1
A distribuição de expediente utilizado em suporte de papel, no âmbito da fiscalização é composta por:
Auto de contraordenação, auto de notícia, código da estrada, aviso de apreensão de documentos.
A distribuição de expediente utilizado em suporte de papel, no âmbito da fiscalização é composta por:
Autos de contraordenação, auto de apreensão/ guia de renovação de documentos, aviso de apresentação de documentos e auto de apreensão de veículo/guia de substituição de documentos.
Autos de contraordenação, auto de apreensão/ guia de renovação de documentos, aviso de apresentação de documentos e auto de apreensão de veículo/guia de substituição de documentos.
2
Quanto ao ambiente operacional o patrulhamento pode ser:
Citadino, aéreo e naval.
Terrestre, aquático e aéreo.
Terrestre, aéreo e naval.
Citadino, aéreo e aquático.
3
Antes de saírem para o serviço de patrulha, o militar mais antigo que faz parte da composição da mesma, levanta a guia de patrulha, na qual é mencionado pelo comandante do posto para além da composição da patrulha o seguinte:
O material a utilizar no serviço, hora da saída do quartel, hora a que deve recolher ao quartel.
O giro discriminado indicando o itinerário pelas localidades e pontos mais importantes que a patrulha tem de policiar, hora da saída do quartel e hora a que deve recolher ao quartel.
O material a utilizar no serviço, locais de pausa, hora a que deve recolher ao quartel.
O giro discriminado, indicando o itinerário pelas localidades e pontos mais importantes que a patrulha tem de policiar, locais de pausa, hora a que deve recolher ao quartel.
4
Quanto ao tipo, o patrulhamento pode ser:
Aéreo, genérico, específico, intensivo e geral.
Terrestre, aéreo genérico e específico.
Terreste, aéreo e específico.
Genérico e específico.
5
As viaturas da Guarda devem estar estacionadas com a frente para a faixa de rodagem, estando preparadas para iniciar o deslocamento a qualquer instante.
Falsa
Verdadeira
6
Quanto ao tipo de empenhamento o patrulhamento genérico classifica-se em:
Regular, ordinário e geral.
Regular, orgânico e geral.
Intensivo, orgânico e geral.
Intensivo, geral e ordinário.
7
Em caso de sinistro, o condutor do veículo deve adotar o seguinte procedimento:
Comunicar à sua Unidade a ocorrência, obter todos os dados dos veículos, bens e pessoas envolvidas no sinistro e solicitar a intervenção das autoridades quando um dos intervenientes se coloque em fuga.
Solicitar sempre a intervenção das autoridades.
Comunicar à sua Unidade a ocorrência e obter todos os dados dos veículos, bens e pessoas envolvidas no sinistro.
Solicitar sempre a intervenção das autoridades e comunicar à sua Unidade a ocorrência.
8
A anulação de autos de contraordenação, no âmbito da fiscalização rodoviária, é reconhecida, entre outras, nas seguintes situações:
Por ordem do comandante de Posto.
Por ordem do Comandante de Destacamento.
Por falecimento do arguido.
Por histórico de bom comportamento do condutor.
9
O giro é o processo natural pelo qual as patrulhas atingem de forma sistematizada e programada, todos os pontos da sua área de responsabilidade sendo que devem regressar sempre pelo mesmo caminho.
Verdadeira
Falsa
10
São exemplos de matrículas de um ligeiro de passageiros e mistos e um blindado da GNR:
Matrículas: GNRL-1960 e GNRB-0064.
Matrículas: GNRB-0064 e GNRJ-0044.
Matrículas: GNRM- 918 E GNRB-0064.
Matrículas: GNRE-0642 e GNRL-2282.
11
O transporte de pessoal militar ou civil da Guarda, está sujeito às regras definidas no Regulamento de Continências e Honras Militares.
Verdadeira
Falsa
12
No “Aviso para Apresentação de Documentos”, pode ser ordenada a apresentação de vários documentos, em simultâneo.
Verdadeira
Falsa
13
A definição da caracterização dos veículos, bem como das cores dos veículos descaracterizados, é regulamentada no Regulamento Geral de Serviço da GNR.
Falsa
Verdadeira
14
As ações de patrulhamento são desempenhadas por forças de dois ou mais elementos que se dominam patrulhas ou, em determinadas circunstâncias, por militares isolados.
