1
A industrialização brasileira ocorreu especialmente a partir da segunda metade do século XX por meio de ações efetivas do capital público e privado. O modelo industrial brasileiro é classificado corretamente como:
tardio
homogêneo
estatal
planificado.
2
Qual produção agrícola foi fundamental para gerar capitais para fomentar o processo de industrialização brasileiro?
Café
Cacau
Laranja
Soja
3
O processo de industrialização brasileiro iniciou-se de forma bastante concentrada. Essa concentração deu-se principalmente na região:
Sudeste
Sudeste
Norte
Centro-oeste
4
A ocorrência de diversos conflitos bélicos em nível mundial acelerou o processo de industrialização brasileiro. Desse modo, a industrialização inicial brasileira baseou-se na:
política de substituição das importações
produção de artigos de alta tecnologia
fabricação de armamentos militares
implantação de parques tecnológicos
5
A atuação do setor estatal no desenvolvimento da industrialização brasileira foi fundamental para a espacialização das indústrias no país. Um exemplo dessa ação é o:
crescimento da mão de obra estrangeira
aumento da utilização de energias verdes
fomento aos centros de pesquisa industrial
investimento em infraestruturas de transporte
6
A industrialização brasileira provocou profundas transformações socioespaciais na sociedade brasileira. Um fenômeno incentivado pela industrialização do país foi a:
diminuição da desigualdade social
saída da população do campo para a cidade
elevação da taxa de analfabetismo
retração dos índices de violência urbana
7
Assinale a alternativa que apresenta uma característica atual do parque industrial brasileiro:
Diminuta participação da indústria primária
Crescente dependência do mercado externo
Baixa carga tributária para os empregadores
Elevada diversificação do parque industrial
8
Indique corretamente uma consequência negativa da industrialização brasileira:
Geração de impostos diversificados.
Emissão de poluentes atmosféricos.
Exportação de bens manufaturados.
Empregabilidade da população local.
Diversificação da produção nacional.
9
Sobre as empresas multinacionais, também chamadas de transnacionais ou globais, podemos elencar as seguintes características, exceto:
Descentralização científica e administrativa
Descentralização industrial
Domínio de tecnologias avançadas
Procura por mão de obra barata
10
Assinale a alternativa incorreta, sobre a industrialização.
A Inglaterra é considerada uma das nações pioneiras no processo de industrialização
A industrialização se caracteriza pela produção em larga escala, localizada em estabelecimentos fabris, com uso de maquinaria e grande quantidade de mão-de obra, com o objetivo de atingir um mercado consumidor.
O conceito de industrialização implica uma série de elementos específicos, como: as descobertas científicas e seu emprego nas atividades produtivas; uma combinação entre as atividades de produção e de consumo; o mercado; o contrato; a moeda como instituições que norteiam a troca entre produtores e consumidores, etc.
Nunca houve na história um tipo de sociedade industrial que não fosse nomeada e produtivamente capitalista, ou seja, não há indústria em uma sociedade que não seja capitalista.
11
Sobre os processos de industrialização é correto afirmar que:
No final do século XIX ocorreu a chamada “Segunda Revolução Industrial”, com a diversificação do uso da energia elétrica, que permitiu o desenvolvimento do rádio e do telefone; assim como a invenção do motor à explosão, que permitiu o surgimento do automóvel e do avião.
No século XX ficou comprovada a tese de que, na divisão internacional do trabalho, alguns países com vocação agrária podiam se tornar economicamente desenvolvidos, sem que houvesse indústrias em seu território.
A chamada Revolução Industrial iniciou-se na Alemanha, graças às inovações produzidas nas universidades que aplicaram os conhecimentos em empresas públicas para atender à melhoria das condições de vida da classe trabalhadora.
A produção de bens no antigo Egito era realizada por artesãos que gozavam de boa reputação em toda a sociedade, sendo famosos e bem remunerados por isso.
12
Sobre as características da industrialização brasileira no período de 1956 a 1967, é correto afirmar que:
ocorreu a implantação de multinacionais do setor automobilístico, que se concentraram em São Paulo, principalmente ao longo do eixo da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, em direção a Ribeirão Preto.
se trata de uma fase marcada pela política de “substituição de importações”, uma vez que se deu um incremento da indústria nacional, pela abundância de mão de obra.
partiu do Estado Brasileiro, de caráter fortemente centralizador e nacionalista, a criação das condições para a nascente indústria têxtil que se instalava no país, por meio de diversos incentivos e isenções fiscais.
a instituição do Plano de Metas, que teve como principal finalidade incrementar a incipiente industrialização do Rio de Janeiro e de São Paulo, marcou politicamente esse momento do processo.
houve uma associação entre investimentos no setor estatal e a entrada de capital estrangeiro, que propiciaram a instalação de plantas produtoras de bens de capital.