Quiz sobre Tecido Nervoso da 122
Bora testar nossos conhecimentos para o fim do período?
0
0
0
1
Aproximadamente 10% do tecido nervoso são formados pelos neurônios, células especiais que possuem a capacidade de transmitir, de forma rápida e eficiente, sinais e estímulos recebidos de diversas partes do organismo. Essas sensações são transmitidas de um neurônio a outros através de um mecanismo conhecido como:
Pinocitose
Mitose
Sinapse
Coagulação
Osmose
2
As células nervosas apresentam especializações que as diferenciam das demais no organismo. Desta forma, a alternativa que apresenta as principais células que compõem o tecido nervoso é:
Mastócitos e Macrófagos
Neurônio e Gliócitos
Neutrófilo e Basófilo
Mitose e Meiose
Linfócito e Plasmócito
3
Os neurônios são células nervosas especializadas na condução de impulsos nervosos. Em relação à função desempenhada por estas células, elas podem ser classificadas em:
Neurônio motor, associativo, sensitivo
Neurônio associativo, motor, muscula
Neurônio sensitivo, visual, motor
Neurônio motor, sensitivo, central
Neurônio sensitivo, central, periférico
4
Com relação às células nervosas, é correto afirmar:
Nos vertebrados, além dos neurônios, o sistema nervoso é constituído por células glias, cuja função é dar sustentação aos neurônios.
Os dendritos são prolongamentos dos neurônios cuja função é transmitir para outras células os impulsos nervosos produzidos pelo corpo celular.
Os axônios são genericamente chamados de fibras celulares, cuja função é conectar os corpos celulares.
O impulso nervoso, ou sinapse nervosa, é transmitido de um neurônio para outro com o auxílio dos mediadores químicos.
5
O sistema nervoso possui três componentes básicos, encéfalo, medula e nervos. Estes últimos fazem a ligação das outras duas estruturas com as diversas partes do corpo. Se desfiarmos um desses nervos, veremos que são constituídos de estruturas cilíndricas muito finas denominadas axônios, prolongamentos dos neurônios. Os outros dois componentes estruturais dos neurônios são:
O corpo celular e os dendritos
Os dendritos e as células da glia
O corpo celular e as sinapses
Os dendritos e as sinapses
As sinapses e as células da glia
6
Bia Schau, em suas monitorias de Histologia, ensinou que o tecido nervoso é fundamental para o funcionamento do nosso corpo, pois, sem ele, não seríamos capazes de responder aos estímulos do meio, raciocinar e nem mesmo nos locomover. A respeito desse tecido, marque a alternativa INCORRETA:
O tecido nervoso recebe informações do meio e também as processa e gera respostas.
Dendrito é uma das partes do neurônio.
O tecido nervoso é formado por pouca substância intercelular.
O tecido nervoso é formado exclusivamente por neurônios, células responsáveis por transmitir os impulsos nervosos.
Os neurônios são células grandes que podem atingir diâmetros de até 150µm.
7
É possível observar, na região do axônio, uma membrana rica em lipídios que funciona como um isolante, tornando o impulso saltatório. Essa membrana, que é formada por prolongamentos de oligodendrócitos, recebe o nome de:
Bainha de Mielina
Dendritos
Gliose
Nódulos de Ranvier
Fibra Nervosa
8
A esclerose múltipla é uma doença causada pela perda da bainha de mielina (desmielinização) dos neurônios. Essa alteração dos neurônios tem como consequência:
A diminuição da velocidade de propagação dos impulsos nervosos nos neurônios afetados pela doença.
O aumento da produção de neurotransmissores para facilitar a condução do impulso nervoso nos nódulos de Ranvier.
A propagação do impulso nervoso nos dois sentidos da fibra nervosa, causando, assim, um colapso do sistema nervoso.
O aumento das expansões da membrana plasmática do axônio na tentativa de repor a bainha de mielina.
A diminuição do espaço entre os nódulos de Ranvier, dificultando a transmissão dos impulsos nervosos nesses neurônios.
9
Além de serem classificados de acordo com a sua forma, os neurônios são divididos de acordo com a função que realizam. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica o nome dado ao neurônio que conduz o impulso nervoso para glândulas e músculos.
