Quiz sobre Verbos

Quiz sobre Verbos

Venha testar seus conhecimentos.

Imagem de perfil user: patrck avelino
patrck avelino
1

Leia o fragmento do poema ¨ Canção do vento e da minha vida¨, de Manuel Bandeira. O vento varria as folhas, O vento varria os frutos, O vento varria as flores... E a minha vida ficava Cada vez mais cheia De frutos, de flores, de folhas. O verbo ¨varrer¨ rege complementos. Qual alternativa mostra a presença ou a ausência desses complementos?

O termo ¨ vento¨ é sujeito do verbo ¨ varrer¨ que se liga diretamente aos seus complementos.
¨ Varrer¨ é um verbo transitivo indireto, o que pressupõe uma ação indireta do eu lírico sobre as coisas que o circundam.
O valor semântico de preposição ¨de¨ em ¨cheia de...¨ é de qualidade, caráter.
A função sintática dos complementos do verbo ¨varrer¨ é a objeto indireto.
2

Faça uma análise sintática da oração abaixo e assinale a(s) preposição(ões) correta(s). A ordem, meus amigos, é a base do governo.

¨ a base do governo¨ é predicativo do objeto.
¨ é¨ é o verbo transitivo direto.
¨A ordem¨ é o sujeito simples, ¨é a base do governo¨ é o predicado nominal e ¨A¨, ¨meus¨, ¨a¨, ¨do governo¨ são adjuntos adnominais.
A expressão ¨ meus amigos¨ é oposto.
3

Leia o texto. Concluiu - se a construção da casa nova. Julgo que não preio descrevê-la. As partes principais apareceram ou aparecerão; o resto é dispensável e apenas pode interessar aos arquitetos, homens que provavelmente não lerão isto. Ficou tudo confortável e bonito. No enxerto, observa-se diferentes tempos verbais. Justifique o emprego das formas do presente.

As formas verbais foram empregadas no tempo presente do modo indicativo para: fazerem referência ao momento em que o enunciador fala ou escreve.
As formas verbais foram empregadas no tempo presente do modo imperativo para: expressar ações que se exige do interlocutor, por meio de ordens, pedidos, sugestões ou conselhos.
As formas verbais foram empregadas no tempo presente do modo subjuntivo para: apresentar um fato, a ação, mas de maneira incerta, imprecisa, duvidosa ou eventual.
As formas verbais indicam quando ocorre a ação, estado ou fenômeno expressado.
4

Leia as afirmações a seguir. - O presente do indicativo expressa ação concomitante com o momento da fala. - O pretérito perfeito do indicativo expressa ação já concluída no passado em relação ao momento da fala. - O pretérito imperfeito do indicativo expressa ação concomitante a outra no passado. - O pretérito mais-que-perfeito do indicativo expressa ação anterior a outra no passado. Tendo esse conhecimento, preencha os parentes das frases a seguir usando o seguinte código: (1) se a forma verbal destacada corresponde a descrição. (2) se a forma verbal destacada não corresponde a descrição. ( ) Ele dera sua resposta antes que Alice tivesse chegado. ( ) Pudera ele viesse a ser um dos candidatos ao cargo. ( ) Estive na sua casa ontem bem cedo. ( ) Agora, o país vive uma crise sem precedentes. ( ) Se eu pudesse, eu me encontrava com você no parque. ( ) Ela falava de você quando chegamos.

1 1 1 1 2 1
2 1 2 2 1 2
1 2 1 1 2 1
1 2 1 2 1 1
5

Assinale a alternativa que mostre uma frase com o verbo conquistar no presente do indicativo.

Quando eu conquistar meu grande sonho serei feliz.
Você me conquistou com o seu amor.
Precisamos lutar para conquistar alguma coisa na vida.
Muitas conquistas virão esse ano.
6

Leia o excerto, observando as diferentes formas verbais. Chegou. Pôs a cuia no chão, escorou-a com pedras, matou a sede da família. Em seguida acocorou-se, remexeu o aió, tirou o fuzil, acendeu as raízes de macambira, soprou-as, inchando as bochechas cavadas. Uma labareda tremeu, elevou-se, tingiu-lhe o rosto queimado, a barba ruiva, os olhos azuis. Minutos depois o preá torcia-se e chiava no espeto de alecrim. Eram todos felizes. Sinha Vitória vestiria uma saia larga de ramagens. A cara murcha de sinha Vitória remoçaria (...). (...) A fazenda renasceria – e ele, Fabiano, seria o vaqueiro, para bem dizer seria dono daquele mundo. No primeiro parágrafo predomina o pretérito perfeito, justifique o emprego do imperfeito em "o preá torcia-se e chiava no espeto de alecrim".

