1
A Francisco de Orellana credita-se o descobrimento do grande rio Amazonas, por ele navegado, desde a nascente, nos controfortes do s Andes, a sua foz, nos anos anos de 1540 e 1541. Orellana era um:
Comerciante português
Indígena brasileiro
Navegador espanhol
Pirata francês
2
A expansão do comércio da borracha e, consequentemente, o desenvolvimento do ciclo da borracha no Norte do Brasil, no século XIX, deve-se, em grande parte, a algumas descobertas científicas que otimizaram as propriedades dessas matéria-prima. A principal dessas descobertas foi:
O processo de adição de petróleo no Látex, desenvolvido pela empresa Standard Oil.
O processo de plasticidade amplificada, desenvolvido pelo brasileiro Oswaldo Cruz.
O processo de aperfeiçoamento genético da seringueira, desenvolvido por agrônomos americanos.
O processo de vulcanização, criado por Charles Goodyear.
3
А Ѕеrrа dоѕ Саrајáѕ еѕtá lосаlіzаdа аоndе?
Ѕul dе Веlém
Lеѕtе dо Асrе
Ѕul dе Тосаntіѕ
Nоrtе dо Аmаzоnаѕ
Ѕul dе Маtо Grоѕѕо
4
Cortando fronteiras com capital e tecnologia, as multinacionais otimizam mercados, recursos naturais e políticos em escala mundial. Uma nova forma de acumular lucros, uma nova divisão internacional do trabalho. A nova divisão internacional do trabalho apresentada no texto tem como causa a seguinte atuação das multinacionais:
implantação de filiais em países de mão de obra barata
exploração de novas fontes de energia
importação de matérias-primas do 3° mundo
aplicação de capitais em atividades agropastoris nos países periféricos
5
Em 2017, completam-se 72 anos da ruína de um pedaço de império no meio da floresta amazônica. Era uma área extensa, de aproximadamente 15 mil quilômetros quadrados no sudoeste do Pará, onde se construiu a Fordlândia. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
O projeto empreendido pelo empresário norte americano Henry Ford previa a construção de uma cidade para aproveitar o potencial do ciclo do látex e a instalação de uma montadora da Ford, em expansão mundial no período.
O projeto da Fordlândia foi desenvolvido em terras doadas pelo estado, em uma tentativa de incentivar a ocupação e o desenvolvimento da região.
O governo federal incluiu nas obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) a restauração da cidade, pois a considera um patrimônio histórico nacional, sendo, com isso, necessária sua restauração.
Atualmente, a Fordlândia está sob a administração política da cidade de Aveiro que, apesar de sofrer com a falta de recursos, mostra-se interessada em reconstruir a cidade para atrair mais visitantes.