Quiz sobre Mitologia Egípcia -
Neste quiz você irá expandir seus conhecimentos sobre a mitologia egípcia.
0
0
0
1
Rá é o Deus do?
Rá Deus da Fertilização
Rá Deus da Morte
Rá Deus da Lua
Rá Deus da Energia Onisciente
Rá Deus do Sol
2
Bastet e Sekhmet são aspectos da mesma Deusa. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
Falso
3
Qual o nome do Deus egípcio do conhecimento?
Thoth
Sobek
Nekhbet
Amon-Rá
4
Na série "Cavaleiro da Lua" o protagonista e escolhido pelo konshu para servir a qual entidade?
Morte
Sol
Lua
Mares
5
Apófis é a personificação de quê?
Caos
Água
Céu
Sol
6
Quem é Neith?
Deusa da guerra e da caça
Deusa gata
Deusa abutre
Deusa escorpião
Deusa sapa
7
Para os egípcios, que deus foi responsável pela criação do deserto do Saara?
Set
Khnum
8
Qual deus pesa os corações no submundo?
Ptah
Bes
Anúbis
Osíris
Néftis
9
Os egípcios desenvolveram a prática de embalsamar o corpo humano porque:
Depois da morte a alma podia voltar ao corpo mumificado.
Os camponeses constituíam categoria social inferior.
Os seus deuses, sempre prontos para castigar os pecadores, desencadearam o dilúvio.
Construíram túmulos, em forma de pirâmides truncadas, erigidos para a eternidade.
Se opunham ao politeísmo dominante na época.
10
A religião do Antigo Egito caracterizava-se, entre outros aspectos, pela grande quantidade de deuses e pela forte crença na vida após a morte. Sobre essa religião, é correto afirmar:
Os cultos oficiais egípcios não tinham um caráter popular. As cerimônias eram realizadas em templos aos quais as pessoas comuns não tinham acesso. O povo preferia os rituais de adivinhação e cura, que respondiam aos problemas de sua vida cotidiana.
A grande quantidade de deuses representava a força dos cultos locais. Os egípcios tinham grande respeito pela diversidade religiosa e sempre procuravam preservar as diferenças entre os deuses de cada região do país, sem tentar unificá-los para todo o Egito.
O faraó Amenófis IV, no século XIV a. C. , realizou uma grande reforma religiosa, com o objetivo de unificar a religião egípcia em torno do culto de um único deus. Para isso, o faraó buscou o apoio dos sacerdotes do deus mais importante, Amon-Rá, de forma a impedir a adoração de outros deuses.
Os egípcios não possuíam uma religião de fundo moral. Por isso, para se alcançar a vida eterna, era suficiente realizar, da forma mais correta possível, os ritos de mumificação, que preparavam o corpo para a vida após a morte.
Uma característica importante da religião egípcia era o grande valor dado à observação dos astros e à astrologia. Os sacerdotes eram grandes especialistas em fazer previsões com base no movimento de estrelas e planetas.
11
Temido e odiado por muitos, este é um dos deuses mais curiosos da antiga mitologia egípcia. Inicialmente era tido como um deus violento, mas heroico, pois era guardião da barca solar, enfrentando a serpente Apófis todas as noites para garantir que o deus Sol renascesse a cada alvorada. Mais tarde recebeu como herança de seu bisavô os desertos e oásis que cercavam o Egito. Contudo, por inveja de seu irmão, que detinha a parte fértil do Egito, o matou, perdendo assim a imagem de bravura e passando a de assassino cruel. Era casado com sua irmã Néftis e não teve nenhum filho com ela. A qual dos seguintes deuses egípcios do Mito de Heliópolis a descrição acima corresponde?
Seth
Anúbis
Rá
Osíris
Hórus
12
“Para os egípcios, o outro mundo encerrava os mesmos prazeres desfrutados na terra – criados, caça, pesca, lazer em família, boa comida e músicas. Mas, para ter acesso a tudo isso, o morto precisava ser absolvido num julgamento final. ” Qual era o deus responsável pelo julgamento dos mortos na religião do antigo Egito?
Osíris
Aton
Set
Isis
Anúbis
13
Em relação à arte do Egito Antigo, assinale a alternativa correta.
Estava destinada à glorificação do faraó e à representação da vida de além-túmulo.
Visava à valorização individual do artista.
Manifestava as idéias estéticas com representações da natureza, evitando a representação da figura humana.
Era um arte abstrata de difícil interpretação.
14
Quem criou os deuses egípcios?
Os egípcios acreditavam que por intermédio de heka (o poder) havia surgido um morro no vazio do Universo, e nele habitava um deus chamado Atum.
Por intermédio divino de um ser desconhecido até seus conhecimentos eles acreditavam que eles vieram a mando de um ser maior que por fim nunca foi identificado, muitos dizem que Set seria o equivalente a "Jesus", representação, expansão do corpo do ser divino.