Nesse caso, o efeito narrativo perfeito é dar vida à ação e apresentá-la conforme ela se desenrola.
As formas do pretérito imperfeito indicam ações pontuais, concluídas no passado; o imperfeito indica ação em decurso no passado. O efeito narrativo do perfeito, no caso, é atribuir vivacidade à ação, apresentando-a em seu desdobramento.
As formas do pretérito perfeito indicam ações pontuais, concluídas no passado; o imperfeito indica ação em decurso no passado. O efeito narrativo do imperfeito, no caso, é atribuir vivacidade à ação, apresentando-a em seu desdobramento.
7

Leia o excerto, observando as diferentes formas verbais. Chegou. Pôs a cuia no chão, escorou-a com pedras, matou a sede da família. Em seguida acocorou-se, remexeu o aió, tirou o fuzil, acendeu as raízes de macambira, soprou-as, inchando as bochechas cavadas. Uma labareda tremeu, elevou-se, tingiu-lhe o rosto queimado, a barba ruiva, os olhos azuis. Minutos depois o preá torcia-se e chiava no espeto de alecrim. Eram todos felizes. Sinha Vitória vestiria uma saia larga de ramagens. A cara murcha de sinha Vitória remoçaria (...). (...) A fazenda renasceria – e ele, Fabiano, seria o vaqueiro, para bem dizer seria dono daquele mundo. Explique o efeito de sentido produzido no excerto pelo emprego do futuro do pretérito.

O efeito de sentido do futuro do pretérito registra desejos, aspirações, fantasias da personagem sinalizando, portanto, discurso indireto livre.
O futuro do pretérito do indicativo Indicando um sentimento de ações posteriores ao momento sobre o qual se fala.
O pretérito mais-que-perfeito do indicativo é um tempo verbal empregado para indicar uma ação passada que ocorreu antes de outra.
8

Observando a frase a abaixo faz uma semana que você não troca de roupa. Substitua a expressão ¨uma semana¨ por ¨meses¨ e depois redija uma frase empregando o verbo haver flexionado no pretérito imperfeito do indicativo em um lugar de fazer

Você não troca de roupa há meses
Haverá anos que você não troca de roupa.
Houve meses que você não troca de roupa.
Havia meses que você não troca de roupa .
9
Observando o quadrinho:
Reescreva as falas do segundo quadrinho em discurso indireto, chamando as personagens de ¨ a mulher¨ e ¨ o marido¨.

Observando o quadrinho: Reescreva as falas do segundo quadrinho em discurso indireto, chamando as personagens de ¨ a mulher¨ e ¨ o marido¨.

A mulher perguntou ao marido se ele havia colocado a mesma roupa. O marido respondeu a mulher que à roupa estava limpa.
A mulher perguntou se ele havia colocado a mesma roupa. e ele respondeu para ela que à roupa estava limpa.
ela perguntou para o marido se havia ele colocado a mesma roupa. E o marido respondeu para ela que á roupa estava limpa.
10

Observe as frases abaixo: As vezes me vejo como gostaria que me vissem. As vezes me vejo como acho que me veem. Como as formas verbais ¨ gostaria¨ e ¨ acho¨ contribuem para mostrar o sentimento da pessoa em relação a sua beleza ?

A palavra ¨ veem¨ para indicar como as pessoas enxergam a beleza.
¨Gostaria¨ é usado para indicar que a pessoa se vê com uma aparência bela e que os outros a vislumbrassem assim. e ¨acho¨ tem o sentido que pressupõe uma aparência negativa e que os outros tenham também.
A palavra ¨ vejo¨ é usado para indicar que a pessoa se vê com uma aparência bela e que os outros a vislumbrassem assim.
¨Gostaria¨ ¨acho¨ tem o sentido que pressupõe uma aparência negativa e que os outros tenham também.. e ¨acho¨ é usado para indicar que a pessoa se vê com uma aparência bela e que os outros a vislumbrassem assim.
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.