Inquisição, também chamada de Santo Ofício, foi um tribunal formado pela Igreja Católica para condenar e punir as pessoas que tinham desvios nas normas de conduta, os hereges. Naquela época, o catolicismo era o que dominava a Europa, mas a igreja estava preocupada com o crescimento de outras seitas.Marque a alternativa correta.

Discriminação levando a perseguição causada pelo fanatismo religioso
A Inquisição, ou Santa Inquisição, foi um grupo de instituições dentro do sistema jurídico da Igreja Católica Romana cujo objetivo era diseminar a heresia, blasfémia, bruxaria e costumes considerados desviantes
7

Cada sociedade se organiza para definir a relação entre a religião e o Estado. Essa relação pode ser de mais proximidade ou mesmo de ruptura. Marque a alternativa correta:

No Brasil, ocorre a separação entre Estado e religião por meio do conceito de laicidade. Isso significa que o Estado não favorece nem segue nenhuma religião.
No Brasil o catolicismo é a religião oficial
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.