1
Pequi. Planta do bioma Cerrado que atrai polinizadores pela manhã e à noite. Seus frutos servem de alimento para uma série de animais que, por sua vez, talvez possam contribuir com a quebra de dormência e com a dispersão das sementes. Qual seu principal polinizador?
2
Hibisco Tropical. Flores com um tamanho aproximado de 7 a 15 cm de diâmetro, que podem ser encontradas nas cores: vermelha, amarela, rosa, multicolorido, etc.
Borboletas
Mariposas
3
Flor Papo-de-peru. As flores são axilares, solitárias, pendentes e enormes. Elas apresentam perianto delicado e membranáceo, de coloração vermelha-escura a amarronzada (cor de fígado) e um intrincado desenho branco. A parte interna do perianto é tubular, branco-esverdeado, como um “papo”. As flores do papo-de-peru têm aspecto e coloração estranhas, além disso exalam um odor fétido
Mariposa
4
Estima-se em cerca de 600 as espécies pertencentes à família e ao gênero Passiflora no mundo, sendo 150 nativas do Brasil, o principal centro de dispersão do vegetal e o que abriga a maior diversidade da planta. As flores de Passiflora despertam a atenção pela variação de tamanho e estrutura, pela multiplicidade de cores e pela forma de seus componentes florais, como os estames (órgãos reprodutores masculinos), que lembram pregos ou cravos, e os carpelos (estruturas que formam o gineceu, órgão feminino).
5
Flor Cadáver. As flores são verdadeiras obras-primas da natureza que fascinam não só os insetos e outros animais para a função de polinização, como também os seres humanos. A flor-cadáver é originária da Sumatra, na Indonésia, e é rara. A espécie está ameaçada de extinção em função dos desmatamentos das florestas tropicais. Apresentando centro amarelo com pétalas roxas, é uma das maiores espécies de flores do mundo, podendo chegar a medir quase 2,5 metros de altura. Quando ela desabrocha, na primeira noite, a planta tem a capacidade de aumentar a temperatura de sua parte amarela, chegando aos 36,6 graus Celsius, para ajudar na propagação do mau odor, segundo informações do setor de Ciências Biológicas da Universidade de Ohio.
Morcegos
Moscas
6
Beija- flores. O olfato dos beija-flores é pouco desenvolvido, mas, por outro lado, possuem quatro tipos de cones, um a mais que os humanos. Esse tipo extra de célula permite que eles enxerguem ondas ultravioleta. São atraídos principalmente por flores com cores intensas (vermelhas e amarelas, por exemplo).
Flor Bela-Emília
Flor Amélia