Quiz sudeste 2. Av1 geografia 3 trimestre.

Quiz sudeste 2. Av1 geografia 3 trimestre.

quiz sudeste 2, prova de geografia 3 trimestre

Imagem de perfil user: João Vitor Martins
João Vitor Martins
1

qual o fator sobre o desenvolvimento industrial do sudeste?

a região sudeste é a mais industrializada do país, sendo esse setor que mais contribuiu para seu crescimento economico e pra sua urbanização.
A mineração artesanal, especialmente de ouro e diamantes, foi o principal motor de crescimento econômico e urbanização do Sudeste ao longo do tempo.
O crescimento econômico e a urbanização do Sudeste são resultado principalmente da exploração madeireira e do comércio de especiarias.
A agricultura de subsistência foi o principal fator que impulsionou o desenvolvimento urbano e industrial da região Sudeste.
2

qual fator ajudou no crescimento industrial da região sudeste?

O desenvolvimento da economia cafeeira no Sudeste se deu principalmente graças ao investimento estrangeiro em maquinário avançado, sem grande dependência da mão de obra humana.
A mão de obra no Sudeste foi majoritariamente voluntária, composta por fazendeiros locais que optaram por trabalhar em suas próprias plantações de café.
A economia cafeeira no Sudeste foi caracterizada principalmente pelo uso exclusivo de mão de obra indígena, sem a participação de imigrantes.
a disponibilidade da mão de obra principalmente do trabalho imigrante. que caracterizou a economia cafeeira. Além de ser empregada em algumas das primeiras indústrias do país, essa mão de obra possibilitou a consolidação de relações de trabalho assalariadas.
3

qual fato sobre o desenvolvimento industrial do sudeste?

A infraestrutura de transporte no Sudeste foi voltada principalmente para o escoamento de minérios, com pouca influência sobre a economia cafeeira ou a industrialização.
a infraestrutura de transporte e a rede ferroviária, implatada para o escoamento da produção cafeeira, principalmente em São Paulo. As ferrovias articulavam o interior de São Paulo à capital paulista, e esta ao Rio de Janeiro. Essas condições foram fundamentais para a industrialização Brasileira a partir da década de 1930.
As condições que impulsionaram a industrialização do Brasil a partir da década de 1930 foram resultado do transporte marítimo eficiente, sem envolvimento da rede ferroviária no Sudeste.
A rede ferroviária no Sudeste foi desenvolvida principalmente para conectar áreas litorâneas com portos pesqueiros, sem grande impacto no interior paulista ou na capital.
4

qual fato sobre o desenvolvimento industrial do sudeste?

O crescimento do comércio, serviços e bancos no Sudeste foi provocado pela exploração de recursos florestais, o que transformou a economia local em um polo madeireiro.
A formação da classe média urbana no Sudeste ocorreu devido ao desenvolvimento da agricultura de subsistência, que dominou a economia regional e atraiu investimentos.
A concentração de capitais, oriundos principalmente a cafeicultura, que estimulou a ampliação do comércio, a oferta de serviços, o surgimento de bancos e a formação de uma classe média urbana.
A concentração de capitais no Sudeste foi impulsionada principalmente pela mineração de ouro, o que resultou no rápido desenvolvimento da classe rural e não urbana.
5

Qual o fator sobre o desenvolvimento industrial do sudeste?

A disponibilidade energética: A maior parte da energia consumida no Sudeste é produzida por usinas nucleares, que aproveitam os recursos minerais da região para gerar eletricidade.
A disponibilidade energética: a maior parte da energia consumida na região é produzida por usinas hidrelétricas. Elas são favorecidas pelos relevos acidentados e pela presença de caudelosos rios de planalto na região.
A disponibilidade energética: O Sudeste se destaca pela geração de energia solar em larga escala, graças à alta incidência de luz solar durante todo o ano.
A disponibilidade energética: A produção de energia no Sudeste é predominantemente eólica, com ventos fortes na região garantindo o abastecimento energético das grandes cidades.
6

qual o fato sobre o desenvolvimento industrial do sudeste?