Falsa
Verdadeira
15
Os condutores de veículos que transitem em missão de polícia, de prestação de socorro ou de urgente interesse público assinalando adequadamente a sua marcha podem, quando a sua missão o exigir, deixar de observar as regras e os sinais de trânsito, incluindo as ordens dos agentes reguladores do trânsito.
Verdadeira
Falsa
16
A Circulação em Marcha de Urgência, implica necessariamente a avaliação das seguintes variáveis:
As condições atmosféricas, o estado do piso, a velocidade de circulação, as condições atmosféricas, a hora e o estado do piso.
As condições atmosféricas, o estado do piso e a velocidade de circulação.
A avaliação da distância aos veículos da frente e em seu redor, o tipo de via, as características da viatura, a velocidade de circulação, a qualidade do piso e as condições atmosféricas.
As características da população, as horas, a velocidade e a qualidade do piso.
17
Quanto à forma, o patrulhamento pode ser efetuado a cavalo.
Falsa
Verdadeira
18
Autos Diretos são autos de contraordenação que são levantados no momento da prática da infração, procedendo-se em ato contínuo à notificação pessoal do infrator.
Verdadeira
Falsa
19
Segundo o patamar da utilização dos meios de sinalização em Marcha de Urgência, deve-se utilizar em primeiro as luzes rotativas superiores.
Verdadeira
Falsa
20
Quanto ao tipo, o patrulhamento classifica-se em patrulhamento aéreo, terreste ou aquático.
Falsa
Verdadeira
21
A circulação em Marcha de Urgência, dever fazer-se por local que garanta:
A máxima eficiência operacional, o menor risco para os restantes utentes da via e para os militares da Guarda.
A máxima eficiência operacional e o percurso mais curto.
A máxima eficiência operacional, o menor risco para os restantes utentes da via e maior visibilidade por parte da população.
O percurso mais curto e a maior visibilidade por parte da população.
22
São fatores a avaliar na circulação em marcha de urgência inerentes a situações em concreto a:
Ocorrência e natureza do bem jurídico em causa / grau de risco para terceiros / grau de risco para os militares / necessidade de abordagem de viaturas suspeitas em circulação.
Ocorrência e natureza do bem jurídico em causa / grau de risco para terceiros / capacidade de intervenção / necessidade de abordagem de viaturas suspeitas em circulação.
Ocorrência e natureza do bem jurídico em causa / grau de risco para terceiros / capacidade de intervenção / perigo de fuga.
Ocorrência e natureza do bem jurídico em causa / grau de risco para terceiros / grau de risco para os militares / perigo de fuga.
23
Em caso de emergência e ausência ou impedimento de condutores habilitados, podem igualmente conduzir veículos da Guarda os militares possuidores de carta de condução civil.
Falsa
Verdadeira
24
O princípio de circulação em Marcha de Urgência, deverá ser sempre o de utilizar os meios de sinalização necessários e suficientes para garantir uma circulação rápida em segurança.
Verdadeira
Falsa
25
A Circulação de veículos com matrícula civil afetos ao serviço da GNR, só é permitida no caso de veículos individuais de função, afetos à atividade operacional no âmbito da investigação criminal ou afetos a serviços:
Operacionais especiais.
De Proteção e natureza.
Remunerados.
De policiamento comunitário.
26
A patrulha ao iniciar o serviço para o qual se encontra devidamente nomeada, procede ao levantamento da Guia de Patrulha através do seu:
Comandante.
Comandante e do seu Imediato.
Comandante ou do seu imediato.
Imediato.
27
O militar da Guarda, independentemente da sua graduação, possui poder discricionário, podendo proceder ou não ao levantamento do auto de notícia.
Falsa
Verdadeira
28
O patrulhamento tem como principais objetivos a vigilância e a fiscalização, com uma finalidade essencialmente repressiva, visando a manutenção da tranquilidade pública e o respeito pelas leis, e constitui importante fonte de informação, elemento primordial na orientação da atividade de polícia.
Verdadeira
Falsa
29
O Guarda mais graduado ou antigo é o Imediato da Patrulha e é o primeiro responsável pelo cumprimento da missão atribuída e demais determinações.
Falsa
Verdadeira
30
A patrulha é uma força composta por um ou mais elementos, devidamente instruídos, uniformizados, equipados, armados e comandados, que executa ações de patrulhamento.
Verdadeira
Falsa
31
O Patrulhamento quanto à forma pode ser de local, de giro, misto ou de área.
Verdadeira
Falsa
32
Os principais objetivos do patrulhamento são a vigilância e a fiscalização.
Verdadeiro
Falso