recursos hídricos do Brasil e do Rio Grande do Norte e a questão socio-ambiental.
quiz acadêmico de geografia para avaliar seus conhecimentos sobre os recursos hídricos do Brasil e (principalmente) do estado do Rio Grande do Norte.
0
0
0
1
o Brasil detém quantos % da reservas de água doce do mundo, considerando que a América do Sul contém um total de 53% dos recursos hídricos do planeta?
10%
15%
12%
18%
2
qual é a bacia hidrográfica com maior volume de água doce do planeta?
bacia hidrográfica do rio da Prata
bacia hidrográfica do rio São Francisco
bacia hidrográfica do Tocantins Araguaia
bacia hidrográfica do rio Amazonas
3
qual a maior bacia hidrográfica do rio grande do norte?
bacia hidrográfica do rio Piranhas/Açu
bacia hidrográfica do rio Potengi
bacia hidrográfica do rio Pirangi
bacia hidrográfica do rio Ceará-Mirim
4
assinale a alternativa INCORRETA/FALSA.
Estamos produzindo esgoto e lixo que caem na água, tornando-a impossível de ser utilizada, tanto por seres humanos como pela plantas e demais animais. Então, o impacto sistêmico na natureza é muito negativo, porque interfere na cadeia alimentar de todos os seres vivos.
os grandes produtores rurais e industriais brasileiros não respeitam as leis vigentes no país, ao retirarem volumes importantes de água subterrânea e fluvial sem a devida compensação pública.
O tratamento do esgoto está sendo bem feito no Brasil. E nos muitos locais onde há tratamento, ele é completamente suficiente.
Para preservar o meio ambiente e a vida no planeta é fundamental, e até urgente, mudar o modelo econômico atual de produção e consumo, baseado na extração de recursos minerais e agricultura predatória.
5
Assinale a alternativa CORRETA/VERDADEIRA
o Brasil é o país com maior quantidade de recursos hídricos gerados por precipitações atmosféricas.
O país possui pequena disponibilidade de água potável, porém sua distribuição é bastante regular.
o grande investimento no tratamento de esgoto e o controle da poluição oriunda da indústria e agricultura são as principais contribuições à qualidade da água no Brasil.
as crises hídricas não afetam nem o meio ambiente e nem as populações mais vulneráveis, resultando na preservação e na conservação da biodiversidade; além de impactos positivos na oferta de trabalho e na estabilidade das populações humanas.