A crise global iniciada em 1929, além de derrubar os preços de produtos agrícolas como o café, afetou a economia dos países exportadores de produtor manufaturados. A partir dessa mudança no contexto econômico, o estado Brasileiro passou a ter forte influência no processo de industrialização do país
A crise global de 1929 fortaleceu as exportações de café do Sudeste, gerando um aumento na demanda global e elevando os lucros dos produtores.
A crise global de 1929 teve um impacto positivo nas economias exportadoras de produtos manufaturados, resultando em um período de crescimento para o comércio internacional.
A crise global de 1929 impulsionou o aumento dos preços dos produtos agrícolas, como o café, favorecendo os países exportadores e estimulando a economia do Sudeste.
7

qual o fato sobre o desenvolvimento industrial do sudeste?

o governo Getúlio Vargas, os investimentos se concentraram exclusivamente na educação e saúde, com pouca ênfase no desenvolvimento de infraestrutura.
No governo Getúlio Vargas, o foco principal foi o desenvolvimento da agricultura de subsistência, com poucos investimentos em infraestrutura.
No governo Getúlio vargas, houve forte investimento na infraestrutura.
Durante o governo Getúlio Vargas, houve uma priorização da expansão da pesca, que se tornou a base da economia regional.
8

qual o fato sobre a industrialização do sudeste?

O crescimento industrial do Sudeste foi impulsionado principalmente pela produção de equipamentos agrícolas, sem a participação do setor automobilístico.
A industrialização do sudeste se firmou ainda mais com a implantação de empresas multinacionais, como as automobilísticas, que representaram um grande passo industrial do país, fazendo com que as exportações brasileiras deixassem de ser baseadas apenas em produtos primários.
A industrialização do Sudeste ocorreu com foco exclusivo na produção de bens primários, sem grande envolvimento no setor de manufaturas ou exportações de produtos industrializados.
A industrialização do Sudeste se consolidou principalmente com a criação de pequenas fábricas artesanais, sem a presença de grandes empresas multinacionais.
9

qual o fato sobre a industrialização do sudeste?

Durante o período de 1930 a 1970, a industrialização do Sudeste foi caracterizada pelo desenvolvimento de pequenas indústrias familiares, sem a presença de grandes complexos industriais.
O final da década de 1990 foi marcado por um grande crescimento da produção industrial no Sudeste, consolidando ainda mais a região como o principal polo industrial do país.
Entre as décadas de 1930-1970, a industrialização no Brasil se concentrou principalmente nas regiões Norte e Nordeste, com o Sudeste tendo pouca participação.
O primeiro período de industrialização nacional, entre as décadas de 1930-1970 é caracterizado pela intensa concentração industrial no sudeste. Entretando no final de 1990 observa-se uma queda na produção industrial do sudeste.
10

quais são os fatores principais sobre a *desconcentração industrial* do sudeste a partir da década de 1990?

As mudanças constitucionais de 1988 deram às empresas maior controle sobre as políticas fiscais, permitindo que elas definissem as taxas de impostos de acordo com suas necessidades.
Após as mudanças constitucionais de 1988, os estados e municípios do Sudeste optaram por reduzir drasticamente a cobrança de impostos sobre as empresas, incentivando uma competição harmônica entre as regiões.
As mudanças constitucionais de 1988 incentivaram a centralização dos impostos a nível federal, o que eliminou a necessidade de competição entre os estados e municípios pela atração de empresas.
As mudanças constitucionais de 1988 que deram aos estados e municípios maior autonomia na definição dos impostos cobrados às empresas causando a "guerra dos lugares", A maior presença de infraestruturas, e o alto custo das empresas da região
11

a destribuição de indústrias do sudeste, é igual ou desigual?

desigual, alguns estados são bem mais desenvolvidos que outros.
igual, os estados são quase todos desenvolvidos igualmente.
nem muito igual, nem muito desigual, tem estados pouco mais desenvolvidos que outros
12

qual o fato sobre as características gerais do sudeste?

as indústrias do sudeste além de terem destaque no país, são bem diversificadas.
as indústrias do sudeste mesmo tendo destaque no país, não são muito diversificadas.
as indústrias do sudeste não tem destaque no país, mas são bem diversificadas.
as indústrias do sudeste não tem destaque no país e não são tão bem diversificadas, mas vem evoluindo ao longo do tempo, principalmente após o governo Getúlio Vargas.
13

qual o fato sobre as características gerais do sudeste?

as grandes empresas multinacionais estão localizadas, instaladas e tem suas sedes em São Paulo.
as grandes empresas multinacionais tem suas sedes e são instaladas nas duas maiores regiões metropolitanas; interior de São Paulo e no Espírito Santo
as grandes empresas multinacionais são instaladas e tem suas sedes nas duas maiores regiões metropolitanas; Rio de Janeiro e São Paulo.
14

qual o fato sobre o sudeste?