Eferente
Sensitivo
Interneurônio
Aferente
10
Os neurônios podem ser classificados a partir de sua forma. Quando um neurônio é chamado de multipolar, quais características ele deve possuir?
Um neurônio multipolar possui mais de dois prolongamentos celulares.
Um neurônio multipolar possui vários núcleos e corpos celulares.
Um neurônio multipolar possui um dendrito e um axônio.
Um neurônio multipolar apresenta um prolongamento que sai do corpo celular e posteriormente se divide em vários.
11
Sobre os Neurônios, assinale a alternativa correta.
Apresentam corpo celular com núcleo esférico central e claro, nucléolo escuro, citoplasma basófilo. Do corpo celular partem os dendritos, prolongamentos que lembram galhos de árvore e o prolongamento único, chamado axônio.
Apresentam corpo celular com núcleo esférico periférico e claro, nucléolo escuro, citoplasma basófilo. Do corpo celular partem os dendritos, prolongamentos que lembram galhos de árvore e o prolongamento único, chamado axônio.
Apresentam corpo celular com núcleo esférico central e escuro, nucléolo claro, citoplasma basófilo. Do corpo celular partem os dendritos, prolongamentos que lembram galhos de árvore e o prolongamento único, chamado axônio.
Apresentam corpo celular com núcleo esférico central e claro, nucléolo escuro, citoplasma xerófilo. Do corpo celular partem os dendritos, prolongamentos que lembram galhos de árvore e o prolongamento único, chamado de Corpusculo de Nissl.
12
O que é a Polarização Dinâmica do Neurônio?
São os eventos que estabelecem a capacidade de o neurônio parar sua atividade quando necessário, podendo retornar quando preciso.
É somente a recepção do estímulo nervoso e consequentemente seu armazenamento no corpo celular.
Sequência de eventos, que consiste na recepção do estímulo nervoso por dendritos e, em seguida, o corpo celular gera um estímulo que é conduzido pelo axônio, até o telodendro desse axônio, o qual transmite o impulso, por meio de neurotransmissores, até outro axônio.
É a condição saltatória do impulso nervoso que se dá por meio do telodendro.
13
O Sistema Nervoso Central é composto por:
Substância Branca, formada por corpos celulares de neurônios e axônios amielínicos, e substância cinzenta, composta por células da glia e axônios mielínicos
Substância cinzenta, formada por corpos celulares de neurônios e axônios mielínicos, e substância branca, composta por células da glia e axônios amielínicos
Substância cinzenta, formada por corpos celulares de neurônios e axônios amielínicos, e substância branca, composta por células da glia e axônios mielínicos
Substância cinzenta, formada por células da glia de neurônios e axônios mielínicos, e substância branca, composta por corpos celulares e axônios mielínicos
14
Sobre o Tecido Nervoso assinale a alternativa correta:
O sistema nervoso central é composto por encéfalo e medula espinal, enquanto o sistema nervoso periférico é composto por nervos (axônios), somente.
O sistema nervoso central é composto por encéfalo e medula espinal, enquanto o sistema nervoso periférico é composto somente por gânglios nervosos.
O sistema nervoso central é composto somente pela medula espinal, enquanto o sistema nervoso periférico é composto por nervos (axônios) e gânglios nervosos.
O sistema nervoso central é composto por encéfalo e medula espinal, enquanto o sistema nervoso periférico é composto por nervos (axônios) e gânglios nervosos.
15
O axônio nasce no Soma, a partir de uma estrutura piramidal, denominada Cone de Emissão/ Cone de Implantação, que é uma área POBRE em RER e polirribossomos livres, logo, há uma escassez de:
Axônio
Bainha de Mielina
Neurofilamentos
Cospúsculo de Nissl
Nó de Ranvier
16
São filamentos presentes no citoplasma do corpo do neurônio. Esses filamentos se comportam como se estivessem sustentando todas as organelas presentes no Soma. Do que estamos falando?
Retículo Endoplasmático Rugoso
Neurofilamentos
Nós de Ranvier
Mitrocôndria
Dentritos