As indústrias no Sudeste priorizaram a responsabilidade social e ambiental, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a diminuição das desigualdades sociais nas regiões metropolitanas.
O grande desenvolvimento industrial trouxe diversos benefícios, mas também malefícios como o crescimento desordenado de cidades (pelas empresas estarem localizadas nas maiores regiões metropolitanas) e a desigualdade social, e questões ambientais como poluição e desmatamento.
O desenvolvimento industrial no Sudeste resultou em um crescimento equilibrado das cidades, promovendo a igualdade social e a preservação ambiental em todas as regiões metropolitanas.
O grande avanço industrial levou à redução da poluição e ao aumento das áreas verdes nas cidades, resultando em um ambiente urbano saudável e sustentável.
15

Acerte o fato sobre a urbanização do sudeste. (duvido alguém acertar)

é a região mais urbanizada do Brasil, sendo Espírito Santo estado mais urbanizado.
é a segunda região mais urbanizada do Brasil, sendo Rio de Janeiro o estado mais urbanizado.
é a segunda região mais urbanizada do Brasil, sendo Espírito Santo o estado mais urbanizado.
é a região mais urbanizada do Brasil, sendo Minas gerais o estado mais urbanizado.
é a região mais urbanizada do Brasil, sendo São Paulo o estado mais urbanizado.
é a região mais urbanizada do Brasil, sendo Rio de Janeiro o estado mais urbanizado.
é a segunda região mais urbanizada do Brasil, sendo São Paulo o estado mais urbanizado.
é a segunda região mais urbanizada do Brasil, sendo Minas Gerais o estado mais urbanizado.
16

cite o fato sobre urbanização.

A urbanização é quando a população urbana cresce mais que a rural, caracterizando um deslocamento populacional chamado êxodo rural.
A urbanização é um processo onde a população rural cresce mais rapidamente que a urbana, resultando em um aumento das áreas agrícolas.
A urbanização é um fenômeno que se limita a áreas industriais, sem impacto nas áreas residenciais ou comerciais.
A urbanização no Sudeste é definida pela estabilidade da população urbana, sem grandes mudanças na dinâmica populacional das áreas rurais.
O êxodo rural é caracterizado pela migração de pessoas da cidade para o campo, buscando melhores condições de vida e trabalho.
O aumento da população urbana é frequentemente acompanhado por uma redução na oferta de serviços e infraestrutura nas cidades, resultando em um ambiente urbano menos funcional.
O crescimento populacional nas áreas urbanas não influencia o desenvolvimento econômico das cidades, que permanecem inalteradas.
17

cite o fato sobre a urbanização do sudeste.

a urbanização foi cedo e lenta. cedo pois alcançou grande crescimento em 1950.
a urbanização foi tardia e lenta. tardia pois alcançou grande crescimento só em 1950.
a urbanização foi tardia e rápida. tardia pois alcançou grande crescimento só em 1950.
a urbanização foi cedo e rápida. cedo pois alcançou grande crescimento em 1950.
18

o que foi a macrocefalia urbana?

macrocefalia urbana foi quando as cidades "incharam" pois a população das cidades cresceu mais rapidamente do que a infraestrutura (moradia), levando milhões de pessoas a marginalização socioeconômica.
A macrocefalia urbana é um fenômeno que ocorre quando a infraestrutura de uma cidade cresce mais rapidamente que a população, resultando em uma melhor qualidade de vida urbana.
Cidades com macrocefalia urbana são aquelas que apresentam uma distribuição equilibrada de serviços e habitação, sem desajustes entre população e infraestrutura.
A macrocefalia urbana refere-se ao crescimento das áreas rurais, onde a população se estabelece em novas comunidades agrícolas, reduzindo a urbanização.
As cidades do Sudeste apresentaram um crescimento equilibrado entre a população e a infraestrutura, evitando qualquer forma de marginalização socioeconômica.
A macrocefalia urbana é caracterizada pela diminuição da população nas áreas urbanas, com muitas pessoas se mudando para o campo em busca de melhores condições de vida.
O aumento da população urbana resultou em um investimento significativo em infraestrutura, levando a uma redução da marginalização socioeconômica nas cidades.
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.